Quais Configurações de Aplicativo e Sistema Posso Especificar?

Você pode controlar muitos aspectos do aplicativo e do sistema, como:

  • Como exibir milhares, decimais e números negativos em formulários

  • Definir ações sobre as quais deseja receber notificações

  • Exibição dos nomes completos dos usuários, em vez dos IDs de usuário

  • Definir opções de geração de relatórios

  • Atribuir propriedade do aplicativo a outro administrador de serviço

Para alterar as configurações do aplicativo e do sistema:

  1. Clique em Aplicativo e, em seguida, clique em Configurações.

  2. Especifique os padrões do aplicativo atual. Para obter descrições das configurações, consulte a tabela Configurações de Aplicativos a seguir.

  3. Especifique as configurações do sistema. Para obter descrições das configurações, consulte a tabela Configurações do Sistema abaixo.

  4. Clique em Salvar.

Tabela 18-1 Configurações de Aplicativos

Configurações de Aplicativos Descrição
Configuração de Alias

Para ver descrições das opções, consulte Especificação de uma Tabela de Alias Padrão e Definição de Opções de Exibição de Membro e Alias.

Notificações

Habilite notificações para listas de tarefas e console de jobs.

Página

Defina padrões para recuo de membros em uma página e a configuração do número de itens na lista suspensa da página.

A opção Número de itens na Lista Suspensa da Página permite reduzir a lista de membros para que a caixa Pesquisar seja vista mais facilmente. Se a lista for reduzida a 10 membros, por exemplo, você não precisará rolar para ver a caixa Pesquisar.

Outras Opções

Defina estas outras opções de configuração:

  • Formato de Data

  • Formato de Data de Dimensão de Atributo

  • Exibição da IU: Escolha Interface Padrão ou Interface Simplificada.

  • Tamanho Parcial da Extração da Grade (Linhas, Colunas): Informe o número de linhas e colunas a serem extraídas no formato nn,nn

  • Suprimir as Opções de Gerenciamento de Aplicativo no Smart View

  • Habilitar o Carregamento de Dados para a Função Somente Leitura Adhoc : O padrão é Não. Selecione Sim para habilitar o carregamento de dados para usuários com a função Somente leitura Ad-hoc.

  • Definir Número de Segundos antes de Executar Regras em Segundo Plano: Digite um valor entre 0 e 600.

    Nota:

    As regras definidas para execução automática quando um formulário for carregado ou salvo nunca serão executadas em segundo plano.

  • Nível de Log do Cliente: Todas as mensagens de erro, advertências e informativas da origem de dados conectada são exibidas quando ocorrem, mas você pode escolher quais desses níveis de mensagem gravar em um arquivo de log do console do navegador. Essa configuração está disponível apenas para interfaces da Web usando a tecnologia Oracle JET. Selecione um nível de mensagem para exibir e gravar:

    • Nenhuma: suprime todas as mensagens.

    • Informações: Todas as mensagens, incluindo avisos e erros – recomenda-se para diagnosticar problemas. Pode afetar negativamente o desempenho.

    • Aviso: avisos e mensagens de nível de erro. Pode afetar negativamente o desempenho.

    • Erro: Somente mensagens de erro – recomenda-se para uso geral. Tem um impacto mínimo no desempenho.

    • Geral: mensagens de nível de informação, além de todas as respostas e solicitações do servidor. Afeta negativamente o desempenho.

  • Habilitar Fórmulas de Usuário em Ad Hoc: Se selecionar Sim, em uma grade ad hoc, ao passar o mouse sobre uma célula com um fórmula de membro anexada, você verá a fórmula de membro associada à célula e poderá fazer cálculos em tempo real.
  • Filtrar Membros Excluídos na Lista Suspensa de Segmentos: O padrão é Sim. Escolha Não para exibir os membros excluídos no PDV da lista de suspensa em formulários.

  • Versão dos Formulários: Especifique a versão dos formulários. No caso de aplicativos existentes, o padrão é Forms 1.0. O Forms 2.0 só poderá ser habilitado se a Experiência Redwood estiver habilitada. Os aplicativos recém-criados terão o Forms 2.0 como padrão. Essa configuração é específica e pode variar de acordo com o aplicativo.

Tabela 18-2 Configurações do sistema

Configuração do sistema Descrição
Exibir Nomes Completos de Usuários

Quando essa opção está selecionada, o sistema exibe o nome completo do usuário (por exemplo, Max Hennings). Quando essa opção está desmarcada, o sistema exibe a ID do usuário (por exemplo, VHennings).

Incluir Membros Compartilhados na Atualização do Cubo

Quando selecionada, os membros compartilhados herdarão o acesso de segurança mais alto com base em uma combinação do acesso atribuído ao membro base e ao pai do membro compartilhado.

Quando desmarcada, os membros compartilhados herdarão o acesso de segurança atribuído ao membro base.

Conjunto de Caracteres de E-mail

Selecione UTF-8 ou Configuração Regional.

Notificação de Regras de Negócios

Se definida como Sim, os usuários ou grupos são notificados quando as regras (que estão habilitadas para notificação no Calculation Manager) são cumpridas ou detectam erros. Em Notificar Estes Usuários, selecione os usuários ou grupos a serem notificados.

Permitir Drill-Down em Membros Compartilhados em Ad Hoc
  • Sim habilita o drill em membros compartilhados em uma grade ad-hoc.

    Quando definida como Sim, a caixa de seleção Fazer Drill de Todos os Níveis na Base é exibida.

    Observe que a supressão do bloco não é permitida quando essa opção é definida como Sim. Para desabilitar a supressão do bloco:

    • No Oracle Smart View para Office, em Opções, Opções de Dados, desabilite Suprimir Blocos sem Valor.
    • Na Web, em Preferências, Opções Ad Hoc, desabilite Blocos ausentes em linhas.
  • Não — Desabilita o drill-down em membros compartilhados em uma grade ad-hoc.

Fazer Drill de Todos os Níveis na Base

Permite que os usuários da grade ah-hoc façam drill-down (ou ampliem) de membros compartilhados para todos os níveis na hierarquia base. Essa opção de caixa de seleção se aplica somente a aplicativos do modo Standard.

A caixa de seleção Fazer Drill de Todos os Níveis na Base aparece quando Permitir Drill-down em Membros Compartilhados em Formulário Ad Hoc é definida como Sim.

Um membro compartilhado muitas vezes é um membro pai em sua hierarquia base. Com a caixa de seleção Fazer Drill de Todos os Níveis na Base habilitada, os usuários podem fazer drill-down do membro compartilhado até a hierarquia base usando as opções de zoom, Todos os Níveis ou Nível Inferior.

Quando a caixa de seleção Fazer Drill de Todos os Níveis na Base estiver desabilitada, o usuário poderá ampliar para os diversos níveis da hierarquia base um nível por vez usando a opção de zoom Próximo Nível.

A ampliação de várias células em membros compartilhados não é permitida.

Ativar Uso de Aplicativos para

Determina se os usuários podem acessar o aplicativo no modo de administração, como durante backups. Quando você seleciona Administradores, se algum usuário não administrativo estiver conectado ao aplicativo, ele será forçado a sair do sistema e não poderá fazer logon novamente. Para restaurar o acesso de todos os usuários a um aplicativo, selecione Todos os usuários.

Atribuir Proprietário de Aplicativo

Atribui a propriedade do aplicativo a outro Administrador do Serviço.

Para obter mais informações sobre a propriedade do aplicativo, consulte Gerenciamento da Propriedade do Aplicativo.

Habilitar a Exibição de Variáveis de Substituição

Defina como as variáveis de substituição serão exibidas na caixa de diálogo Seleção de Membro quando os usuário responderem aos prompts de tempo de execução nas regras de negócios. Exibir Tudo — Exibe todas as variáveis de substituição. Exibir Nenhum — Não exibe variáveis de substituição. Habilitar Filtro — Exibe somente variáveis de substituição que são válidas para a solicitação de tempo de execução.

Modo de Supressão

Escolha um comportamento de supressão para grades ad-hoc na Web e no Smart View para casos em que as linhas e colunas apresentam ausência de dados ou zeros.

  • Suprimir apenas o que estiver sem valor (padrão): Suprime linhas, ou colunas, ou ambas que não contenham dados/dados sem valor.

  • Suprimir Dados Ausentes também Suprime Dados Iguais a Zero: Suprime linhas, ou colunas, ou ambas que não contenham dados/dados sem valor.

Comportamento Ad Hoc do Smart View

Todos os aplicativos novos e recriados são definidos automaticamente para Padrão.

Para aplicativos existentes e migrados, opte por habilitar comportamentos e recursos ad-hoc aprimorados no Smart View:

  • Nativo (padrão): Não ativa recursos ad hoc avançados.

    Compatível com todas as versões do Smart View.

  • Padrão: Ativa recursos ad hoc avançados.

    Compatível para a versão Smart View 11.1.2.5.900 e posterior.

Para obter uma descrição completa dos recursos ad-hoc aprimorados disponíveis no modo Padrão, consulte Opções de Comportamento do Smart View no EPM Cloud em Como Trabalhar com o Oracle Smart View para Office.

Usar Todas as Tabelas de Alias ao Atualizar

Especifique se os nomes de alias informados nas grades ad hoc serão avaliados usando a tabela de alias selecionada ou todas as tabelas de alias

  • Sim: a entrada é avaliada usando todas as tabelas de alias e todos os nomes de membros.

  • Não: a entrada é avaliada usando a tabela de alias selecionada e todos os nomes de membros. Essa é a configuração padrão.

Se o sistema não conseguir identificar a entrada como um nome de membro ou um alias válido, a entrada será exibida como um comentário.

Exportar dados textuais da Smart List no EPM Cloud durante a manutenção diária para importação de dados incrementais

Escolha se deseja realizar uma exportação completa durante o processo de manutenção diária ou criar um backup do aplicativo:

  • Sim: Executa uma exportação completa, de modo que esses dados, incluindo os dados da Smart List do processo de negócios, possam ser importados de maneira incremental para um aplicativo (essa opção pode aumentar a duração do processo de manutenção)

  • Não (padrão): Cria um backup do aplicativo durante o processo de manutenção, de modo que esses dados possam ser usados como parte de uma restauração completa

Observe que essa configuração se aplica somente ao Oracle Essbase que não oferece suporte ao modo híbrido.

Para obter mais informações, consulte Exportação de Dados Textuais da Smart List Durante a Manutenção Diária para Importação Incremental de Dados no Guia do Enterprise Performance Management Cloud Operations.

Vincular Contas por Padrão

Para cubos de armazenamento em bloco (entrada), selecione se, por padrão, membros da conta devem ser vinculados por XREF:

  • Sim (padrão): XREFs serão criados em membros de conta, e o aplicativo funcionará da mesma maneira que em versões anteriores.
  • Não: XREFs não serão para membros de conta, o que pode melhorar o desempenho do aplicativo. Se a opção Não estiver selecionada, depois que a Atualização do Cubo for executada, todos os XREFs existentes em membros de conta serão excluídos. Os cubos que não forem de origem não exibirão mais dados no cubo de origem.

UDAs HSP_LINK e HSP_NOLINK em membros de conta específicos substituem a configuração de XREF desses membros. Por exemplo, se essa opção estiver definida como Não e a função @XREF for usada para consultar um valor de dados em outro cubo a fim de calcular um valor do cubo atual, você poderá adicionar o UDA HSP_LINK a esses membros para criar a função @XREF apenas para esses membros específicos. Se essa opção estiver definida como Sim, o HSP_NOLINK funcionará da mesma maneira que funcionava nas versões anteriores e impedirá a criação de XREFs em membros específicos.

Limite de Reordenação da Dimensão de Atributo

Informe um valor de limite entre 0 e 500 (500 é o valor padrão).

Para dimensões de atributo, quando o número de membros abaixo de um determinado pai excede o valor do limite especificado, os membros são reordenados no fim de um carregamento de metadados, e não durante o carregamento. Dependendo da forma específica da dimensão do atributo, ajustar esse número, às vezes, pode ter um impacto no desempenho. De modo geral, essa configuração pode ser ignorada, a menos que os tempos de carregamento da dimensão do atributo ultrapassem os níveis aceitáveis.

Definir Opções de Geração de Relatórios

Se você estiver usando a solução de geração de relatórios Reports de última geração, a Oracle recomenda que você use essa configuração para fazer upload de quaisquer fontes TrueType que sua empresa usa para gerar relatórios.

Para fazer upload de fontes TrueType, clique em Configurações de Relatório, clique em Gerenciar Fontes, clique em Ícone Criar e, em seguida, selecione os arquivos de fonte para upload.

Consulte Como trabalhar com a solução de geração de relatórios do Reports em Como Trabalhar com Formato Livre.