Definição de Conjuntos

Para definir um conjunto:

  1. Na faixa do Smart View, selecione Painel para abrir o Painel do Smart View.
  2. No Painel do Smart View, conecte-se a um cubo ou aplicativo do Oracle Essbase.
  3. No Painel de Ações, selecione Nova Planilha da Smart Query para exibir o Painel da Smart Query no lugar do Painel do Smart View.

    É possível selecionar na seta ao lado de Botão Início para retornar ao Painel do Smart View.

    As dimensões padrão para a conexão são exibidas no Painel da Smart Query e na planilha. A faixa da Smart Query é exibida.

  4. Opcional: Dimensões dinâmicas, arrastando-as de uma área do Painel da Smart Query para outra.
  5. Selecione o nome de uma dimensão em Linha, Coluna ou no Ponto de Vista para exibi-la em Conjuntos para..., onde você define o conjunto.

    Se a dimensão existir na Linha, Coluna ou Ponto de Vista, você também pode começar a digitar o nome da dimensão para selecioná-lo.

  6. Em Conjuntos para ..., clique na seta ao lado do nome da dimensão e escolha Selecionar Membros de Base.

    Para dimensões de PDV, os membros especificados nesta etapa estão disponíveis para seleção nos menus suspensos da seção Ponto de Vista. Você também pode inserir esses nomes diretamente.

  7. No menu pop-up, selecione um nível de membro a ser incluído no conjunto ou selecione Outro para abrir o Seletor de Membros, no qual você pode selecionar membros específicos.
  8. Clique na seta ao lado do nome da dimensão e selecione Adicionar Membros Personalizados (não disponível para dimensões de Ponto de Vista).
  9. Selecione entre os valores especificados para o conjunto.

    Nota:

    Ao trabalhar com nomes de membros muito longos no Essbase, o Smart Query tenta verificar se o nome funciona com o Essbase. Durante o processo de verificação, um número (por exemplo, (1), (2), etc.) é anexado ao nome longo do membro, significando o número de tentativas de verificação, até dez tentativas. Com cada tentativa de verificação, o número é incrementado em um. Depois de as dez tentativas terem sido concluídas, o Smart Query continua com a última tentativa (9), portanto, você pode esperar para ver (9) anexado ao nome do membro.

    Opcional: Selecione Outros para definir membros com expressões MDX (consulte a documentação do Essbase) na Expressão de Membro Personalizado.

    Consultas MDX devem ter pelo menos três caracteres para acomodar a expressão de membro mais simples; por exemplo, dois operandos e um operador. O botão OK será ativado somente após a expressão inserido ter sido validada.

    As consultas recebem nomes padrão, mas se você optar por renomear uma consulta MDX, não use os caracteres a seguir:

    • Colchetes ([ ])

    • Aspas duplas (" ") ou sua representação codificada em XML (""", """, """, """, """)

    • Aspas simples (') ou sua representação codificada em XML ("'","'","'","'","'")

  10. Opcional: para permitir membros duplicados neste conjunto, clique na seta ao lado do nome do conjunto e selecione Permitir Duplicatas no Conjunto (não disponível para as dimensões Ponto de Vista).

    Essa configuração se aplica apenas ao conjunto para o qual ela está selecionada. Quando houver vários conjuntos no Smart Query, os membros serão exibidos na grade para todos os conjuntos nos quais estão selecionados, mesmo se Permitir Duplicatas no Conjunto estiver not selecionado. Por exemplo, se Jan, Fev e Mar estiverem selecionados para um conjunto e membros de Nível 0 do Ano estiverem selecionados em outro conjunto da mesma consulta, Jan Fev e Mar aparecerão duas vezes na grade, pois são membros de ambos os conjuntos.

  11. Opcional: para renomear o conjunto, clique na seta próxima ao nome do conjunto e selecione Renomear.
  12. Para salvar um conjunto, clique na seta próxima ao nome do conjunto e, em seguida, selecione Repositório e Salvar Conjunto.
  13. Em Item do Repositório, insira um nome e uma descrição para o conjunto de membros e clique em OK.
  14. Opcional: para adicionar outros conjuntos de membros para esta dimensão, clique na seta ao lado de um nome de conjunto e selecione Adicionar Novo Conjunto e repita o procedimento.
  15. Selecione outras dimensões no Painel da Smart Query e repita o procedimento conforme o necessário para adicionar membros para outras dimensões.