Identificação e Correção de Problemas

Use os procedimentos nesta seção para identificar e corrigir problemas que podem causar desempenho inaceitável de formulários do Planning.

  1. Revise o Relatório de Atividades, que contém informações sobre o impacto das regras de negócios no desempenho. Revise, especialmente, a seção Regras de Negócios Associadas a um Formulário Levam Mais de 3 Segundos do relatório para determinar se uma regra de negócios associada está prejudicando o desempenho. Use as instruções em Solução de Problemas de Desempenho e Erros de Regras de Negócios para otimizar as regras de negócios anexadas ao formulário.

    Assegure que a configuração de tempo limite do proxy da rede seja suficiente para atender aos requisitos de tempo de execução das regras de negócios. Se uma regra de negócios vinculada a um formulário levar mais de três minutos para ser executada e o tempo limite do proxy da rede estiver definido como no máximo três minutos, pode ser que o proxy execute a regra repetidamente. Para evitar esse problema, configure o tempo limite do proxy da rede para mais de três minutos.

  2. Se o desempenho não melhorar após a conclusão das etapas acima, revise o design do aplicativo, o número de células no formulário e o conteúdo dinâmico no formulário a fim de melhorar o desempenho.

    Além disso, garanta que a propriedade de armazenamento de dados do membro de todos os membros de Nível 0 que não usam uma fórmula de membro esteja definida como Never Share.

  3. Sempre elaborar um formulário simétrico (em vez de assimétrico). As consultas do Essbase podem ser simétricas ou assimétricas. As consultas simétricas são aquelas em que os membros consultados em linhas ou colunas têm layout de dimensões cruzadas. As consultas assimétricas são aquelas em que o layout de dimensões cruzadas dos membros que estão sendo consultados muda nas colunas ou nas linhas.

    Ao encontrar uma consulta assimétrica, o mecanismo de consulta híbrida do Essbase, que processa apenas grades simétricas, quebra-a automaticamente em várias grades simétricas. Essas grades simétricas são processadas uma a uma e depois retornadas no formulário assimétrico original, o que torna o processo menos eficiente.

  4. Se você receber a mensagem de erro Unable to load the data entry form as the number of data entry cells exceeded the threshold, consulte Resolução do Erro Unable to load the data entry form as the number of data entry cells exceeded the threshold para ver opções de como resolver o erro.

  5. Consulte Depuração de Problemas de Desempenho de Formulário do Financial Consolidation and Close em Ambientes do Essbase Híbrido para obter informações sobre depuração de problemas de desempenho de formulários do Financial Consolidation and Close.

  6. Se ainda assim o desempenho não melhorar, procure ajuda da Oracle.

    • Crie um envio para Fornecer Feedback e inclua capturas de tela do formulário à medida que você o executa em seu ambiente.

      Certifique-se de permitir que a Oracle acesse o snapshot de manutenção do ambiente consentindo ao aplicativo envio de snapshot. Consulte Criação de um Envio para Fornecer Feedback.

    • Crie uma solicitação de serviço técnico que identifique o número de referência de Fornecer Feedback. Consulte Envio de uma Solicitação de Serviço Técnico. A solicitação de serviço deve conter as seguintes informações adicionais:

      • Nome e caminho do formulário, todos os PDVs e todas as variáveis de substituição e usuário que estão sendo usadas.

      • Parâmetros de desempenho esperado e resultados reais.

      • Se o desempenho do formulário já foi aceitável, mas agora não é mais, inclua a data, a hora e o fuso horário em que o desempenho era aceitável.

      • Snapshot do ambiente, se disponível, da última vez em que o desempenho do formulário era aceitável.

      • Alterações que você fez no formulário desde a última vez em que o desempenho está aceitável.

      • Se você está na fase de produção (em oposição à fase de implementação ou de teste).

      • Se esse problema está paralisando a execução das suas operações de negócios essenciais; por exemplo, se está impedindo você de fechar um ciclo financeiro atual ou de criar relatórios de gerenciamento urgentes.