Workflow de Partições Federadas

Partições federadas são um tipo de partição que permite que o Essbase consulte diretamente o Autonomous Data Warehouse, eliminando a necessidade de carregar dados no cubo do Essbase.

O workflow para usar partições federadas é:

  1. Verifique Planejar um Ambiente de Partição Federada.

  2. Verifique Pré-requisitos para Partições Federadas.

  3. Faça log-in na tenancy do Oracle Cloud Infrastructure da sua organização.

  4. Opcional: Provisione uma instância do Autonomous Data Warehouse. (Em vez disso, você pode optar por provisionar uma durante a próxima etapa).

    Nota:

    Aqui e em outras partes desta documentação de partições federadas, todas as referências ao Autonomous Data Warehouse devem ser consideradas como Oracle Autonomous Database sem Servidor com o tipo de carga de trabalho Autonomous Data Warehouse.

    Consulte Provisionar Autonomous Data Warehouse para Partições Federadas.

  5. Na listagem do Marketplace no Oracle Cloud Infrastructure, implante uma pilha do Essbase na mesma tenancy. Consulte Implantar o Essbase pelo Marketplace para Partições Federadas.

  6. Crie um esquema novo e vazio para uso na tabela de fatos. Consulte Criar um Esquema para Partições Federadas.

  7. Crie um aplicativo e um cubo do Essbase.

    Selecione um aplicativo e cubo BSO ou ASO como ponto de partida. Dependendo das circunstâncias, o cubo inicial pode já existir ou você pode criar um novo e depois criar a partição federada sobre ele.

    Se você não tiver certeza sobre com qual tipo de cubo começar, analise a tabela de comparações em Integrar Essbase com Banco de Dados Autônomo Usando Partições Federadas.

  8. Crie uma tabela de fatos no esquema vazio do Autonomous Data Warehouse.

    Para obter orientações sobre tabelas de fatos (e dimensões dinâmicas), consulte Saber Mais Sobre Tabelas de Fatos e Dimensões Dinâmicas.

  9. Defina uma conexão que permita que o Essbase acesse o esquema no Autonomous Data Warehouse, conforme mostrado em Criar uma Conexão para Partições Federadas.

    Para criar uma conexão global, você precisa ter a atribuição de administrador de serviço. Para criar uma conexão no nível do aplicativo, você precisa ter atribuição de usuário, além de permissão de gerente de aplicativo no aplicativo.

  10. Faça log-in na interface web do Essbase e crie a partição federada, conforme descrito em Criar uma Partição Federada.

  11. Conclua um workflow para ativar operações de carga de dados do Essbase na tabela de fatos do Autonomous Data Warehouse. Consulte Carga de Dados da Partição Federada.

  12. Saiba mais sobre manutenção e solução de problemas da partição federada. Consulte Manutenção e Solução de Problemas de Cubo de Partição Federada.