Carregamento do Arquivo de Importação de Metadados

Para carregar o arquivo de importação de metadados:

  1. Crie um arquivo de importação para cada artefato (dimensões, smart lists e tabelas de taxas de câmbio) que você deseja importar. Consulte Criação do Arquivo de Importação de Metadados.
  2. Na página Inicial, clique em Aplicativo.
  3. Clique em Visão Geral, clique na guia Dimensões e, em seguida, clique em Importar.
  4. Na página Importar Metadados, clique em Criar.
  5. Selecione a localização do(s) arquivo(s) de importação:
    • Local — Carrega o(s) arquivo(s) de importação de um local no seu computador. Em Arquivo de Importação, clique em Procurar para selecionar no computador o arquivo de importação do artefato que você está importando.

    • Caixa de Entrada — Carrega o(s) arquivo(s) de importação do servidor. Insira o nome do arquivo no Arquivo de Importação.

  6. Em Tipo de Arquivo, selecione uma opção:
    • Delimitado por vírgula

    • Delimitado por tabulação

    • Outro. Insira o caractere delimitador usado no arquivo de importação. Para ver uma lista de caracteres delimitadores suportados e exceções, consulte Outros Caracteres Delimitadores Suportados.

  7. Selecione Limpar Membros para excluir membros não especificados explicitamente no arquivo de carregamento antes de executar a importação.

    Observe as seguintes diretrizes:

    • Qualquer membro não especificado será excluído do outline depois da importação da dimensão, a menos que ele seja antecessor de um membro que foi especificado ou seja um membro base de um membro compartilhado que foi especificado.

    • Se a opção Limpar Membros não estiver selecionada, o processo de importação só adicionará ou atualizará os membros existentes. A Oracle recomenda carregar o arquivo de metadados sem selecionar Limpar Membros para se certificar de que o arquivo seja carregado com êxito. Em seguida, selecione Limpar Membros e execute o processo de importação novamente.

    • Se você adicionar contas manualmente em um arquivo de carregamento de metadados com o Tipo de Taxa de Câmbio como Substituição de Valor ou Substituição de Taxa, verifique se a opção Limpar Membros não está selecionada, para que as entradas compartilhadas sejam criadas corretamente em contas históricas.

  8. Opcional:Se o local selecionado for Caixa de Entrada, clique em Salvar como Job para salvar a operação de importação como um job, que você pode agendar para execução imediata ou posterior. Não será possível selecionar essa opção se Local estiver selecionado.

    Salvar uma operação de importação como um job é útil para criar um lote de uma sequência de carregamento; por exemplo, importar metadados e, em seguida, importar dados e executar regras quando o carregamento de dados estiver concluído.

    Nota:

    • Salvar uma operação de importação como um job é útil para criar um lote de uma sequência de carregamento; por exemplo, importar metadados e, em seguida, importar dados e executar regras quando o carregamento de dados estiver concluído.

    • Você pode executar até cinco jobs de importação por vez.

    • Se você quiser revisar os dados que foram rejeitados durante o job de importação de metadados, você pode especificar um Arquivo de Erro na caixa de diálogo Salvar como Job. Esse arquivo fornecerá informações sobre os registros de metadados que não foram importados para cada dimensão. Se um arquivo zip de erro for especificado, será criado um arquivo de erro separado para cada dimensão. Os arquivos de erro serão, então, compactados juntos, e o arquivo zip será armazenado na Caixa de Saída, de onde você pode fazer download do arquivo usando a Caixa de Entrada/Caixa de Saída do Explorer.

    Dica:

    Para simplificar o processo de criação de jobs para jobs deImportação de Metadados subsequentes, é possível duplicar um job existente usando a opção Salvar Como e atualizá-lo.

  9. Opcional: Se a localização selecionada for Local, clique em Validar para testar se o formato do arquivo de importação está correto.
  10. Clique em Importar para executar a operação de importação.
    Após importar os metadados, o arquivo é excluído da pasta Caixa de Entrada/Saída.

    Se a importação falhar, o status Falhou será exibido na coluna Última Validação/Importação. Clique em Falhou para exibir o status detalhado. Se a importação tiver êxito, o status Concluído será exibido na coluna Última Validação/Importação. Para ver detalhes sobre a importação bem-sucedida, clique em Concluído. Na caixa suspensa Mostrar, selecione Tudo.

  11. Se o processo de importação for bem-sucedido, a caixa de diálogo Atualizar Banco de Dados solicitará que você atualize o banco de dados. Para atualizar, clique em OK.

Também é possível exibir o status da importação no console Jobs. Consulte Exibição de Jobs Pendentes e Atividade Recente.

Ao executar carregamentos de metadados como parte de ambientes de clonagem ou importar instantâneos usando o Migration ou o EPM Automate, o EPM Cloud usa a solução de várias passagens. Essa solução inicia automaticamente outro carregamento do mesmo arquivo de entrada de metadados se o carregamento de metadados anterior resultar em registros rejeitados. Para Financial Consolidation and Close, a passagem múltipla também resolve problemas com referência direta de contas plug.