Criar Conexões e Origens de Dados para Drivers JDBC Genéricos

Use esse workflow para permitir que o Essbase estabeleça conexão com qualquer origem de dados JDBC, usando drivers cujo upload é feito por você no Servidor Essbase.

Se você for administrador de implantação do Essbase, poderá configurar o Essbase para usar seus drivers preferenciais que você transfere por upload para a máquina servidor do Essbase. A Oracle testou a conectividade JDBC do Essbase usando drivers Oracle. Para usar drivers JDBC de outros fornecedores, verifique a documentação do driver para saber os requisitos sobre especificação do URL e das credenciais da origem de dados JDBC. Para quaisquer etapas relacionadas ao desempenho, consulte a documentação JDBC do fornecedor.

Nota:

Certifique-se de que o driver JDBC usado com o Essbase siga o método setFetchSize para controlar a memória usada durante o processamento do conjunto de resultados. Para um desempenho ideal dos processos de carregamento de dados e criação de dimensões, o Essbase busca 1.000 registros por chamada de rede.

Para configurar o Essbase para usar drivers JDBC genéricos,

  1. Estabeleça conexão com a máquina servidor do Essbase usando SSH.

  2. Crie manualmente um diretório de drivers na <Home do Produto Essbase> na instância do servidor.

    Certifique-se de que drivers tenha todas as letras minúsculas, uma vez que o caminho distingue maiúsculas de minúsculas.

  3. No site do seu fornecedor, faça download dos arquivos JARs do driver JDBC que você deseja usar.

    O driver JDBC do Oracle Database suportado pelo Essbase é ojdbc8.jar.

    Se você usar o Autonomous Data Warehouse, precisará fazer download do arquivo compactado completo (ojdbc8-full.tar.gz) contendo o driver Oracle JDBC Thin e os JARs de acompanhamento.

  4. Faça upload dos jars do driver JDBC para o diretório drivers na instância do Essbase.

    Faça upload de apenas uma versão de cada driver de banco de dados para o diretório drivers. Por exemplo, não faça upload de sqljdbc41.jar e sqljdbc42.jar, senão o Essbase usará o mais antigo (uma vez que ele aparece primeiro no CLASSPATH).

    Se você usar o Autonomous Data Warehouse, extraia o arquivo compactado (ojdbc8-full.tar.gz) e mova todo o conteúdo diretamente para o diretório drivers (não uma subpasta).

  5. Crie conexões com os drivers JDBC.

    1. Na interface web do Essbase, clique em Origens e, em seguida, em Conexões.

      Ou, para definir a conexão e a Origem de Dados no nível do aplicativo, em vez de globalmente, comece na página Aplicativos em vez da página Origens, clique no nome de um aplicativo e, em seguida, clique em Origens.

    2. Clique em Criar Conexão e selecione JDBC.

      Para encontrar o driver JDBC, o Essbase examina a pasta drivers. Se nenhum arquivo jar for encontrado, o Essbase retornará um erro Classe Não Encontrada (ou falha ao carregar driver) quando você testar a conexão.

    3. Na tela Criar Conexão,

      1. Forneça um nome para a conexão JDBC. Por exemplo, Oracle JDBC.

      2. No campo URL, forneça a string de conexão JDBC. Por exemplo, jdbc:oracle:thin:@myserver.example.com:1521/orclpdb.example.com. Obtenha a string de conexão JDBC do provedor JDBC.

        O formato de sintaxe acima só se aplica ao Oracle Database. Consulte Mais Exemplos de Conexão para Drivers JDBC Genéricos se você estiver trabalhando com outros provedores.

      3. Para os campos Usuário e Senha, digite as credenciais de um usuário autorizado a acessar o banco de dados.

      4. No campo Driver, forneça o nome de classe totalmente qualificado do driver JDBC. Por exemplo, oracle.jdbc.driver.OracleDriver.


      Caixa de diálogo Criar Conexão para o tipo de conexão do driver JDBC. Nome: Oracle JDBC, URL: jdbc:oracle:thin:@myserver.example.com:1521/orclpdb.example.com, Usuário: essbase, Senha: (obscurecida), Driver: oracle.jdbc.driver.OracleDriver, Descrição: Conexão do Oracle JDBC 8

      Para drivers Oracle, especifique o URL usando as seguintes diretrizes de sintaxe:

      • Se o Oracle Database estiver registrado em um listener, você poderá usar o Nome do Serviço no URL em vez do SID, usando a sintaxe curta jdbc:oracle:thin:@<host>:<port>/<servicename>. Exemplo:

        jdbc:oracle:thin:@myserver.example.com:1521/orclpdb.example.com
      • O exemplo a seguir usa o Nome do Serviço com sintaxe longa.

        jdbc:oracle:thin:@(DESCRIPTION=(ADDRESS=(host=myserver.example.com)(protocol=tcp)(port=1521))(CONNECT_DATA=(SERVICE_NAME=orclpdb.example.com)))
      • Para usar o Oracle System ID (SID) que identifica exclusivamente o banco de dados, use a sintaxe jdbc:oracle:thin:@<host>:<port>:<SID>. Por exemplo:

        jdbc:oracle:thin:@myhost:1521:orcl
      • Se você estiver usando o Autonomous Data Warehouse, na sintaxe do URL, inclua a variável de ambiente TNS_ADMIN especificando o caminho para a wallet. A wallet pode estar em qualquer lugar na máquina servidor do Essbase, mas você deve fornecer o caminho completo, usando uma sintaxe semelhante a jdbc:oracle:thin:@database_service_name?TNS_ADMIN=walletpath.

        Exemplo do Linux

        jdbc:oracle:thin:@adwsql_low?TNS_ADMIN=/scratch/oracle_home/dist/essbase/drivers/adwConn

        Exemplo do Windows

        jdbc:oracle:thin:@adwsql_low?TNS_ADMIN="C:\\Oracle123\\Middleware\\Oracle_Home\\essbase\\drivers\\adwConn"

        Exemplo em uma Implantação do OCI

        jdbc:oracle:thin:@adwsql_low?TNS_ADMIN=/u01/data/essbase/catalog/users/firstname.lastname@example.com/adwconn

      Os exemplos acima só funcionam no Oracle Database. Consulte Mais Exemplos de Conexão para Drivers JDBC Genéricos se você estiver trabalhando com outros provedores.

    4. Clique em Testar para validar a conexão e, se bem-sucedido, clique em Criar.

    5. Verifique se a conexão foi criada com sucesso e aparece na lista de conexões.

  6. Crie Origens de Dados por meio de conexões de driver JDBC genérico.

    1. Clique em Origens de Dados e clique em Criar Origem de Dados.

    2. Na caixa drop-down Conexão, selecione o nome da conexão que você acabou de criar; por exemplo, Oracle JDBC. As conexões no nível do aplicativo são prefixadas com o nome do aplicativo, no formato appName.connectionName.

    3. Forneça um nome para a Origem de Dados, por exemplo, OracleDB_Datasource.

    4. Se preferir, digite uma descrição da Origem de Dados, por exemplo, SAMPLE_BASIC_TABLE on Oracle Database.

    5. No campo Consulta, informe a consulta SQL apropriada que seleciona os dados que você deseja disponibilizar nessa Origem de Dados.

    6. Clique em Próximo. Se a instrução SQL estiver correta para consultar uma tabela, as colunas consultadas serão preenchidas.

    7. Altere qualquer coluna numérica para Duplo e clique em Próximo.

    8. Altere qualquer parâmetro adicional específico da origem, se aplicável, e clique em Próximo. Para obter informações sobre o uso de parâmetro, consulte Implementar Parâmetros para Origens de Dados.

    9. Verifique o painel de visualização. Você deverá ver os resultados da consulta que extrai as colunas de dados da origem externa.

    10. Se a visualização parecer correta, clique em Criar para terminar de criar a Origem de Dados.