Criar Agregações

Crie uma agregação. O Essbase seleciona as views agregadas a serem acumuladas, as agrega com base na hierarquia de outlines e armazena os valores das células nas views selecionadas.

Criar agregações exige permissão de Acesso ao Banco de Dados.

Agregações são consolidações armazenadas intermediárias de cubos de armazenamento agregado, que consistem em uma ou mais views agregadas. As views agregadas armazenam interseções de nível superior. Isso oferece suporte para o desempenho da consulta, evitando agregações dinâmicas nas interseções mais comumente consultadas.

Se uma agregação incluir células agregadas dependentes dos valores de nível 0 que são alterados por meio de um carregamento de dados, os valores de nível superior são atualizados automaticamente no final do processo de carregamento de dados.


Imagem da caixa de diálogo criar agregações, em Jobs.

Para criar agregações:

  1. Na página Aplicativos, clique em Jobs.
  2. Do menu Novo Job, selecione Criar Agregações.
  3. Para Aplicativo, escolha um aplicativo.
  4. Para Banco de Dados, escolha um cubo.
  5. Como opção, informe um valor diferente de zero para Índice para Interrupção.

    Deixar o Índice para Interrupção em zero (o padrão) significa que não há uma taxa de interrupção definida.

    Considere esta opção se não houver um tipo comum de consulta conhecido executado pelos usuários do seu cubo e quiser melhorar o desempenho limitando o crescimento do cubo. O Essbase agrega as exibições selecionadas, com a exceção de que o crescimento máximo do cubo agregado não deve exceder a proporção especificada. Por exemplo, se o tamanho de um cubo for 1 GB, especificar o tamanho total como 1,2 significa que o tamanho dos dados resultantes não pode exceder 20% de 1 GB, para um tamanho total de 1,2 GB.

  6. Marque ou desmarque a caixa para Com Base nos Dados de Consulta.

    Se você marcar a caixa Com Base nos Dados da Consulta, o Essbase agregará uma seleção de exibições definidas com base na análise dos padrões de consulta do usuário. Essa é uma boa abordagem se tipos semelhantes de consultas geralmente forem executados pelos usuários do seu cubo.

    Essa caixa de seleção não tem efeito, a menos que você tenha ativado o rastreamento de consultas pela primeira vez. Para obter informações gerais sobre o rastreamento de consultas, consulte Seleção de Views com Base no Uso.

    Depois de ativar o rastreamento de consultas, aguarde tempo suficiente para coletar padrões de recuperação de dados do usuário antes de executar este job. Uma boa abordagem é preparar um conjunto de suas consultas mais importantes e de longa execução, habilitar o rastreamento de consultas, executar o conjunto de consultas preparado e, em seguida, executar este trabalho para criar uma exibição agregada com base no rastreamento de consultas.

    Enquanto o rastreamento de consultas está ativado, o custo da recuperação de células é registrado para cada combinação de nível. Este registro continua até você sair do aplicativo ou até você desativar o rastreamento de consulta (usando a instrução MaxLalterar banco de dados <dbs-name> disable query_tracking).

  7. Selecione se deseja ativar rollups alternativos.

    Marque essa caixa se seu cubo implementar hierarquias alternativas para membros ou atributos compartilhados e se você quiser incluí-los na agregação.

  8. Clique em Submeter.

Consulte Também

Agregação de Dados em um Cubo do ASO

Hierarquias em Cubos do ASO