Criação de Lotes Abertos para Vários Períodos

Você pode usar a funcionalidade de lote aberto para ler origens de dados baseadas em arquivos com vários períodos e importá-las para o PDV apropriado com base no nome do arquivo. Esse recurso permite automatizar o processo de carregamento de um grande número de arquivos. Os lotes abertos de vários períodos não podem conter jobs. Além disso, os lotes abertos de vários períodos podem ser agendados para execução periódica.

Arquivos para uma carga de vários períodos de lote aberto são armazenados no diretório inbox\batches\openbatchml.

Os nomes dos arquivos de lote de vários períodos são compostos pelos seguintes segmentos nesta ordem:

  • ID de Arquivo — Um campo de formato livre que pode ser usado para controlar a ordem da carga. Os arquivos em lote são carregados em ordem alfabética por nome de arquivo.

  • Local

  • Categoria

  • Período Inicial

  • Período Final

  • Método de Carregamento — Um item de dois caracteres (Caractere 1 = acréscimo ou substituição e caractere 2 = acréscimo ou substituição de destino). Os valores válidos são A e R.

Exemplos de lote aberto de um nome de arquivo de vários períodos:

a_Texas_Actual_ Jan-2004_ Jun-2004_RR.txt (Loc, Cat, Start Period, End Period)

e

b_TexasDR1_ Jan-2004_ Jun-2004_RR.txt (Data Rule, Start Period, End Period)

Para criar e processar um lote aberto:

  1. Na guia Configuração, em Lote, selecione Definição de Lote.
  2. Na área de resumo Definição de Lote, clique em Adicionar.

    Use os campos em branco de Nome e Aplicativo de Destino na grade de resumo Definição de Lote para informar um nome de lote ou aplicativo de destino no qual a busca será feita.

  3. Na seção Detalhes da Definição de Lote, selecione a guia Definição.
  4. Em Nome, especifique o nome da definição de lote.
  5. Em Aplicativo de Destino, selecione o nome do aplicativo de destino.
  6. Em Tipo, selecione Abrir Lote de Vários Períodos.
  7. Na lista suspensa Modo de Execução, selecione Em Série.

    O modo de execução em série processa arquivos sequencialmente, exigindo que um arquivo conclua seu processo para que seja possível iniciar o processo do arquivo seguinte.

  8. Em Abrir Diretório em Lote, especifique a pasta no subdiretório: inbox\batches\openbatchml onde os arquivos a serem importados serão copiados. Se esse campo ficar em branco ou for nulo, todos os arquivos em: inbox\batches\openbatchml serão processados.
  9. Em Separador do Nome de Arquivos para um tipo de lote aberto, selecione o caractere a ser usado ao separar os cinco segmentos de um nome de arquivo de lote.

    Opções:

    • ~

    • @

    • ;

    • _

  10. Selecione Criar Automaticamente a Regra de Dados para criar a regra de dados automaticamente para carregamentos de dados baseados em arquivo.

    Quando o Gerenciamento de Dados atribui o nome da regra de dados, ele verifica se existe uma regra de dados com o nome "Location_Category". Se o nome não existir, o Gerenciamento de Dados criará a regra de dados usando as seguintes convenções de nomeação de arquivo:

    • Nome da Regra — Location_Category

    • Descrição - "Regra de dados criada automaticamente"

    • Categoria — Categoria

    • Nome do Arquivo — Nulo

    • Modo — Substituir

    Para usar regras de dados predefinidas que carregam dados com base em categorias específicas, deixe este campo em branco.

  11. Opcional: No campo Descrição, insira uma descrição da definição de lote.
  12. Clique em Salvar.
  13. Prepare os arquivos da origem de dados baseada em arquivo copiando-os para inbox\batches\openbatch com um dos seguintes métodos:
    • Regra de Carregamento de Dados Predefinida — Para usar uma regra de carregamento de dados predefinida que carrega dados com base em categorias específicas, deixe o campo Criar Automaticamente a Regra de Dados em branco na tela Definição de Lote e crie a regra de carregamento de dados (consulte Definição de Regras de Carregamento de Dados para Extrair Dados).

      Se for necessário carregar para períodos não contíguos no lote aberto, crie a regra de dados em que os mapeamentos do período de origem estão definidos e use essa opção.

      Em seguida, crie o nome de arquivo de lote aberto usando o seguinte formato: FileID_RuleName_Period_LoadMethod. O id do arquivo é um campo sem formato que pode ser usado para controlar a ordem do carregamento. Os arquivos em lote são carregados em ordem alfabética por nome de arquivo.

      O método de carregamento é definido com o código de dois caracteres que identifica o método de carregamento em que o primeiro código representa o método de acréscimo ou de substituição da carga de origem, e o segundo caractere representa o método de acúmulo ou de substituição para o carregamento de destino.

      Para o método de carregamento de origem, os valores disponíveis são:

      • A — Anexar

      • R — Substituir

      Para o método de carregamento de destino, os valores disponíveis são:

      • A — Acumular

      • R — Substituir

      Exemplos de nome de arquivo de lote aberto são: a_Texas_Actual04_Jan-2004_RR.txt e b_Texas_Actual04_Jan-2004_RR.txt

    • Regra de Carregamento de Dados Criada Automaticamente — Para carregar dados para qualquer categoria de local e para que o Gerenciamento de Dados crie a regra de carregamento de dados automaticamente, crie o nome de arquivo de lote aberto usando o formato "FileID_Location_Category_Period_LoadMethod".

      Nesse caso, o Gerenciamento de Dados procura a regra de dados com o nome "Location_Category". Se ela não existir, o Gerenciamento de Dados criará a regra de dados automaticamente com o nome "Location_Category".

      A criação automática da regra de dados só é aplicável para carregamentos de período contíguo. Se for necessário carregar para períodos não contíguos, crie a regra de dados em que os mapeamentos de período de origem estão definidos.

  14. Opcional: aplique qualquer condição de agendamento ao arquivo de lote aberto.
  15. Na guia Workflow, em Outro, selecione Execução em Lote.
  16. Na área de resumo Execução em Lote, selecione o arquivo de lote aberto e clique em Executar.

    Depois que um lote aberto for processado, um diretório será criado e todos os arquivos dentro do diretório openbatch serão movidos para ele. É atribuído um ID de lote único ao novo diretório.

    Nota:

    O recurso Lote aberto está indisponível para o Account Reconciliation Manager.