Sobre a Formatação Condicional

Use a formatação condicional para aplicar formatação específica às células em uma grade. Por exemplo, suponha que você defina "valor da célula atual = 0" e depois defina uma formato para alterar a cor da fonte da célula para azul se o critério for atendido. Se os dados retornados para a célula tiverem o valor 0, a cor da fonte será alterada para azul.

A formatação condicional tem precedência sobre todas as outras formatações e substitui as formatações definidas anteriormente em nível de grade, linha, coluna ou célula. Por exemplo, se você utilizar formatação condicional para alterar cores de células, mas ainda assim desejar manter um número específico de casas decimais aplicadas com a formatação normal, será preciso especificar ambos os formatos usando a formatação condicional.

Você pode aplicar formatação condicional para aprimorar seus relatórios. Por exemplo, é possível sublinhar todos os valores maiores do que 1000. Você também pode configurar formatações condicionais mais complexas. Por exemplo, se o tipo de conta for despesa e o valor da célula atual for maior do que 1000, você poderá aplicar negrito à célula. Além disso, se o valor da célula de um produto for menor do que 1000, você poderá definir a cor de fundo da célula como verde.

A maneira como você usa a formatação condicional pode afeta o desempenho, dependendo do tamanho do relatório. O desempenho também depende dos critérios usados e da frequência de utilização. Todos esses fatores combinados podem afetar o desempenho. Critérios como Valor de Dados, Nome do Membro e Alias/Descrição do Membro são mais rápidos porque fazem parte dos metadados ou da consulta de dados. As comparações dos Valores de Dados são as mais rápidas. Evite critérios como Geração, Nível, Tipo de Conta e Valor de Atributo sempre que possível, uma vez que o desempenho fica mais lento porque esses critérios não fazem parte dos metadados ou consulta de dados normais.