Sobre Doclets e Variáveis

Os pacotes de relatórios são compostos por subcomponentes denominados doclets, doclets de referência,arquivos de referência e doclets suplementares. Além disso, as variáveis podem ser originadas de doclets e arquivos de referência.

  • Doclets

    Os Doclets (às vezes denominados doclets regulares) têm o conteúdo necessário para o relatório que está sendo criado com um pacote de relatórios do Narrative Reporting. Um pacote de relatórios pode consistir em um ou mais doclets. Os pacotes de relatórios baseados no Word contêm doclets baseados no Word; os pacotes de relatórios baseados no PowerPoint contêm doclets baseados no PowerPoint. Pacotes de relatórios baseados em PDF contêm doclets baseados em Word e Excel, com arquivos PDF. No entanto, somente doclets do Word e Excel podem ser criados.

    Documentos do Word e do PowerPoint armazenados em pastas na biblioteca do Narrative Reporting podem ser adicionados a pacotes de relatórios como doclets regulares vinculados. Um doclet regular vinculado mantém um link persistente para o documento da biblioteca de origem. Quando o documento da biblioteca é atualizado, o Narrative Reporting atualiza automaticamente todos os doclets vinculados ao documento da biblioteca. O Narrative Reporting continua a atualizar o arquivo do doclet até que o link do doclet seja desativado.

    Os doclets participam integralmente do workflow de pacote de relatórios, incluindo todas as fases de autoria, além das fases de revisão, liberação e publicação do relatório.

  • Doclets de referência

    Os doclets de referência podem ser usados como contêineres para armazenar conteúdo, como intervalos nomeados de um arquivo do Excel, ou gráficos criados no Reports, que são consumidos por um ou mais doclets em um pacote de relatórios.

    Os doclets de referência baseados no Excel são arquivos do Excel que funcionam como arquivos de suporte com conteúdo, tais como grades ou formulários do Oracle Smart View for Office ou conteúdo estático do Excel, que você pode registrar e incorporar diretamente em doclets baseados no Word. Você especifica o conteúdo incorporável usando o Gerenciador de Nomes do Excel e registra os intervalos nomeados no Smart View.

    Os doclets de referência baseados no Reports consistem em tabelas e gráficos criados e registrados como conteúdo disponível na interface da Web do Narrative Reporting.

    Você poderá, então, incorporar conteúdo dos dois tipos de doclet de referência diretamente em doclets baseados no Word. Com a utilização do processo de incorporação, o layout e o formato do conteúdo são mantidos no doclet de destino da mesma forma que no doclet de referência de origem.

    Tanto os doclets de referência baseados no Excel quanto os baseados no Reports podem ser incluídos em pacotes de relatórios baseados no Word. O conteúdo incorporado será mesclado no relatório combinado e poderá conter comentários durante a fase de revisão.

    No Smart View, os doclets de referência baseados no Excel suportam os recursos de workflow e de gerenciamento de conteúdo da fase de criação, da seguinte forma:

    • Os doclets de referência podem ter check-out, podem ser modificados, transferidos por upload, enviados para aprovação e também aprovados ou rejeitados.

    • Os doclets baseados no Work que têm conteúdo embutido podem ter check-out, podem ser modificados, transferidos por upload, enviados para aprovação e também aprovados ou rejeitados.

    • O conteúdo incorporado pode ser sincronizado com atualizações feitas nos intervalos nomeados no doclet de referência.

    • O conteúdo incorporado pode ser atualizado.

    O workflow de doclets de referência baseados no Reports é mantido na interface da Web do Narrative Reporting; no entanto, esses recursos de workflow e gerenciamento de conteúdo da fase do autor são suportados no Smart View da seguinte maneira:

    • Os doclets baseados no Work que têm conteúdo embutido podem ter check-out, podem ser modificados, transferidos por upload, enviados para aprovação e também aprovados ou rejeitados.

    • O conteúdo incorporado pode ser sincronizado com atualizações feitas nos intervalos nomeados no doclet de referência.

    • O conteúdo incorporado pode ser atualizado.

    Observe que os doclets de referência propriamente ditos não estarão disponíveis para serem comentados na fase de revisão ou de liberação; no entanto, em um doclet, você pode comentar o conteúdo incorporado proveniente de doclets de referência, e o conteúdo incorporado fará parte do relatório final publicado.

  • Arquivos de referência

    As arquivos de referência são pastas de trabalho do Excel que incluem o conteúdo do relatório o qual você pode importar para um doclet do Word. O arquivo de referência não é listado como parte do pacote de relatórios como os doclets, os doclets de referência e os doclets suplementares são. Em vez disso, quando você incorpora o conteúdo de um arquivo de referência em um doclet do Word, esse arquivo de referência torna-se parte das propriedades do doclet. Quando você faz check-out do doclet do Word de destino, o Narrative Reporting rastreia quaisquer alterações que são feitas no arquivo de referência. Você pode, então, atualizar o conteúdo que incorporou ao doclet do Word de destino.

    Observe que os doclets de referência propriamente ditos não estarão disponíveis para serem comentados na fase de revisão ou de liberação; no entanto, em um doclet do Word, você pode comentar o conteúdo incorporado proveniente de doclets de referência, e o conteúdo incorporado fará parte do relatório final publicado.

  • Doclets suplementares

    Os doclets suplementares são documentos que ajudam no desenvolvimento do relatório geral, tais como arquivos de origem e de suporte. Os doclets suplementares podem ter tipos de arquivo do Office, como Excel, Word ou PowerPoint, ou podem ter tipos de arquivo não baseados no Office, como PDF, TXT ou ZIP. O conteúdo dos doclets suplementares não é mesclado no relatório combinado.

    É possível incluir doclets suplementares de qualquer tipo de arquivo em pacotes de relatórios baseados no Word e no PowerPoint. Por exemplo, é possível incluir doclets suplementares baseados no Word em pacotes de relatórios baseados no Word ou no PowerPoint.

    No Smart View, os doclets suplementares suportam os recursos de workflow e de gerenciamento de conteúdo da fase de criação, da seguinte forma:

    • Os doclets suplementares baseados no Office podem ter check-out, podem ser modificados, transferidos por upload, enviados para aprovação e também aprovados ou rejeitados.

    • Para doclets suplementares com tipos de arquivo não baseados no Office, o Smart View permite que os autores designados tenham acesso fácil para exibir e fazer o download de arquivos. No entanto, quaisquer outras interações com os arquivos, como check-out, upload e check-in,devem ser realizadas por meio da interface da Web do Narrative Reporting.

    Observe que os doclets suplementares de qualquer tipo de arquivo não estão disponíveis para serem comentados na fase de revisão ou de liberação e não fazem parte do relatório final publicado.

  • Variáveis

    As variáveis do Pacote de Relatórios fornecem uma manutenção centralizada de texto comum, números, datas e dados que são exibidos em doclets por meio de um pacote de relatórios. As variáveis também podem ser usadas para fazer referência a conteúdo entre doclets, como inserir dados do Excel de um doclet de referência em um doclet do Word.

    Há dois tipos de variáveis disponíveis:

    • As variáveis estáticas usam uma entrada estática definida pelo usuário, como rótulos de datas ou um valor definido, que pode ser utilizada em todo o pacote de relatórios. Essas variáveis estáticas podem ser facilmente atualizadas, e todas as instâncias do doclet do valor da variável refletem a alteração. As variáveis estáticas ajudam a manter centralmente dados, números e texto comuns no conteúdo de documento do Pacote de Relatórios.

    • As variáveis de referência são criadas fazendo referência a outro doclet dentro do pacote de relatórios como a origem e selecionando o valor da variável, como um texto em um parágrafo do Word ou um valor de uma célula do Excel. Se o documento de origem for atualizado em seguida, essas alterações serão atualizadas automaticamente nas instâncias inseridas da variável no pacote de relatórios. As variáveis de referência podem ser usadas para inserir valores de células do Excel em um parágrafo de um doclet do Word ou para criar fórmulas do Excel a fim de implementar regras de cross-footing para melhorar a exatidão dos dados ou para criar palavras direcionais da narrativa do relatório, como "um aumento" ou "uma redução".