Criar uma Aplicação na Interface da Web do Essbase e Provisionar um Utilizador com Acesso e Consulta do Cubo

Em Noções sobre Livros da Aplicação, obteve informações sobre a estrutura de um livro da aplicação ao explorar o Sample_Basic_Dynamic.xlsx.

Agora, utilize este livro para aprender a criar uma aplicação na interface da Web do Essbase e a provisionar um utilizador com acesso e consulta do cubo.

Criar uma Aplicação na Interface da Web do Essbase

Utilize este livro para aprender a criar uma aplicação a partir de um livro na interface da Web do Essbase.

  1. Na interface da Web, na página Aplicações, clique em Importar.
  2. Na caixa de diálogo Importar, clique em Browser de Ficheiros (uma vez que o livro foi descarregado para o sistema de ficheiros local). Abra o livro da aplicação Exemplo do Armazenamento em Blocos (Dinâmico), Sample_Basic_Dynamic.xlsx, que gravou em Noções sobre Livros da Aplicação.
  3. Expanda Opções Avançadas e Opção de Criação, selecione Criar Base de Dados e, em seguida, selecione a caixa para carregar dados. Não é necessário selecionar Executar Scripts, porque todas as medidas e agregações nas hierarquias do cubo são calculadas dinamicamente no momento da consulta.
  4. Clique em OK. Daí a alguns instantes, a aplicação Sample_Dynamic e o cubo Basic são criados.
  5. Na página Aplicações, expanda a aplicação Sample_Dynamic e selecione o cubo Basic.
  6. Na lista Ações do cubo, selecione Estrutura. A estrutura é uma representação das dimensões no cubo Basic, conforme especificado no livro da aplicação. A estrutura é aberta num separador do browser distinto, o que lhe permite navegar entre a estrutura e outras ações da interface da Web.
  7. Visualize uma dimensão do cubo e, em seguida, defina o nível de detalhe inferior dos filhos dessa dimensão:
    1. Expanda a dimensão Ano para visualizar os trimestres.
    2. Expanda cada um dos trimestres para visualizar os meses.
Agora, todas as informações do livro da aplicação estão representadas no novo cubo.

Provisionar um Utilizador com Acesso e Consulta do Cubo

Agora, deve provisionar um utilizador com acesso e consulta do cubo.

  1. Entre em sessão como utilizador avançado. Isto permite-lhe provisionar outros utilizadores para as aplicações que criou.
  2. Regresse ao separador do browser da interface da Web e vá para Aplicações.
  3. Selecione a aplicação para a qual pretende provisionar o utilizador; neste exemplo, selecione Sample_Dynamic. Se selecionar o cubo em vez da aplicação, não poderá provisionar perfis de grupo de utilizador.
  4. Utilize o menu Ações para abrir o verificador de aplicações.
  5. Selecione o separador Permissões no verificador de aplicações.
  6. Selecione Imagem do ícone Acrescentar. para ver a lista de utilizadores no sistema e selecione Imagem do ícone Acrescentar. junto a cada utilizador para atribuir o respetivo acesso.
  7. Utilize os controlos de botão de rádio junto a cada utilizador para atribuir o respetivo acesso. Selecione Gestor da Base de Dados para cada utilizador acrescentado. O Gestor da Base de Dados detém controlo integral do cubo, mas não detém qualquer controlo sobre a aplicação.
  8. Clique em Fechar.

Em Analisar uma Aplicação no Smart View, irá para o Smart View, irá entrar em sessão como o utilizador que acaba de provisionar e, em seguida, irá consultar um cubo.