Migração para Dimensionalidade Estendida

Quando você cria um novo aplicativo do Financial Consolidation and Close, ele é habilitado com a Dimensionalidade Estendida, que é a capacidade de incluir dimensões Personalizadas adicionais usando uma versão do Essbase que permita cubos Híbridos. Além das dimensões predefinidas pelo sistema, você pode criar até quatro dimensões Personalizadas com base nas necessidades do aplicativo. Se o seu aplicativo estiver habilitado com a opção de relatórios Multi-GAAP, você poderá criar três dimensões Personalizadas.

Se estiver usando um aplicativo Não Híbrido Legado que permita apenas duas dimensões personalizadas, você poderá migrar o aplicativo para Híbrido Legado usando a opção Habilitar Aplicativo no Modo Híbrido.

Para habilitar essa opção, siga estas etapas:

  1. Usando o processo de Migração, crie um instantâneo de backup completo do aplicativo.
  2. Usando o EPM Automate, execute o comando recreate, definindo o valor do parâmetro EssbaseChange para Upgrade.
    epmautomate recreate -f EssbaseChange=Upgrade

    Isso atualizará a versão do Essbase e também excluirá o aplicativo. Consulte "Comandos do EPM Automate" em Como Trabalhar com o EPM Automate for Oracle Enterprise Performance Management Cloud.

  3. Importe o aplicativo do backup.

    Após concluir essas etapas, a versão do Essbase será atualizada e a opção Habilitar Aplicativo no Modo Híbrido estará disponível.

  4. Na Página inicial, clique em Aplicativo, selecione Visão Geral e, no menu suspenso Ações, selecione Habilitar Aplicativo no Modo Híbrido.

    Antes de executar a tarefa de migração, o sistema exibe um aviso de que essa ação não poderá ser desfeita e uma tela de validação mostrando um resumo das alterações. Antes de iniciar a migração, clique no link Resumo/Download para ver as alterações. Observe as regras de inserção e os cálculos sob demanda que serão afetados. Isso deve ser revisado após o processo de migração.

  5. Clique em Iniciar para iniciar a tarefa de migração.

    Essa tarefa poderá levar um longo tempo para ser concluída com base no volume de dados que precisa ser migrado. É possível exibir o status e os detalhes do job no console Jobs.

  6. Verifique se a tarefa de migração foi concluída com êxito. Se a tarefa falhar por algum motivo, você poderá executá-la novamente na tela Visão Geral do Aplicativo.

Quando você executa a opção Habilitar Aplicativo no Modo Híbrido, o processo de migração resulta nas seguintes alterações nos metadados:

  • A propriedade DataStorage para membros superiores pré-implantados de Movimento, Intercompanhia e Multi-GAAP muda para DynamicCalc.
  • Em Exibir Dimensão, QTD, HYTD, YTD altere para membros Armazenados e novos membros QTD_Rule, HYTD_Rule, YTD_Rule são implantados. Em um cálculo personalizado, como uma Regra de Inserção (regra de Cálculo Configurável) ou uma regra Sob Demanda, referências a FCCS_YTD são convertidas em FCCS_YTD_RULE, FCCS_QTD é convertido em FCCS_QTD_RULE e FCCS_HYTD é convertido em FCCS_HYTD_RULE. Se tiver criado formulários que façam referência a FCCS_QTD, FCCS_YTD ou FCCS_HYTD, você precisará modificar os formulários para fazer referência aos membros _RULE correspondentes.
  • Há uma mudança na ordem de Desempenho para Dimensões.
  • SolveOrder: os membros da dimensão Período, Exibição, Movimento, DataSource, Consolidação (apenas quando Gerenciamento de Propriedade está desabilitado) são pré-implantados com SolveOrders padrão definido.
  • Para Multi-GAAP (se existir) e Dimensões Personalizadas (por exemplo, Produto): As propriedades de DataStorage para todos os membros do nível superior definidos pelo usuário são alteradas para DynamicCalc.