Criação de Dashboards

Os dashboards financeiros geralmente fornecem uma visão geral mostrando dados resumidos. A versatilidade dos dashboards permite a você criar gráficos, avaliar, destacar, comentar e, até mesmo, alterar os principais dados de negócios. Por exemplo, você pode alterar um driver, como Volume, em um formulário que está em um dashboard e, imediatamente, ver seu impacto em outros formulário e gráficos:

É possível criar um dashboard selecionando formulários de dados existentes e artefatos externos, como comentários ou um URL externo. Você pode especificar um tipo de gráfico para exibir os dados; por exemplo, um gráfico de Pizza, de barras ou outro tipo de gráfico.

Nota:

Para obter detalhes sobre os dashboards de Visão Geral e Conformidade do Task Manager e Supplemental Data Manager, consulte "Monitoramento de Dashboards" em Como Trabalhar com o Financial Consolidation and Close.

Para criar um dashboard Financeiro:

  1. Na Página Inicial, clique em Dashboards e, em seguida, em Finanças.
  2. Clique em Criar.
  3. Informe um nome para o dashboard.
    • Para alterar o nome de dashboard padrão, clique em seu nome e insira um novo nome na caixa de entrada.
    • Para fornecer ao dashboard um título com formatação personalizada, clique em Configurações, desmarque Utilizar nome como título e insira o título e defina a formatação da caixa de diálogo.
    • Quando um novo dashboard é criado, as bordas são ocultadas por padrão. Para mostrar bordas, em Configurações, altere a configuração Bordas para Mostrar.
  4. Na paleta de design à esquerda, arraste e solte objetos na tela do dashboard.
    Objetos para seleção:

    Tabela 10-1 Objetos de Dashboard

    Objeto Descrição

    Formulários

    Selecione formulários simples para incluir no dashboard navegando nas pastas de formulários ou pesquisando-os por nome.

    As permissões de acesso definidas para formulários são obedecidas nos dashboards.

    Tipos de Gráfico

    Selecione os tipos de gráfico para incluir no dashboard. Quando adicionado pela primeira vez, um gráfico selecionado tem dados de amostra. Você então o associa a um formulário como sua origem de dados. Ao vincular um gráfico a um formulário, os usuários podem ver imediatamente nos gráficos associados o impacto de alterar os dados no formulário.

    O tipo de gráfico Combinação alterna a exibição de dados de uma linha com linhas e barras verticais no gráfico. Por exemplo, os dados na linha 1 de um formulário são exibidos como uma barra, e os dados na linha 2 são exibidos como uma linha, com os tipos de gráfico se alternando para linhas pares e ímpares. Apesar de o tipo de gráfico Combinação poder exibir até 20 linhas de dados, ele é particularmente útil quando você quer comparar duas categorias de dados. Por exemplo, você quer comparar as taxas médias de câmbio da Alemanha e da França durante vários anos; portanto, o formulário tem as taxas da Alemanha na linha 1 e as taxas da França na linha 2.

    Para obter informações sobre o tipo de gráfico de Tabela, consulte Sobre o Tipo de Gráfico de Tabela.

    Bloco

    Às vezes chamado blocos de desempenho, um bloco é um tipo de gráfico que permite a você selecionar valores específicos no cubo para exibição. Consulte Sobre o Tipo de Gráfico de Bloco.

    Comentário

    Selecione Artefatos Externos e Comentário. Insira o texto que explica os dados ou gráficos.

    URL

    Resumo de página da Web dinâmica. Selecione Artefatos Externos e URL. Insira apenas URLs de site externo começando com o protocolo de segurança https://. Não use URLs internos ou relativos nem URLs para sites de terceiros sem consentimento, como google.com.

  5. Personalize o dashboard usando as configurações de dashboards e a barra de ferramentas de foco dos objetos, em seguida, clique em Salvar.
Você pode duplicar e modificar facilmente um dashboard usando Copiar como na página de lista do Dashboard. Selecione o dashboard e clique em Ações.