Criação e Edição de Conexões de Origem de Dados

Na Web do Narrative Reporting, os administradores definem origens de dados para todas as consultas de dados em todos os doclets baseados em Excel e doclets de referência que serão usados com atualização iniciada por servidor.

O Oracle Smart View for Office localiza os URLs usados para cada consulta de dados em cada planilha que os usuários selecionaram da atualização do servidor, e mapeia os URLs para as origens de dados correspondentes definidas na pasta Origens de Dados do Narrative Reporting. Se as origens de dados não estiverem definidas na web do Narrative Reporting, o conteúdo no Smart View será ignorado (não atualizado)

Para criar uma conexão de origem de dados no Narrative Reporting:
  1. Na pasta Origens de Dados na Biblioteca, clique em adicionar e selecione Origem de Dados.
  2. Em Nome da Origem de Dados, informe um identificador descritivo para a origem de dados, tal como uma combinação do produto de origem, servidor e aplicativo ou banco de dados.
  3. Em Tipo, selecione o tipo de origem de dados.

    Atualmente, apenas a origem "Oracle Enterprise Performance Management Cloud" é suportada, a qual inclui estes processos de negócios:

    • Planning

    • Financial Consolidation and Close

    • Tax Reporting

  4. Em Nome do Servidor, informe apenas o nome do servidor da origem de dados incluindo o protocolo HTTPS.

    Por exemplo, para o Planning, se o URL da origem de dados for:

    https://<servername>/HyperionPlanning

    O nome do servidor será:

    <servername>

  5. Em Domínio de Identidade, informe o domínio de identidade do ambiente de origem de dados.
  6. Informe o ID do usuário e a senha do administrador.

    Nota:

    É necessário fazer log-in no Narrative Reporting com as credenciais de administrador da origem de dados para a qual deseja criar uma conexão. Por exemplo, se o administrador dos Módulos de Planejamento for PlanAdmin, será necessário fazer log-in no Narrative Reporting com as credenciais de PlanAdmin para criar uma conexão de origem de dados com a origem de dados dos Módulos de Planejamento. Informe as credenciais de ID do Usuário e Senha usadas para autenticação nativa na origem. O Single Sign-On com tecnologias de Asserção de Identidade não é suportado.

  7. Clique em Testar Conexão.
  8. Após uma conexão bem-sucedida, será possível procurar e selecionar o aplicativo e o cubo, selecionando ícone procurar para nome do aplicativo e nome de cubo.

    Depois de selecionar um cubo, clique em ícone de dimensão para visualizar a lista de dimensões.

  9. Opcional: Para editar uma conexão de origem de dados, selecione a conexão e selecione Editar no menu Ações. Ao editar uma conexão, você pode alterar o nome da conexão, do servidor, do aplicativo e do cubo.

    Nota:

    • Você não precisa especificar o protocolo do servidor da origem de dados (por exemplo, https://) no campo Nome do Servidor.

    • A alteração do nome da conexão não afeta quaisquer objetos de relatório que utilizam a conexão.

    • A alteração dos nomes de servidor, de aplicativo ou de cubo faz com que os objetos de relatório que usam a conexão apontem para o novo destino.

    • Por questão de segurança, você deve informar novamente as credenciais de administrador ao editar uma origem de dados.