Como Definir Detalhes da Dimensão de Aplicativo

A página Dimensões do Aplicativo lista dimensões de um aplicativo selecionado. Uma dimensão é um estrutura que categoriza dados para permitir que usuários respondam a perguntas de negócios. Cada dimensão geralmente contém uma hierarquia de membros relacionados agrupados dentro dela. As dimensões mais usadas são Clientes, Produtos e Tempo.

Por exemplo, no Planning, existem sete dimensões padrão: Conta, Entidade, Cenário, Versão, Período, Anos e Moeda. Além disso, os aplicativos gerais do Planning podem conter até vinte e cinco dimensões personalizadas.

Detalhes de dimensão são diferentes para cada tipo de aplicativo. Para os tipos de aplicativos selecionados, você pode classificar novamente as dimensões e alterar a classe da dimensão, conforme necessário.

Para definir detalhes de dimensão:

  1. Na página Aplicativo, clique em A imagem mostra o ícone Selecionar. à direita do aplicativo e depois selecione Detalhes do Aplicativo.
  2. Selecione a guia Dimensões.
  3. Selecione a opção Criar Região de Drill para incluir uma dimensão na definição da fatia de dados Região de Drill. Quando a dimensão é selecionada durante o processo de carregamento de dados, o sistema cria a fatia de dados incluindo a lista exclusiva de valores para cada uma das dimensões.

    Nota:

    A Região de Drill simplesmente define as células para as quais o ícone de drill é habilitado nos Formulários de Dados e no SmartView. É recomendável usar um conjunto mínimo de dimensões para definir a região do drill. Se um grande número de dimensões for incluído na região de drill, o tamanho da região do drill se tornará maior e consumirá recursos do sistema toda vez que um formulário for renderizado. Para aplicativos do Planning, use dimensões com um número pequeno de membros, como Cenário, Ano, Período, Versão para definir a região de drill. Para um aplicativo do Financial Consolidation and Close, use apenas a Origem de Dados para definir a região de drill.

    Se desejar definir uma região de drill mais granular com várias dimensões, use a página Região de Drill do Calculation Manager para editar a definição da região. Você pode usar funções de membro como iDescendants para definir a região em vez de membros individuais. É possível acessar selecionando Navegar e, em seguida, Regras. Em seguida, clique em Propriedades do Banco de Dados e expanda o aplicativo e selecione o cubo. Clique com o botão direito do mouse e selecione Definição de Drill-Through. Edite apenas a definição de Região e não modifique o conteúdo do XML. Se você editar a região de drill manualmente, defina a opção Região de Drill para Não em Opções de Aplicativo.

  4. Para cada nome de dimensão definido no aplicativo, clique em Adicionar (A imagem mostra o botão Adicionar.) e selecione o nome da classe da dimensão de destino na lista suspensa Classe da Dimensão de Destino.

    A classe de dimensão é uma propriedade definida pelo tipo de dimensão. Por exemplo, se você tiver uma dimensão de Período, a classe de dimensão também será "Período". Para aplicativos do Oracle Essbase, especifique a classe de dimensão apropriada para Conta, Cenário e Período. Para os aplicativos do Oracle Public Sector Planning and Budgeting, é preciso especificar a classe de dimensão para Funcionário, Posição, Código do Cargo, Item de Orçamento e Elemento.

  5. O Nome de Coluna da Tabela de Dadosmostra o nome da coluna na tabela intermediária (TDATASEG) onde o valor de dimensão é armazenado.

    O Nome de Coluna da Tabela de Dados é um campo informativo e não pode ser alterado.

  6. Em Sequência de Mapeamento, especifique a ordem na qual os mapas são processados.

    Por exemplo, quando a dimensão "Conta" está definida como 1, a dimensão "Produto" como 2 e a dimensão "Entidade" como 3, a Integração de Dados primeiro processa o mapeamento da dimensão Conta, depois o da dimensão Produto e, por fim, o da dimensão Entidade.

  7. Aplicativos de Exportação de Dados apenas: em Sequência de Exibição, especifique a ordem de cada coluna no arquivo de exportação de dados.

    Por exemplo, quando "Conta" for definida como 1, "Produto" como 2 e "Entidade" como 3, a Integração de Dados mostrará "Conta" em primeiro lugar, "Produto" em segundo lugar e "Entidade" em terceiro lugar.

    Por padrão, a Integração de Dados atribui a dimensão "Conta" como a primeira coluna na ordem.

  8. Clique em Salvar.

    O aplicativo está pronto para uso com a Integração de Dados.

    A imagem mostra a página Detalhes do Aplicativo.

Dica:

Para editar os detalhes da dimensão, selecione o aplicativo e depois edite os detalhes do aplicativo ou da dimensão, conforme necessário.