Os dashboards somente leitura são ferramentas visuais que agregam e exibem métricas críticas e indicadores-chave de desempenho (KPIs, Key Performance Indicators) em uma única tela, permitindo que os usuários monitorem e examinem o desempenho dos negócios rapidamente.
Ao projetar dashboards somente leitura, lembre-se dos seguintes fatores para que os dashboards sejam atraentes e funcionais aos usuários pretendidos:
Conheça seu público-alvo
Dashboards diferentes têm públicos-alvo e usos diferentes. Gerentes e Executivos usam dashboards somente leitura estrategicamente no monitoramento de KPIs e métricas essenciais de negócios para que possam tomar decisões eficazes. Analistas de Dados e Usuários Interativos usam dashboards somente leitura analiticamente para a visualização de dados resumidos importantes de alto nível com a capacidade de fazer drill-through em dados detalhados.
Note:
Outro tipo de usuário do dashboard são os Analisadores de Entrada e Impacto de Dados. Eles são usuários de entrada de dados que usam dashboards como uma interface de entrada de dados, mas também têm a capacidade de ver imediatamente o impacto dos dados recém-inseridos em um gráfico em tempo real. Esses tipos de dashboard são exclusivos do Oracle Fusion Cloud Enterprise Performance Management e são chamados de dashboards habilitados para gravação. Para obter informações sobre como projetar dashboards habilitados para gravação, consulte Dashboards Habilitados para Gravação.
Mantenha a simplicidade
O principal desafio do design de dashboard é comprimir o máximo de informações possível em um pequeno espaço. Ninguém quer deixar de fora informações críticas, mas há uma compensação entre a complexidade e a utilidade. Seja claro em seu objetivo para um dashboard e restrinja as informações àquelas que se aplicam diretamente ao cumprimento desse objetivo. Se houver informações mais profundas nos dados iniciais apresentados, forneça uma opção para fazer drill-down e buscar informações cada vez mais focadas e úteis.
Priorize os elementos
Priorize do primeiro ao último elemento do dashboard. Coloque componentes de alto nível, de leitura fácil e acionáveis perto do canto superior esquerdo, e os componentes com informações de suporte abaixo. Se o seu público-alvo tiver tempo ou atenção limitados, coloque os elementos importantes onde eles sejam notados.
A estética é importante
A estética de um dashboard (ou a falta dela) pode impactar sua adoção. Use apenas uma fonte, e não abuse das cores. Cada cor em uma visualização de dados deve servir a um propósito. Use cores diferentes no dashboard somente quando estiver comunicando informações diferentes. Seja consistente. Se o seu dashboard incluir vários gráficos, certifique-se de combinar as cores entre eles quando se referirem ao mesmo grupo ou entidade. Se as cores mudarem de significado entre os gráficos, os usuários poderão ter dificuldade em compreender as informações.