Noção Básica de Clusters de Agente

Você pode usar clusters para distribuir jobs de integração.

A seguir, exemplos de alguns dos cenários de negócios em que você pode definir vários clusters:

  • Os sistemas de origem são distribuídos geograficamente. Para evitar a latência da rede, convém implantar um ou mais agentes em cada local do data center.

  • Diferentes unidades de negócios da sua organização desejam proteger e gerenciar seus trabalhos de forma independente.

  • Sua organização usa diferentes tipos de sistemas de origem. Por exemplo, o E-Business Suite (EBS) e o Peoplesoft estão localizados em diferentes data centers. O volume de segurança e dados pode ser diferente e você deseja gerenciar o processo de extração de dados independentemente.

  • A frequência de carregamento de dados de várias origens é diferente. Você pode ter um sistema de armazenamento temporário de data warehouse usado como origem para geração de relatórios e detalhamento. Os dados podem ser carregados diariamente em um modo interativo e você deseja oferecer suporte a drill-down. Outro sistema ERP pode ser usado como origem apenas para o processo de consolidação no final do mês e todos os carregamentos de dados são processados em lote. Você pode definir um cluster diferente para cada uma dessas origens de dados.

Você pode alocar a integração aos diferentes clusters definindo atribuições de cluster. Você pode atribuir integrações ao cluster apropriado por tipo de entidade:

  • Integração (regra de dados)
  • Local
  • Aplicativo de destino

Quando um job de integração é iniciado, o sistema verifica onde um job foi atribuído, determina o cluster e atribui o job a esse cluster. A ordem de precedência para executar um job é determinada pelo tipo de entidade. A integração tem precedência sobre o local, que tem precedência sobre um aplicativo de destino.

Dentro de cada cluster, você pode ter vários agentes para fornecer mais balanceamento de carga e alta disponibilidade. Você associa um agente a um cluster no arquivo INI de configuração do agente. Quando você inicia o Agente de Integração do EPM, ele associa automaticamente o agente a um cluster e executa os jobs atribuídos ao cluster. O procedimento para o balanceamento de carga em um cluster depende se o modo de execução é síncrono ou assíncrono.

No modo síncrono, o sistema usa um processo de rodízio para atribuir as tarefas aos agentes que pertencem a um cluster. Para obter mais informações, consulte Configuração do Modo Síncrono.

No modo assíncrono, você configura o agente para iniciar em momentos diferentes para obter alta disponibilidade. Por exemplo, você pode definir o intervalo como 10 minutos e iniciar outro agente 5 minutos após a hora e, em seguida, outro agente 10 minutos após a hora. Na verdade, você tem um agente verificando a cada 5 minutos.

Nota:

Quando uma entidade selecionada (local, aplicativo ou integração) é reatribuída para outro cluster, a atribuição anterior do cluster é excluída e substituída pela nova atribuição automaticamente.

A extração de um job de integração não afeta o status de importação e validação do job. É possível obter uma extração bem-sucedida, mas uma importação e validação com falha, como mostrado abaixo:

A imagem mostra uma extração bem sucedida do agente, mas a importação falhou para uma integração nos Detalhes do Processo.