Atualização do Banco de Dados

Na página Aplicativo, você pode atualizar o banco de dados do aplicativo, que é usado para armazenar dados no aplicativo. Os bancos de dados são estruturados de acordo com dimensões, membros hierárquicos, atributos e outros dados especificados em um aplicativo.

Você deverá atualizar o banco de dados de aplicativos sempre que alterar a estrutura do aplicativo. As alterações efetuadas em um aplicativo não são refletidas para os usuários que estão realizando a entrada de dados e executando tarefas de aprovação até você atualizar os bancos de dados do aplicativo. Por exemplo, quando você modifica as propriedades de um membro Entidade, adiciona um Cenário ou altera as permissões de acesso, essas alterações são armazenadas no banco de dados relacional até o banco de dados do aplicativo ser atualizado.

Antes de atualizar o banco de dados, você pode escolher se deseja permitir que todos os usuários ou apenas o administrador atual utilize o aplicativo no modo de manutenção durante o processo de atualização. Você também pode fazer logoff de todos os usuários e pode encerrar quaisquer solicitações de aplicativo ativas. Depois da atualização do banco de dados, você poderá permitir que os usuários utilizem o aplicativo.

Cuidado:

Antes de você fazer a atualização, a Oracle recomenda que faça backup do arquivo de outline e exporte dados de todos os bancos de dados.

Observação: a atualização do banco de dados poderá demorar se houver alterações na dimensão Densa. Uma reestrutura densa ocorre quando a dimensão Densa (por exemplo, Conta ou Período e Movimento) é modificada e uma Atualização de Banco de Dados é executada. Como a Atualização do Banco de Dados pode demorar muito tempo, é recomendável realizá-la depois do horário caso tenha havido alterações nos metadados.

Para melhorar o desempenho de atualização do banco de dados, a variável de substituição OLURatesLoad foi habilitada automaticamente. Quanto mais cenários, moedas e contas de taxas houver em um aplicativo, mais perceptível será a melhoria.

Por padrão, para melhorar o desempenho, o sistema reconhece as alterações resultantes de um carregamento de metadados e executa somente as ações necessárias a uma atualização de banco de dados, com base nas alterações dos metadados. Se quiser desativar esse comportamento e fazer o sistema executar todos os processos, independentemente de alterações feitas nos metadados, você poderá adicionar uma Variável de Substituição chamada DeltaDBRefresh e definir o valor como Falso.

  • Se nenhuma alteração tiver sido feita na estrutura Entidade, não será necessário Recalcular Propriedade na tela Gerenciar Propriedade. O recálculo da propriedade só será necessário se uma alteração tiver sido feita na estrutura Entidade, e isso não será obrigatório depois que a Atualização do Banco de Dados for executada a cada atualização mensal da versão.

  • Se nenhuma alteração tiver sido feita na estrutura Entidade e na propriedade de moeda da Entidade, não será necessário enviar dados da taxa para o cubo Taxas ou o Supplemental Data Manager. Assim, o sistema vai ignorar as regras relevantes "RefreshDataBase_PostProcess_Rates" e "RefreshDataBase_SDMCurrencyRates". Para saber se essas regras foram executadas, você pode verificar o log de Jobs.

Para obter assistência, consulte Solução de Problemas de Atualização de Banco de Dados no Guia do Enterprise Performance Management Cloud Operations.

Para atualizar o banco de dados:

  1. Na página Inicial, clique em Aplicativo.
  2. Clique em Visão Geral. Em seguida, em Ações selecione Atualizar Banco de Dados.
  3. Na página Atualizar Metadados, clique em Criar.
  4. Faça as seleções para Antes da Atualização do Banco de Dados:
    • Habilitar uso do aplicativo para — Permite que Todos os usuários ou Administradores (ou o administrador conectado atualmente) acessem o aplicativo no modo de manutenção durante a atualização.
    • Fazer logoff de todos os usuários — Faz logoff de todos os usuários do aplicativo antes de iniciar a atualização.
    • Interromper todas as solicitações ativas — Encerra todas as solicitações ativas no aplicativo antes de iniciar a atualização
  5. Faça as seleções para Depois da Atualização do Banco de Dados:
    • Habilitar Uso do Aplicativo para: Permite que Todos os usuários ou Administradores usem o aplicativo após a atualização

    • Validar Metadados: Por padrão, esta opção não é selecionada. Quando esta opção é selecionada, o sistema procura incompatibilidades de identidade (ID) de membro entre o processo de negócios e o Oracle Essbase e as resolve automaticamente após o processo e atualização. Selecionar Validar Metadados pode acrescentar mais tempo ao processo de atualização. Para mais informações sobre a validação de metadados durante o processo de atualização do banco de dados, consulte Validação de Metadados.

      A opção Validar Metadados está disponível para cubos com essas opções de armazenamento em execução na versão do Oracle Essbase que oferece suporte para cubos BSO (Opção de Armazenamento em Bloco) Híbrido: BSO Híbrido, ASO, e BSO. Esta opção não está disponível para cubos em execução na versão legada do Essbase que não oferece suporte para cubos BSO Híbrido.

  6. Selecione uma opção:
    • Para atualizar o banco de dados agora, clique em Atualizar Banco de Dados, revise a mensagem de confirmação e clique em Atualizar.

    • Para agendar um job de atualização do banco de dados, clique em Salvar como Job, atribua um nome ao job e clique em Salvar.

      Nota:

      Se você agendar um job recorrente de atualização de banco de dados, as opções de job de atualização selecionadas serão aplicadas sempre que o job for executado. Para editar suas seleções, clique no nome do job no console de Jobs e clique em Salvar.