Utilize variáveis de substituição em scripts de cálculo do Essbase para armazenar valores que possam ser alterados. Utilize variáveis de substituição em runtime quando for necessário que utilizadores diferentes especifiquem valores diferentes para o mesmo script.
Por exemplo, se vários dos seus scripts de cálculo, fórmulas, filtros, scripts de relatórios e scripts de MDX precisarem todos de fazer referência ao mês atual, não irá querer pesquisar e substituir o mês aproximadamente a cada 30 dias em toda a sua biblioteca de artefactos do cubo. Em vez disso, pode definir uma variável de substituição denominada CurrMonth e alterar o respetivo valor atribuído em cada mês para o mês adequado. Todos os artefactos do cubo que referenciam a variável irão então fazer referência ao mês adequado.
Segue-se um exemplo de uma variável de substituição simples para representar o mês atual:
Nome da variável: CurrMonth
Valor: Jan
Os valores de variáveis de substituição aplicam-se a todos os utilizadores que executem um script de cálculo contendo a variável. Por exemplo, se CurrMonth tiver o valor Jan, todos os scripts contendo &CurrMonth serão executados para Jan. O âmbito de uma variável de substituição pode ser:
Para definir ou atualizar uma variável de substituição para um cubo específico,
Para definir ou atualizar uma variável de substituição para uma aplicação específica,
Para definir ou atualizar uma variável de substituição globalmente,
Uma vez definida a variável de substituição, pode utilizá-la em scripts de cálculo, fórmulas, filtros, scripts de MDX, regras de carregamento e relatórios. Para referenciar a variável, utilize o símbolo &
como prefixo da mesma.
Segue-se um exemplo de um script de cálculo que referencia uma variável de substituição:
FIX(&CurrMonth) CALC DIM (Measures, Product); ENDFIX
Segue-se um exemplo de uma fórmula que referencia uma variável de substituição:
@ISMBR(&CurrMonth)
As variáveis de substituição em runtime permitem-lhe declarar as variáveis e os respetivos valores no contexto de uma ação em runtime, tal como um script de cálculo, script de MaxL ou consulta de MDX. As variáveis de substituição em runtime podem ser atribuídas de forma a terem valores numéricos ou a fazerem referência a nomes de membros. É possível atribuir um valor por omissão no caso de um utilizador não alterar um valor de entrada de dados. Além disso, para os scripts de cálculo, o valor da variável pode ser preenchido em runtime a partir dos membros de uma dimensão apresentada numa grelha do Smart View. Para os scripts de cálculo com valores de variáveis preenchidos em runtime, deve lançar o script de cálculo a partir do Smart View, uma vez que a variável não tem qualquer definição fora do contexto da grelha.
As variáveis de substituição em runtime podem ser definidas no script de cálculo utilizando pares chave-valor:
SET RUNTIMESUBVARS { myMarket = "New York"; salesNum = 100; pointD = "Actual"->"Final"; }
Ou, para definir as variáveis de substituição em runtime com valores que mudam dinamicamente consoante o POV, atribua a definição ao POV e utilize sintaxe de XML para ativar prompts contextuais do Smart View.
Para obter mais informações, consulte
> Gallery > Technical > Calc
.