Exemplo: Dimensões Âncoras e Não Âncoras

A escolha da dimensão âncora é crítica. Considere o exemplo a seguir, que produz um resultado diferente com base na definição da dimensão âncora:

  • O grupo de interseções válidas 1 define Entidade como a dimensão âncora e Produto como a dimensão não âncora.

  • O grupo de interseções válidas 2 reverterá esta definição com Produto como a dimensão âncora e Entidade como a dimensão não âncora.

    Tabela 15-1 Exemplo - A Dimensão Âncora é Entidade

    Grupo de Interseções Válidas Dimensão Âncora - Entidade Dimensão Não Âncora - Produto
    1 DESC(500-Fabricação) - Membros não selecionados são válidos DESC(P_TP1 - Equipamento de Computador)

Grupo 1 significa que entidades descendentes de Fabricação só são válidas com produtos descendentes de Equipamento de Computador. Nenhum outro produto é válido com descendentes de Fabricação. Todas as outras entidades além das descendentes de Fabricação são válidas com todos os produtos, inclusive com descendentes de Equipamento de Computador.

Tabela 15-2 Exemplo - A Dimensão Âncora é Produto

Grupo de Interseções Válidas Dimensão Âncora - Produto Dimensão Não Âncora - Entidade
2 DESC(P_TP1 - Equipamento de Computador) - Membros não selecionados são válidos DESC(500-Fabricação)

Grupo 2 significa que produtos descendentes de Equipamento de Computador só são válidos com produtos descendentes de Fabricação. Não há outras entidades válidas com descendentes de Equipamento de Computador. Todos os outros produtos além dos descendentes de Equipamento de Computador são válidos com todas as entidades, inclusive com descendentes de Fabricação.

Cuidado:

A escolha da dimensão âncora é importante. Você obterá resultados muito diferentes se escolher a dimensão âncora incorreta.