Resolução do erro EPMAT-7: Unable to Connect, Unsupported Protocol: https

O erro Unsupported protocol: https ou o seguinte rastreamento de erro pode ser exibido ao tentar estabelecer uma sessão do EPM Automate a um ambiente Oracle Enterprise Performance Management Cloud nas situações a seguir:

HttpConnection - Releasing connection back to connection manager.
Received fatal alert: handshake_failure Root Exception is : javax.net.ssl.SSLHandshakeException: Received fatal alert: handshake_failure
  at com.ibm.jsse2.o.a(o.java:15)
  at com.ibm.jsse2.o.a(o.java:11)
  at com.ibm.jsse2.SSLSocketImpl.b(SSLSocketImpl.java:252)
  at com.ibm.jsse2.SSLSocketImpl.a(SSLSocketImpl.java:392)
  at com.ibm.jsse2.SSLSocketImpl.h(SSLSocketImpl.java:496)
  at com.ibm.jsse2.SSLSocketImpl.a(SSLSocketImpl.java:333)
  at com.ibm.jsse2.k.write(k.java:21)
  at java.io.BufferedOutputStream.flushBuffer(BufferedOutputStream.java:76)
  at java.io.BufferedOutputStream.flush(BufferedOutputStream.java:134)
  at org.apache.commons.httpclient.HttpConnection.flushRequestOutputStream(HttpConnection.java:828)
  at org.apache.commons.httpclient.HttpMethodBase.writeRequest(HttpMethodBase.java:2116)
  at org.apache.commons.httpclient.HttpMethodBase.execute(HttpMethodBase.java:1096)
  -----
2019/06/11 12:24:52:385 EDT [DEBUG] HttpConnection - Releasing connection back to connection manager.
EPMAT-7:Unable to connect to https://example.oraclecloud.com, Unsupported protocol: https
  1. O Transport Layer Security (TLS) 1.2 não está habilitado no computador cliente a partir do qual o EPM Automate é chamado. Para garantir o mais alto nível de autenticação e segurança de criptografia de dados, o EPM Automate oferece suporte apenas para o TLS 1.2. Não há suporte para o TLS 1.0 e 1.1.

    Se o TLS 1.2 não estiver habilitado, o que causa esse rerro, é necessário habilitá-lo. Os procedimentos para habilitar o TLS 1.2 variam em função do sistema operacional. Use essas fontes de informação; pode haver recursos semelhantes da Web disponíveis para outros sistemas operacionais com suporte:

  2. O certificado SSL do servidor proxy não está instalado no JRE usado pelo EPM Automate.

    No Windows, se esse erro for causado pela indisponibilidade do certificado necessário no armazenamento usado pelo EPM Automate (C:\Oracle\EPM Automate\jre1.8.0_111\lib\security\cacerts), você deve instalá-lo para proteger a comunicação entre o EPM Automate e o servidor proxy que você usa para as comunicações pela Internet.

    Entre em contato com o Administrador de TI da sua rede Windows para identificar o certificado necessário. Normalmente, esse certificado está disponível no seu computador; você precisa importá-lo no repositório de certificados usado pelo EPM Automate.

    Para instalar o certificado SSL do servidor proxy no JRE do EPM Automate:

    1. Crie uma cópia de backup do repositório de certificados do EPM Automate (normalmente, C:\Oracle\EPM Automate\jre1.8.0_111\lib\security\cacerts).
    2. Em Configurações do Windows, procure e abra Opções da Internet.

      Propriedades da Internet é exibida.

    3. Em Conteúdo, clique em Certificados.
    4. Em Certificados, abra Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis.
    5. Selecione a autoridade que emite o certificado do proxy e exporte-o. Será solicitado que você informe o nome e o local de um arquivo de exportação.
    6. Em uma janela do Prompt de Comando, navegue para C:\Oracle\EPM Automate\jre1.8.0_111\bin e execute a keytool.

      keytool -import -alias CA_NAME -keystore "C:\Oracle\EPM Automate\jre1.8.0_111\lib\security\cacerts" -file EXPORTED_FILE_NAME . Substituta CA_NAME pelo nome da autoridade de certificação e EXPORTED_FILE_NAME pelo local e pelo nome do arquivo de certificado exportado, como é mostrado no exemplo a seguir:

      keytool -import -alias "Certum CA" -keystore "C:\Oracle\EPM Automate\jre1.8.0_111\lib\security\cacerts" -file "C:\Oracle\EPM Automate\Certum_CA.cer"

    7. Quando a senha for solicitada, digite a senha keystore.

    Para obter informações detalhadas sobre como corrigir outros problemas relacionados a proxy, consulte Correção de problemas de proxy.

  3. O JRE 1.7 não está instalado no servidor a partir do qual o EPM Automateé chamado ou o JRE 1.7 não está incluído na variável de ambiente JAVA_HOME.

    Para obter detalhes sobre como resolver esse problema em servidores AIX, consulte Linux/UNIX/Mac OS X em "Instalação do EPM Automate" em Como Trabalhar com o EPM Automate para Oracle Enterprise Performance Management Cloud .