Envio de Dados Entre o Strategic Modeling e Planning Usando Mapas de Dados

Você pode enviar dados entre o Strategic Modeling e o Planning usando mapas de dados. É possível definir mapas de dados que enviem dados:

  • De um modelo ou uma consolidação do Strategic Modeling para um cubo do Planning.
  • De um cubo do Planning para um modelo do Strategic Modeling.

As opções avançadas permitem que você defina mapeamentos complexos para ou de várias dimensões para ou de uma única dimensão, assim como entre membros com nomes diferentes. Essas opções avançadas de mapa de dados estarão disponíveis somente se o Strategic Modeling estiver habilitado e for uma origem ou um destino no mapa de dados.

Os administradores têm privilégios para criar, editar e executar mapas de dados.

Para criar um mapa de dados:

  1. Na Página inicial, clique em Aplicativo ícone do Aplicativo, em Troca de Dados Ícone Intercâmbio de Dados e, por fim, em Mapas de Dados.
  2. Clique em Criar.
  3. Insira um nome e uma descrição para o mapa de dados.
  4. Em Origem, selecione a origem dos dados. Você pode selecionar:
    • Um cubo de entrada (Armazenamento em Bloco) do Planning dentre os cubos disponíveis para o aplicativo atual.

      Nota:

      O cubo de geração de relatórios (Armazenamento Agregado) não é suportado como uma origem.

    • Um modelo do Strategic Modeling. Você pode selecionar dentre os modelos no aplicativo selecionado.
    • Uma consolidação do Strategic Modeling. É possível selecionar dentre as consolidações no aplicativo atual. Quando a origem é uma consolidação, os metadados são extraídos do modelo raiz da consolidação.

    Nota:

    Se o seu modelo do Strategic Modeling não aparecer na lista, no menu Ações, selecione Sincronizar.

    Você pode executar a ação de sincronização de duas maneiras:

    1. Na tela inicial de mapas de dados (etapa 1) acessando-a pelas Ações de um mapa de dados listado.
    2. Durante a criação/modificação de um mapa de dados, usando as Ações
    • Do Planning para o Planning — Atualiza alterações de metadados no modelo de Strategic Modeling de destino.
    • Do Planning para o Strategic Modeling — Atualiza alterações de metadados no modelo de Strategic Modeling de destino.
    • Do Strategic Modeling para o Planning — Atualiza somente os metadados no modelo do Strategic Modeling de origem.
    • Do Strategic Modeling para o Strategic Modeling—Atualiza alterações de metadados para os modelos de origem e de destino.
  5. Em Destino, selecione:

    • Um cubo de entrada (Armazenamento em Bloco) ou um cubo de relatório (Armazenamento Agregado) do Planning nos aplicativos disponíveis, se a origem for um modelo ou uma consolidação.
    • Um modelo do Strategic Modeling se a origem for um cubo de entrada (Armazenamento em Bloco) do Planning.

    Se o seu modelo do Strategic Modeling não aparecer na lista, no menu Ações, selecione Sincronizar.

  6. Defina como mapear dimensões entre a origem e o destino:.

    Em cada dimensão mapeada, clique em Selecionar e selecione os artefatos a serem usados.

    Estas dimensões são mapeadas automaticamente:

    • Modelo no Strategic Modeling e Entidade no Planning.

      Você pode selecionar vários modelos (em uma lista com todos os modelos no aplicativo) como um destino. Por exemplo, talvez você tenha várias entidades no Planning que são mapeadas para vários modelos no Strategic Modeling. Várias seleções devem ter um mapeamento um para um entre modelo e entidade.

    • Cenário (ou Caso de Negócios se a origem for uma consolidação) no Strategic Modeling para Cenário no Planning. Várias seleções devem ter um mapeamento um para um entre Cenário no Strategic Modeling e Cenário no Planning.
    • Conta no Strategic Modeling para Conta no Planning. É possível selecionar várias contas.

      Dica:

      Os membros da conta com o mesmo nome são mapeados automaticamente (com base em Descrição no Strategic Modeling e em Nome no Planning). Clique em Mapa na linha Conta para ver os mapeamentos.

      Dica:

      Se você souber todos os nomes de membro, pule essa etapa e insira os nomes de membro diretamente em Mapas de Dados Avançados. Consulte Definição de Mapas de Dados Avançados.
    • Dimensões com o mesmo nome.

    Outras dimensões estão na lista Dimensões Não Mapeadas.

  7. Mapeie todas as dimensões restantes na lista Dimensões Não Mapeadas se necessário. Clique na seta ao lado de uma dimensão na lista Dimensões Não Mapeadas para movê-la para a área Mapeamento. Selecione a dimensão para a qual mapeá-la e clique em Selecionar para selecionar o membro a ser mapeado. Para quaisquer dimensões não mapeadas, selecione um membro.

  8. Mapeie todas as dimensões personalizadas.

    Mapeie as dimensões personalizadas da mesma maneira que mapeia dimensões base. Os membros associados a uma dimensão personalizada são mostrados sob a dimensão personalizada, e não sob a dimensão Conta.

    Se o mapa de dados incluir contas que não fazem parte da dimensão personalizada, mapeie a raiz da dimensão personalizada no Strategic Modeling para um membro específico no Planning. Os dados das contas que não fazem parte da dimensão personalizada são enviados a esse membro.

  9. Se necessário, é possível mapear para ou de várias dimensões para ou de uma única dimensão:
    1. Clique em Ações Menu Ações para Mapas de Dados ao lado de uma linha de mapeamento e selecione Adicionar Mapeamento de Origem ou Adicionar Mapeamento de Destino.
    2. Selecione a dimensão adicional a ser mapeada e, em seguida, os membros a serem mapeados.

      Por exemplo, talvez você queira mapear a dimensão Hora no Strategic Modeling para as dimensões Anos e Período no Planning.

      Ou talvez queira mapear o Caso de Negócios no Strategic Modeling para Cenário e Versão no Planning. A inclusão da dimensão Versão permite a entrada de tempo de execução quando você executa a consolidação.

  10. Para excluir membros de origem do mapa de dados, clique em Ações Menu Ações para Mapas de Dados ao lado de uma linha de mapeamento e selecione Adicionar Exclusão. Defina um ou mais membros a serem excluídos e clique em OK. O(s) membro(s) excluído(s) aparece(m) na página Mapas de Dados.

    Excluir membros ao mover dados é útil se você não quiser substituir determinados dados no local de destino, ou se quiser evitar avisos caso não haja dados no local de destino. Além disso, as exclusões podem ignorar dados específicos dos membros de origem, enquanto os dados são necessários para todos os outros membros de origem.

    Ao excluir membros de uma dimensão, a lista de membros da dimensão deve conter pelo menos um membro fora da lista de membros excluídos para que o mapa de dados seja salvo e executado com êxito.

    Para remover um ou mais membros excluídos da lista de exclusão, clique nos membros da lista de exclusão e remova o(s) membro(s) da lista usando o Seletor de Membros.

    Para remover toda a exclusão, clique em Ações Menu Ações para Mapas de Dados ao lado de uma linha de mapeamento e selecione Remover Exclusão.

    Dica:

    Se você configurar o Envio Inteligente para um formulário, também será possível excluir membros do Envio Inteligente. Consulte Configuração do Envio Inteligente para um Formulário Simples. Ao definir o Envio Inteligente para que um formulário do Planning envie dados ao Strategic Modeling, os membros definidos para o Envio Inteligente devem corresponder aos membros definidos no mapa de dados.
  11. Se os nomes de membro não corresponderem na origem e no destino, ou durante o mapeamento de ou para várias dimensões para ou de uma única dimensão, você deverá definir um mapa de dados avançado. Consulte Definição de Mapas de Dados Avançados. Também é possível usar mapas de dados avançados para definir mapeamentos quando você sabe todos os nomes de membro.
  12. Clique em Salvar e Fechar a qualquer momento. Se a definição do mapa de dados ainda não estiver concluída, você receberá um erro, mas poderá salvar o mapa de dados como um rascunho para poder continuar trabalhando nele em outro momento.
  13. Associar o mapa de dados a um modelo ou uma consolidação:
  14. Se desejar, especifique opções que definem como executar o mapa de dados. Consulte Definição de Opções de Mapas de Dados.

Para obter informações sobre como executar mapas de dados, consulteExecução de um Mapa de Dados.

Vídeos