Criação de Regras Sob Demanda

É possível adicionar regras personalizadas ao seu aplicativo para o processo de consolidação ou como regras sob demanda. As regras de Consolidação Configurável e de Cálculo Configurável são executadas automaticamente durante a consolidação. As regras sob demanda são executadas quando iniciadas por um usuário no cartão Regras ou em um formulário de dados. Elas não são executadas como parte da consolidação.

As regras sob demanda também estão disponíveis no Oracle Smart View para Office e como parte do processamento de carga pós-dados do Carregamento de Dados.

Para criar, editar ou excluir regras sob demanda, você deve ser Administrador. Os Administradores podem executar regras sob demanda, mas os Usuários e os Usuários Avançados só poderão executá-las se o Administrador conceder as permissões de inicialização e se tiverem acesso aos membros da dimensão PDV.

Você também pode adicionar regras sob demanda a formulários. Consulte Como Adicionar Regras sob Demanda aos Formulários de Dados.

Nota:

Adicione regras sob demanda ao cubo do Console. Não é possível adicioná-las ao cubo de Taxas. O cubo do Console é propagado com seis regras de espaço reservado para Cálculos Configuráveis. Não é possível excluir ou renomear essas regras.

Para criar regras sob demanda:

  1. Clique no ícone do Navegador Ícone de Navegador.

  2. Em Criar e Gerenciar, clique em Regras.

    O Calculation Manager é aberto e exibe Regras criadas pelo sistema e Regras definidas pelo usuário.

  3. Expanda a pasta "Planning" e navegue para a pasta "FCCS Consol Rules".

  4. Clique com o botão direito na pasta Regras e selecione Novo.

  5. Informe o nome da regra e clique em OK.

    O nome deve ser exclusivo e não pode começar com o prefixo FCCS_. Esse prefixo é reservado para regras implantadas. Você também não pode usar o nome de uma regra existente no sistema, inclusive ClearEmptyBlocks, Consolidate, ForceConsolidate, ForceTranslate ou Translate.

  6. Para Tipo de Aplicativo, use "Planning". Para Aplicativo, use o nome do seu aplicativo.

  7. Para Cubo, use a configuração padrão do Console.

    O sistema será aberto para o Editor de scripts, onde você pode inserir suas instruções de script. Se preferir trabalhar no modo gráfico, você pode alterar para Designer na lista suspensa. No Calculation Manager, você pode criar as regras baseadas no Script de Cálculo ou Script Groovy.

    Para ver uma lista das funções suportadas, consulte Como Trabalhar com Funções Definidas pelo Cliente do Calculation Manager e Funções do Essbase Suportadas. Para obter informações sobre como trabalhar com o Script Groovy, consulte "Como Usar Regras do Groovy" no guia de Administração do Planejamento.

  8. No painel Propriedades, você pode inserir uma descrição opcional e um comentário para a regra.

  9. Na coluna Valor, selecione os membros padrão para as Solicitações de Tempo de Execução das dimensões Consolidação, Moeda, Entidade, Período, Cenário e Ano:

    • Você deve ter acesso de Gravação ao Cenário, Ano, Período e Entidade.

    • Para a dimensão Moeda, selecione Moeda da Entidade ou Moeda de Entrada.

    • Para a dimensão Consolidação, você pode selecionar "FCCS_Entity Input", "FCCS_Translated Currency Input","FCCS_Amount Override" ou "FCCS_Rate Override".

      Nota:

      Para a dimensão Consolidação, se desejar usar FCCS_Amount Override ou FCCS_Rate Override, primeiramente é preciso definir a variável de substituição a seguir para o cubo Consol de modo a habilitá-lo:

      ODR_ENABLE_RATE_AMOUNT_OVERRIDE = TRUE.

      Consulte Criação e Atribuição de Valores a Variáveis de Substituição.

    • Para a dimensão de Entidade, se usar entidades compartilhadas, você deverá definir explicitamente as entidades primárias e compartilhadas no Prompt de Tempo de Execução para que as entidades compartilhadas sejam afetadas.

    • Na dimensão de Entidade, para executar a regra Sob Demanda em todos os descendentes de Nível 0, você deverá selecionar a função de descendentes de Nível 0 no Seletor de Membros. Por exemplo, para executar a regra em todos os descendentes de Nível 0 do "FCCS_Total Geography", selecione a função de descendentes de Nível 0 com "FCCS_Total Geography" como seu parâmetro. Exemplo: IDescendants ("FCCS_Total Geography".

    • Observe que as instruções FIX em regras sob demanda não podem incluir dimensões de solicitação de tempo de execução. Também não é possível usar as dimensões de solicitação de tempo de execução no lado esquerdo ou no lado de Destino das fórmulas, embora você possa usá-las no lado direito ou no lado de Origem.

  10. Para validar a regra, no menu Ações, selecione Validar e Salvar.

    Você deve especificar membros para qualquer uma das dimensões de Solicitação de Tempo de Execução em que ainda não especificou um valor padrão.

    Se a validação falhar, clique em Aplicativo na página Inicial e depois em Jobs para exibir os detalhes do job.

  11. Na mensagem de confirmação, clique em OK.

  12. Para exibir a regra, navegue até a pasta Regras e clique com o botão direito em Atualizar.

    A nova regra é exibida na lista de Regras. As regras sob demanda são listadas em ordem alfabética após as regras de cálculo configuráveis implantadas.

    A regra não fica ativa até ser implantada.

  13. Para implantar a regra, no menu Ações, selecione Implantar.

    Você não pode cancelar a implantação de uma regra depois de ela ter sido implantada. Se a regra não for mais necessária, você poderá excluí-la.

  14. Na mensagem de confirmação, clique em OK.

  15. Para verificar se a regra foi implantada, clique em Regras e em Atualizar na página Inicial.

    A regra implantada será exibida na lista de regras depois das regras do sistema.