O relatório estatutário requer a apresentação de instruções financeiras consolidadas. Instruções financeiras consolidadas são as "Instruções financeiras de um grupo em que os ativos, os passivos, o patrimônio líquido, a receita, as despesas e os fluxos de caixa do pai (empresa) e de suas subsidiárias estão presentes como os de uma única entidade econômica" (IAS 27, IFRS 10). Por isso, os resultados consolidados são a agregação dos resultados da empresa que se reporta (uma entidade legal) e das empresas que ela possui direta ou indiretamente (todas as quais são empresas legais). Os resultados consolidados, em especial, NÃO são a agregação dos resultados consolidados anteriormente de outras empresas controladoras.
O Financial Consolidation and Close fornece um processo de consolidação por meio de uma combinação das dimensões Entidade, Consolidação e Moeda. A estrutura da organização na dimensão Entidade pode ser representada em uma hierarquia de vários níveis. Quando esse é o caso, os resultados consolidados em qualquer membro pai que não seja o pai imediato das entidades legais devem gerar os mesmos resultados que seriam gerados se o membro fosse o pai imediato dessas entidades legais.
Os dados são inseridos como entidades em um membro de dimensão Consolidação de Entrada da Entidade na Moeda da Entidade. A Entrada da Entidade é um filho de Total da Entidade e tem dois irmãos, Consolidação da Entidade e Ajustes de Eliminação, mas esses irmãos só são válidos em um nível de Entidade Pai.
Em um aplicativo de várias moedas de todas as entidades com um ou mais pais, os dados em cada filho de Total da Entidade são convertidos para a Moeda Pai. Se a moeda da Entidade Pai for a mesma que a da Entidade, então será aplicada uma taxa de câmbio 1. Caso contrário, a Taxa de Câmbio Média ou a Taxa de Câmbio Final serão aplicadas dependendo da propriedade Time Balance da conta ser Fluxo ou Saldo, respectivamente. Os dados convertidos são lançados para o membro Moeda Pai de cada um dos membros base de Total da Entidade.
Os dados agregados de Entidade Total/Moeda Pai fornecem os dados de origem da consolidação para a contribuição com o entidade Pai. A proporção de todos os dados é definida no membro da dimensão de Consolidação de Proporção. Um fator (multiplicador) é aplicado a cada valor de dados. O fator aplicado é a % de Consolidação definida para a combinação específica de Entidade/Pai. Todos os dados em Entidade Total/Moeda Pai são proporcionalizados, exceto para o membro de dimensão Movimento do Saldo Inicial. O Saldo Inicial sempre é transportado do Saldo Final do período de relatório anterior de cada nível nas dimensões Entidade/Consolidação/Moeda. Observe que o período anterior do qual o Saldo Final é extraído depende da exibição de relatório. Para a Exibição Periódica, por exemplo, o Saldo Inicial é extraído do Saldo Final do período/mês anterior, enquanto para a Exibição Trimestral, o Saldo Inicial é extraído do Saldo Final do trimestre anterior.
Além da proporcionalização, alguns dados de Entidade Total/Moeda Pai são eliminados ou ajustados conforme necessário pela lógica de consolidação. Quaisquer dados que sejam necessários para criar entradas de eliminação ou de ajuste são multiplicados por um fator apropriado e lançados no membro da dimensão de Consolidação da Eliminação. Geralmente, serão criadas várias entradas de eliminação e ajuste com base nas entradas de origem Entidade Total/Moeda Pai e serão agrupadas em conjuntos balanceados de entradas, formando uma entrada de Diário de Consolidação.
Dados de Proporção e Eliminação são, então, agregados ao membro Contribuição. É possível inserir dados adicionais para o membro Entrada de Contribuição e agregados com Contribuição com o membro de dimensão Consolidação de nível superior, Total da Contribuição. O Total da Contribuição de cada combinação Entidade/Pai é, então, agregado a Total da Contribuição de entidades irmãs na Consolidação de Entidade/Total da Entidade da entidade pai.