Download de um Modelo do Excel (Modelo de Mapeamento)

No Mapeamento do Carregamento de Dados, com o recurso de importação, você poderá selecionar e importar um mapeamento do Excel e especificará se deseja mesclar ou substituir os mapeamentos. Os modelos de mapeamento do Excel com a formatação correta estão incluídos no diretório EPM_ORACLE_HOME/products/FinancialDataQuality/templates.

O modelo de mapeamento também inclui um script de macro que extrai as dimensões do Oracle Hyperion Financial Management diretamente do aplicativo de destino ao qual você está conectado.

É necessário fazer upload do modelo do Excel para o servidor do Gerenciamento de Dados e, em seguida, selecionar o arquivo do Excel como o arquivo a ser carregado na regra de carregamento de dados ou quando solicitado pelo sistema se o nome do arquivo for deixado em branco. O sistema determina se o arquivo que está sendo processado é um arquivo Excel e, em seguida, lê a formatação necessária para carregar o arquivo.

Ao trabalhar com um modelo de mapeamento no Excel:

  • Não deixe linhas em branco no modelo de mapa.

  • Você pode inserir linhas no modelo, mas deve manter novas linhas na área designada.

  • Cada modelo suporta uma única dimensão.

Para fazer download de um modelo do Excel:

  1. Na guia Workflow, em Carregamento de Dados, selecione Mapeamento do Carregamento de Dados.
  2. Selecione a guia Todos os Mapeamentos.
  3. Na lista suspensa Importar, selecione Fazer Download do Modelo do Excel.

    Um arquivo Maploader.xls é baixado. Copie ou salve o arquivo no disco rígido.

  4. Abra o arquivo Maploader.xls.
  5. Selecione a guia Mapear.
  6. Especifique o Local na célula B1, o ID do Local na célula B2 e selecione a dimensão na lista suspensa Dimensão na célula B3.
  7. Preencha os seguintes campos de coluna:
    1. Em Origem, informe o valor de dimensão de origem.

      Você pode especificar caracteres curinga e intervalos ao informar a dimensão de origem.

      • Caracteres curinga para caracteres ilimitados — Use asteriscos (*) para denotar caracteres ilimitados. Por exemplo, insira 548* ou *87.8.

      • Os caracteres curinga para espaços reservados de um único caractere — Use pontos de interrogação (?) para denotar espaços reservados de um única caractere. Por exemplo,

        • 548??98

        • ??82???

        • ??81*

      • Intervalo— Use vírgulas (,) para denotar intervalos (caracteres curinga não são permitidos). Por exemplo, especifique um intervalo como 10000,19999.

        (Esse intervalo avalia todos os valores de 10000 a 19999, inclusive os valores inicial e final.)

        Nesse caso, o Data Management considera todos os valores de 10000 a 19999 para incluir os valores inicial e final.

      • Mapa In — Usa vírgulas (,) para separar entradas (caracteres curinga não são permitidos). Você deve ter pelo menos três entradas ou o mapa será exibido como um mapa do tipo between. Por exemplo, especifique um mapa In como 10,20,30.

      • Mapa Multidimensional — Usa #MULTIDIM para indicar seu mapeamento multidimensional. Insira DIMENSION NAME=[VALUE] e o valor. O valor segue a lógica como caractere curinga, intervalo e mapa In. No exemplo a seguir, os critérios de pesquisa são todas as contas que começam com 77 e UD1 = 240. Por exemplo, #MULTIDIM ACCOUNT=[77*] AND UD1=[240].

    2. Em Descrição de Origem, informe uma descrição do valor de origem.
    3. Em Destino, informe o valor da dimensão de destino.
    4. Em Alterar Sinal, especifique Verdadeiro para alterar o sinal da dimensão Conta. Informe Falso para não inverter o sinal da dimensão Account. Essa definição só é usada ao mapear a dimensão Account.
    5. Em Nome da Regra de Dados, insira o nome da regra de dados quando o mapeamento for aplicável a um nome de regra de dados específico.

      Nota:

      Se você estiver adicionando um mapeamento Explícito, o nome da regra deverá ser igual ao valor de origem.

A imagem mostra o arquivo Maploader.xls.