Diretrizes para Trabalhar com um Aplicativo Profitability and Cost Management

Visão Geral

Este tópico descreve um método para projetar e construir aplicativos com base na sua função de segurança, bem como as tarefas que ele permite a você executar.

Para Administradores de Serviço e Usuários Avançados

Os Administradores de Serviço e os Usuários Avançados do Profitability and Cost Management podem executar as seguintes etapas para configurar um aplicativo (só os Administradores de Serviço podem realmente criar um aplicativo):

  1. Defina os requisitos e os métodos de alocação obrigatórios antes de criar o aplicativo.

    Você deve estabelecer os requisitos de negócios para as expectativas de aplicativo e relatórios. Use lápis e papel, discussão entre as partes interessadas, fluxogramas, softwares de diagramação e outras ferramentas para traçar a concepção do que o aplicativo precisa conter para que suas metas sejam atingidas. Em alguns casos, pode ser útil identificar os resultados que deseja atingir primeiro e, em seguida, retroceder para formular a melhor estratégia para atingir essas metas.

    Ao planejar o outline da dimensão, defina cuidadosamente os requisitos e os objetivos de geração de relatórios. O esforço gasto no planejamento do outline é recompensado na geração de relatórios.

  2. Definir dimensões (como Regra, Saldo, dimensões de negócios, dimensões de PDV e assim por diante) usando o Console de Aplicativo do Profitability para criar os principais objetos no aplicativo.

  3. Implante o banco de dados do Profitability and Cost Management.

    Depois que um aplicativo é implantado, os usuários com o provisionamento de segurança apropriado podem executar tarefas de modelagem para mostrar o fluxo de fundos para alocações específicas de custo e receita. Os intervalos de origem e de destino de alocações são definidos como regras de cálculo personalizado e alocação que usam a interface do usuário do Profitability and Cost Management. Os PDVs (pontos de vista) representam condições de modelagem específicas e podem ser usados, por exemplo, para exibir os valores dos diferentes meses ou trimestres, para comparar os dados de orçamento versus dados reais ou para executar cenários a fim de medir o impacto de diversas alterações no resultado final.

  4. Preencha o banco de dados do Oracle Essbase subjacente com dados de custo e receita usando o Profitability and Cost Management ou diretamente no banco de dados.

  5. Identificar os drivers para especificar como calcular dados de custo e receita. Eles serão adicionados à medida que você definir alocações (regras).

  6. Crie regras e conjuntos de regras.

    Toda a estrutura de modelagem é controlada por meio da organização de conjuntos de regras e de regras sob POVs. Para cada PDV, as regras são organizadas em grupos executados na mesma região ou em uma região semelhante do banco de dados na mesma hora ou em uma hora semelhante. Esses grupos são chamados de conjuntos de regras. Eles determinam a ordem na qual as regras são executadas. As regras podem herdar seleções de membros padrão do PDV ou do nível do conjunto de regras para que os usuários possam definir uma região do banco de dados uma vez e usá-la muitas vezes, sem ter que especificá-la todas as vezes. Esses padrões são chamados "contextos".

  7. Valide a estrutura de aplicativos do Profitability and Cost Management para garantir que ela esteja de acordo com as regras de validação.

    A estrutura de modelagem do aplicativo é validada depois da criação para garantir que todas as alocações tenham sido calculadas e que os cálculos estejam equilibrados. Depois da validação, você implanta o banco de dados e, em seguida, calcula o aplicativo e analisa os resultados.

  8. Configure as exibições de análise e outras ferramentas de análise para que os usuários com funções Usuário e Visualizador possam utilizá-las.

  9. Calcule o aplicativo.

Para Usuários e Visualizadores

Todos os usuários, inclusive Usuários e Visualizadores, podem fazer a maioria das tarefas a seguir:

  • Analisar os resultados calculados. Também é possível usar o recurso de rastreamento de alocação para seguir visualmente o fluxo de fundos em todo o aplicativo, de modo progressivo ou regressivo.

  • Usar os recursos de análise para rastrear e reportar alocações de custo e receita.

Dica:

As descrições são uma maneira importante de documentar o processo de alocação e são usadas no relatório Documentação do Programa. Elas também são guias para Usuários e Visualizadores durante a seleção de exibições de análise e de outras ferramentas de análise. Para facilitar o uso, inclua uma descrição descritiva e completa sempre que possível.

Vídeos

Sua Meta Assista a Este Vídeo
Saiba como modelar dados no Profitability and Cost Management videocloud.png Visão Geral: Modelagem de Dados no Oracle Profitability and Cost Management Cloud