Definição de Mapeamentos de Período

Nota:

A partir da atualização de setembro (23.09), as páginas da interface do usuário para Mapeamento de Período não estarão mais disponíveis no Data Management, mas estarão disponíveis na Integração de Dados. Agora a Integração de Dados está disponível no cartão do Data Exchange na página inicial no Processo de Negócios do Oracle Enterprise Performance Management Cloud. Os usuários poderão acessar os recursos de Mapeamento de Período na atualização atual do EPM Cloud na interface de usuário da Integração de Dados. Basta selecionarem o menu suspenso Ações e, em seguida, Mapeamento de Categoria. Para obter mais informações, consulte Gerenciamento do Mapeamento de Período em Administração da Integração de Dados para Oracle Enterprise Performance Management Cloud.

Você pode usar vários tipos de calendários (por exemplo, mensal, semanal ou diário) com base nos requisitos de negócios e estatutários. No aplicativo EPM Cloud, você também pode usar calendários diferentes, de acordo com os requisitos do seu aplicativo (por exemplo, níveis diferentes de períodos). Como o Gerenciamento de Dados extrai os dados do sistema de origem ERP para o aplicativo EPM de destino, ele estabelece o relacionamento de mapeamento definindo um mapeamento de período entre os períodos do sistema de origem e os períodos do aplicativo EPM Cloud de destino.

Antes de definir regras de dados, defina os mapeamentos do período. O mapeamento de períodos define o mapeamento entre os calendários do Enterprise Resource Planning (ERP) e os períodos ou ano do aplicativo do EPM. Você pode definir os mapeamentos de período de três maneiras:

  • Mapeamento Global — Defina um mapeamento global nos casos em que você não tem muitos aplicativos de destino obtendo dados de vários sistemas de origem com tipos diferentes de calendários de origem. Use um mapeamento global para garantir que vários períodos sejam acomodados no mapeamento individual. Como primeira etapa, defina um mapeamento global.

  • Mapeamento de Aplicativo -- Se tiver vários aplicativos de destino, com obtenção de dados de vários sistemas de origem com tipos de período complexos, você poderá criar mapeamentos de aplicativo, além de mapeamentos globais. Ao definir um mapeamento de aplicativo, você poderá modificar o Mês do Período de Destino de acordo com a necessidade.

  • Mapeamento de Origem — Especifica o mapeamento do período de origem para integrações baseadas no adaptador.

    Nota:

    Os mapeamentos de origem também são usados para configurar períodos de ajuste do Oracle General Ledger. Para obter mais informações, consulte Processamento de Períodos de Ajuste do Oracle General Ledger.

Mapeamento Global — Mapeamento do Período Mensal de Amostra

A tabela a seguir mostra como um calendário mensal de uma origem é mapeado para períodos mensais em um aplicativo de destino.

Nota:

Será necessário definir mapeamento global no nível mais granular. Por exemplo, se você tiver um calendário mensal e um calendário semanal, deverá definir o mapeamento global no nível mais baixo de granularidade. Nesse caso, as chaves de período estarão no nível de semana, e você mapeará semanas para meses. É possível criar mapeamentos de aplicativo para os períodos de nível mais alto.

Tabela 4-7 Mapeamento do Período Mensal de Amostra

Chave de Período Chave de Período Anterior Nome do Período Mês do Período de Destino Trimestre do Período de Destino Ano do Período de Destino Dia do Período de Destino Ano de Destino
1 de janeiro de 2010 1 de dezembro de 2009 1 de janeiro de 2010 Jan T1     FY10
1 de fevereiro de 2010 1 de janeiro de 2010 1 de fevereiro de 2010 Fev T1     FY10
1 de março de 2010 1 de fevereiro de 2010 1 de março de 2010 Mar T1     FY10
1 de abril de 2010 1 de março de 2010 1 de abril de 2010 Abr T2     FY10
1 de maio de 2010 1 de abril de 2010 1 de maio de 2010 Maio T2     FY10

Mapeamento Global — Mapeamento do Período Semanal de Amostra

A tabela a seguir mostra como um calendário semanal de um sistema de origem do Enterprise Resource Planning (ERP) mapeará para períodos mensais no aplicativo do EPM.

Tabela 4-8 Mapeamento do Período Semanal de Amostra

Chave de Período Chave de Período Anterior Nome do Período Mês do Período de Destino Trimestre do Período de Destino Ano do Período de Destino Dia do Período de Destino Ano de Destino
26 de janeiro de 2009 19 de janeiro de 2009 26 de janeiro de 2010 Jan T1     FY09
2 de fevereiro de 2009 26 de janeiro de 2009 2 de fevereiro de 2010 Fev T1     FY09
9 de fevereiro de 2009 2 de fevereiro de 2009 9 de fevereiro de 2010 Fev T1     FY09
16 de fevereiro de 2009 9 de fevereiro de 2009 16 de fevereiro de 2010 Fev T1     FY09

Mapeamento de Aplicativo — Fornecimento de Aplicativo de Destino de Amostra de uma Origem de Calendário Mensal

A tabela a seguir exibe uma amostra em que o aplicativo de destino está fornecendo um calendário mensal. Esse mapeamento será feito na guia Mapeamento de Aplicativo.

Tabela 4-9 Mapeamento de Aplicativo de Amostra -- Aplicativo de Destino 1 com uma Origem de Calendário Mensal

Chave de Período Mês do Período de Destino Trimestre do Período de Destino Ano do Período de Destino Dia do Período de Destino Ano de Destino
1 de janeiro de 2009 Jan T1     FY09
1 de fevereiro de 2009 Fev T1     FY09
1 de março de 2009 Mar T1     FY09

Mapeamento de Aplicativo — Fornecimento de Aplicativo de Destino de Amostra 2 de uma Origem de Calendário Semanal

A tabela a seguir exibe uma amostra em que o aplicativo de destino é derivado de um calendário semanal. Esse mapeamento será feito na guia Mapeamento de Aplicativo.

Tabela 4-10 Mapeamento de Aplicativo de Amostra — Aplicativo de Destino 2 com uma Origem de Calendário Semanal

Chave de Período Mês do Período de Destino Trimestre do Período de Destino Ano do Período de Destino Dia do Período de Destino Ano de Destino
26 de janeiro de 2009 Jan T1     FY09
2 de fevereiro de 2009 Fev T1     FY09
9 de fevereiro de 2009 Fev T1     FY09
16 de fevereiro de 2009 Fev T1     FY09

Nota:

Para evitar a contagem dupla em contas de Demonstrativo de Renda, assegure que não definiu um mapeamento em que o período de ajuste de um ano entra no período do próximo ano fiscal.