Transformar Dados Tabulares num Cubo

Aprendeu a criar cubos a partir de livros da aplicação. Também pode criar cubos a partir de dados tabulares. Os dados tabulares podem ser provenientes de qualquer sistema de origem (como um ERP) ou data warehouse, desde que os dados contenham factos e informações de dimensão, e estejam contidos numa folha de cálculo de um ficheiro do Excel.

Nesta tarefa, irá utilizar o Cube Designer para criar um cubo a partir de um relatório de Vendas e analisar a estrutura.

  1. No Excel, selecione o friso do Cube Designer e, em seguida, clique em Catálogo Imagem do ícone Catálogo no friso do Cube Designer..
  2. Na caixa de diálogo Ficheiros do Essbase, na Galeria, navegue até à pasta Technical > Table Format e clique duas vezes em Sample_Table.xlsx.

    O ficheiro Sample_Table.xlsx contém uma folha de cálculo, Sales, que representa um relatório de vendas simples e comum que pode receber de um membro da sua organização. Os títulos de coluna indicam a existência de medidas (como Units e Discounts), representações de períodos de tempo (como Time.Month e Time.Quarter), regiões geográficas (como Regions.Region e Regions.Areas) e produtos (como Product.Brand e Product.LOB).

    Com base neste relatório, pode criar uma aplicação e um cubo através de um método chamado introspeção, que consiste na inspeção de uma origem de dados física (neste caso, o ficheiro Sample_Table.xlsx) em busca de elementos de metadados do Essbase.

  3. No friso do Cube Designer, clique em Transformar Dados.
  4. Na caixa de diálogo Transformar Dados, pode aceitar os nomes por omissão da aplicação (Sample_Table) e do cubo (Sales) ou pode alterá-los.
  5. O Cube Designer inspeciona os dados tabulares para detetar relações que determinem a dimensão adequada.
  6. Clique em Executar e, quando lhe for pedido para criar o cubo, clique em Sim.
  7. Quando a tarefa estiver concluída, verá a caixa de diálogo Visualizador de Tarefas.
    Clique em Sim até o estado ser Êxito.
  8. Feche o Visualizador de Tarefas.
  9. Entre em sessão na interface da Web.
  10. Na página Aplicações, expanda a aplicação Sample_Table e selecione o cubo Sales.
  11. Clique no menu Ações à direita do cubo Sales e selecione Inspecionar.
  12. Selecione Estatísticas e no separador Geral, em Armazenamento, o número 4928 para Blocos de nível 0 existentes indica que foram carregados dados no cubo.
  13. Utilize o separador Geral na parte superior do verificador da base de dados para lançar a estrutura.
    No editor de estruturas, pode ver que o cubo Sales tem as seguintes dimensões: Measures, Time, Years, Geo, Channel e Product.
  14. Clique em Measures para aproximar os membros dessa dimensão.
    É possível reparar que os elementos Unidades, Descontos, Custos Fixos, Custos Variáveis e Proveitos são apresentados sob a forma de uma hierarquia simples.

Em Exportar e Modificar Metadados e Dados, irá criar uma hierarquia para Measures para poder ver Revenue net of Discounts e os custos totais (fixos e variáveis).