Analisar Dados com Relatórios MDX

Você pode armazenar e renderizar consultas na interface web do Essbase usando relatórios MDX. A permissão mínima exigida para criar um relatório é a de Gerente de Banco de Dados.

A definição de Layouts usando a guia Análise Ad Hoc nem sempre pode ser a maneira mais eficiente de criar um relatório sofisticado. Se você souber exatamente o que deseja consultar, poderá usar o MDX para criar uma consulta para preencher a grade.

Para criar um relatório MDX:
  1. Faça log-in na interface web do Essbase como Gerente de Banco de Dados ou atribuição superior.
  2. Na página Aplicativos, expanda um aplicativo e selecione um cubo.
  3. Clique no menu Ações à direita do nome do cubo e selecione Analisar Dados.
  4. Na view Analisar, selecione a guia Relatórios e clique em Criar.
  5. Digite um nome para o relatório e, se desejar, uma descrição.
  6. No campo Consulta, digite uma consulta MDX relativa ao cubo atual. Por exemplo:
    SELECT
      {([West].children)}
    ON COLUMNS,
      {([Diet].children)}
    ON ROWS
    

    A consulta deve conter as especificações dos eixos de linha e coluna. Em outras palavras, a sintaxe da consulta deve incluir as especificações de ON COLUMNS e ON ROWS, mesmo que apenas um conjunto vazio {} seja especificado para um eixo.

    Como o contexto de Analisar Dados é o cubo ativo, recomenda-se que você omita a especificação de cubo opcional (a cláusula FROM) dos relatórios MDX. A omissão da cláusula FROM permite maior flexibilidade - se o cubo for copiado ou renomeado, o relatório funcionará no novo cubo.

    As variáveis de substituição são suportadas nos relatórios MDX, mas não as variáveis de substituição de runtime. Para usar variáveis de substituição de runtime, salve a consulta MDX como script e execute-a no Smart View usando Calcular na faixa de opções do Essbase.

  7. Clique em Validar para verificar a sintaxe MDX e, em seguida, clique em Salvar.
  8. No painel Relatórios à esquerda, selecione o relatório salvo para renderizar uma grade.

Para saber mais sobre MDX, consulte MDX e Gravando Consultas MDX.

Acesso a Relatórios MDX

A maneira como você trabalha com relatórios depende de seu acesso a cubos.

Os usuários com, no mínimo, a atribuição de nível de aplicativo de Acesso ao Banco de Dados podem renderizar relatórios MDX salvos criados por terceiros: Os dados que um usuário vê exibidos no relatório dependem do acesso de filtro desse usuário.

Além de renderizar relatórios salvos, os usuários com Acesso ao Banco de Dados podem exportar os conjuntos de resultados em vários formatos: HTML, CSV, Excel e JSON.

Os usuários com Acesso ao Banco de Dados também podem exibir a consulta MDX que define o relatório, clicando no menu Ações ao lado do nome do relatório e selecionando Exibir.

Se você tiver pelo menos a atribuição de Gerente de Banco de Dados, poderá usar relatórios da mesma maneira que os usuários de Acesso ao Banco de Dados podem. Além disso, você pode editar e excluir relatórios usando o menu Ações.

Se você for Administrador de Serviços, poderá também usar o botão Executar como para personificar outros usuários e verificar seus acessos a dados. Isso pode ser útil para testar filtros designados a vários usuários.

Exemplos de Relatórios MDX

Os exemplos de MDX desta seção demonstram tipos especiais de análises que você pode executar, usando relatórios MDX, que não são facilmente realizados na view Análise Ad Hoc.

Os exemplos a seguir foram planejados para funcionar no cubo Sample Basic.

Relatório de Metadados

O exemplo a seguir só retorna metadados (nomes de membro, mas nenhum dado):

SELECT 
  {[Product].Levels(1).Members} 
ON ROWS, 
  {} 
ON COLUMNS

retornando a grade:

A saída do relatório mostra Membros de produto 100, 200, 300, 400 e Diet

Relatório de Atributos

O seguinte exemplo usa, em colunas, membros de uma dimensão de atributo:

SELECT 
 [Product].Children 
ON ROWS, 
 [Ounces].Children 
ON COLUMNS 
WHERE {Sales}

retornando a grade:

A saída do relatório mostra, em linhas, Membros de produto 100, 200, 300, 400 e Diet Em colunas, são mostrados os membros de atributo: Ounces_32, Ounces_20, Ounces_16 e Ounces_12

Relatório Filtrado

O exemplo a seguir usa um slicer (cláusula WHERE) para limitar a consulta a Cola. Além disso, a função Filtro limita os mercados de nível 0 na consulta àqueles que têm lucro negativo.

SELECT
  { Profit } 
ON COLUMNS,
  Filter( [Market].levels(0).members, Profit < 0) 
ON ROWS
WHERE {Cola}

retornando a grade:

A saída do relatório mostra, em linhas, membros de Mercados Oregon, Utah, Nevada, Oklahoma, Louisiana, Ohio, Wisconsin, Missouri e Iowa. Em colunas, é mostrado Lucro. Todos os valores de dados são negativos.

Relatório de UDA

O exemplo a seguir mostra dados de Produto para membros da dimensão Market que têm um atributo definido pelo usuário (UDA) "Major Market." Um slicer (cláusula WHERE) limita a consulta a incluir apenas dados de Vendas.

SELECT 
  [Product].Children 
ON ROWS, 
  {Intersect(UDA([Market], "Major Market"), [Market].Children)} 
ON COLUMNS 
WHERE {Sales}

retornando a grade:

A saída do relatório mostra, em linhas, Membros de produto 100, 200, 300, 400 e Diet Em colunas, são mostrados os maiores mercados East e Central.