Como Definir Detalhes da Dimensão de Aplicativo

Detalhes de dimensão são diferentes para cada tipo de aplicativo. Para os tipos de aplicativos selecionados, você pode classificar novamente as dimensões e alterar a classe da dimensão, conforme necessário.

Para definir detalhes de dimensão:

  1. Na guia Configuração, em Registro, selecione Aplicativo de Destino.
  2. Selecione a guia Detalhes da Dimensão.
  3. Selecione a Classe da Dimensão de Destino ou clique em A imagem mostra o botão Pesquisar para selecionar a Classe da Dimensão de Destino para cada dimensão que não esteja definida no aplicativo.

    A classe de dimensão é uma propriedade definida pelo tipo de dimensão. Por exemplo, se você tiver uma dimensão Período, a classe de dimensão também será "Período". Para aplicativos do Oracle Essbase, especifique a classe de dimensão apropriada para Conta, Cenário e Período. Para os aplicativos do Oracle Public Sector Planning and Budgeting, é preciso especificar a classe de dimensão para Funcionário, Posição, Código do Cargo, Item de Orçamento e Elemento.

    Para obter informações sobre as dimensões do aplicativo Financial Consolidation and Close, consulte Dimensões Suportadas do Financial Consolidation and Close.

  4. Opcional: clique em Atualizar Metadados para sincronizar os metadados do aplicativo com base no aplicativo de destino.
  5. Em Nome de Coluna da Tabela de Dados, especifique o nome da coluna na tabela intermediária (TDATASEG) onde o valor de dimensão é armazenado.

    Clique em A imagem mostra o botão Pesquisar para procurar e selecionar um nome de coluna da tabela de dados.

  6. Em Sequência, especifique a ordem na qual os mapas são processados.

    Por exemplo, quando a dimensão Conta está definida como 1, a dimensão Produto como 2 e a dimensão Entidade como 3, o Gerenciamento de Dados primeiro processar o mapeamento da dimensão Conta, seguida de Produto e depois de Entidade.

  7. Somente para aplicativos do Essbase e do Profitability and Cost Management : Selecione Criar Região de Drill.

    A seleção das dimensões para criar uma região de drill define a granularidade da região com drill. Por exemplo, se você só selecionar a dimensão do ano, poderá fazer drill em uma célula que pelo menos não tenha um valor nulo para ano.

    Ao selecionar uma dimensão em que deseja criar uma região de drill, você pode projetar a granularidade da região habilitada para drill. Por exemplo, se você só selecionar a dimensão do ano, poderá fazer drill em uma célula que pelo menos não tenha um valor nulo para ano.

    Selecione a opção Criar Região de Drill se desejar incluir a dimensão na definição de fatia de dados Região de Drill. Quando a dimensão é selecionada durante o processo de carregamento de dados, o sistema cria a fatia de dados incluindo a lista exclusiva de valores para cada uma das dimensões.

    Nota:

    A Região de Drill simplesmente define as células para as quais o ícone de drill é habilitado nos Formulários de Dados e no SmartView. É recomendável usar um conjunto mínimo de dimensões para definir a região do drill. Se um grande número de dimensões for incluído na região de drill, o tamanho da região do drill se tornará maior e consumirá recursos do sistema toda vez que um formulário for renderizado. Para aplicativos do Planning, use dimensões com um número pequeno de membros, como Cenário, Ano, Período, Versão para definir a região de drill. Para um aplicativo do Financial Consolidation and Close, use apenas a Origem de Dados para definir a região de drill.

    Se desejar definir uma região de drill mais granular com várias dimensões, use a página Região de Drill do Calculation Manager para editar a definição da região. Você pode usar funções de membro como iDescendants para definir a região em vez de membros individuais. É possível acessar a região de drill selecionando Navegar e, em seguida, Regras. Em seguida, clique em Propriedades do Banco de Dados e expanda o aplicativo e selecione o cubo. Clique com o botão direito do mouse e selecione Definição de Drill-Through. Edite apenas a definição de Região e não modifique o conteúdo do XML. Se você editar a região de drill manualmente, defina a opção Região de Drill para Não em Opções de Aplicativo.

  8. Clique em Salvar.

    O aplicativo de destino está pronto para uso com o Gerenciamento de Dados.

Dica:

Para editar os detalhes da dimensão, selecione o aplicativo de destino e edite os detalhes do aplicativo ou dimensão, conforme necessário. Para filtrar aplicativos na página Aplicativo de Destino, verifique se a linha do filtro está sendo exibida acima dos cabeçalhos da coluna. (Clique em Botão Consulta por Exemplo. para alternar a linha de filtro). Em seguida, informe o texto a ser filtrado.