Criação de Mapeamentos de Membros

Os mapeamentos de membro são usados para identificar como a dimensionalidade de origem é convertida na dimensionalidade de destino com base nos valores de origem. Os mapeamentos de membros são referenciados durante o carregamento de dados, permitindo que o Data Management determine como dimensionar os dados carregados no aplicativo de destino. Eles definem os relacionamentos entre os membros de origem e os da dimensão de destino em uma única dimensão. É preciso criar um mapeamento de membro para cada dimensão de destino.

Os cinco tipos de mapeamentos de membro:

  • Explicit — O valor de origem tem correspondência e é substituído pelo valor de destino.

  • Between — O intervalo de valores de origem é substituído por um único valor de destino.

  • In — Permite que uma lista de valores de origem não sequenciais seja mapeada para um valor de destino.

  • Multidimensional — Permite definir um mapeamento de membros com base em vários valores de coluna de origem.

  • Like — A string do valor de origem tem correspondência e é substituída pelo valor de destino.

A tabela a seguir é um exemplo de um mapeamento de membro, em que três membros de segmento, Cash-101, Cash-102 e Cash-103 mapeiam para um membro do EPM, Cash.

Tabela 4-11 Como membros de segmento são mapeados para membros do EPM

Membro de Chartfield/Segmento Membro do EPM
Caixa-101 Caixa
Caixa-102 Caixa
Caixa-103 Caixa
Despesa-1 Despesa
Despesa-2 Despesa

É possível usar caracteres especiais para os valores de origem. Consulte Uso de Caracteres Especiais na Expressão de Valor de Origem para Mapeamentos Like. e Uso de Caracteres Especiais na Expressão de Valor de Destino.

Nota:

Os valores de destino para mapeamento multidimensional devem ser um nome de membro explícito. Caracteres curinga ou caracteres especiais não são suportados

Para definir mapeamentos de membro:

  1. Na guia Workflow, em Carregamento de Dados, selecione Mapeamento do Carregamento de Dados.
  2. Em Mapeamento do Carregamento de Dados, selecione o Local.
  3. Selecione a Dimensão.
  4. Escolha o tipo de mapeamento, selecionando a guia Explicit, Between, Multi-Dimension ou Like.

    Opções de tipo:

    • Explicit — O valor de origem tem correspondência e é substituído pelo valor de destino. Por exemplo, o valor de origem "ABC" é substituído pelo valor de destino "123". Consulte Criação de Mapeamentos Usando o Método Explicit.

    • Between — O intervalo de valores de origem é substituído por um único valor de destino. Por exemplo, um intervalo de "001" a "010" é substituído por um valor: "999". Consulte Criação de Mapeamentos Usando o Método Between.

    • In — Os mapeamentos do tipo In permitem que uma lista de valores de origem não sequenciais seja mapeada para um valor de destino. Nesse caso, vários valores são mapeados para uma conta em um único valor, eliminando a necessidade de criar várias regras (conforme exigido por um mapa Explícito). Por exemplo, você pode mapear as contas de origem 1503, 1510 e 1515 para a conta de destino 15000010.

    • Multi-dimension — Para a combinação especificada de vários valores de origem, um valor de destino é atribuído.

      Por exemplo, para a combinação de valores de origem Entity-001, 002 Department-ABC, XYZ Account-1222, 1333, o valor de destino atribuído para Dimensão de Conta é 1200.

    • Like — A string do valor de origem tem correspondência e é substituída pelo valor de destino. Por exemplo, o valor de origem "Department" é substituído pelo valor de destino "Cost CenterA". Consulte Criação de Mapeamentos Usando o Método Like.

    Quando os valores de origem são processados para transformações, vários mapeamentos poderão ser aplicados a um valor de origem específico. A ordem de precedência é Explicit, In, Multi-Dimension, Between e Like. Nos tipos Between e Like, os mapeamentos podem se sobrepor.

    O nome da regra é usado para determinar a precedência em um tipo de mapeamento. As regras são processadas em ordem alfabética de nome de regra em um tipo de mapeamento. Os números também podem ser usados para ajudar na ordenação. Por exemplo, se a numeração for em dezenas ou centenas, você poderá inserir novas regras entre as existentes. Por exemplo, se as regras forem numeradas como 10, 20 e 30, adicione uma regra que comece com 25 para que não seja necessário renomear outras regras.

    Nota:

    Evite usar caracteres especiais em nomes ou espaços se você pretende usar scripts em lote. Alguns caracteres podem causar problemas quando executados de uma linha de comando.