Acessar Vários Servidores do Essbase Usando um URL do Smart View Centralizado

Você pode configurar um ponto único de acesso do usuário final no Smart View para várias instâncias do Essbase Server.

Para instâncias do Essbase implantadas de forma independente, não registradas nos Serviços Compartilhados do EPM, você pode usar Serviços de Provedor para configurar todos os Servidores Essbase para estarem acessíveis como nós em um único URL centralizado do Smart View.

Depois de fazer isso, os usuários do Smart View poderão acessar todos os Servidores Essbase utilizando apenas um URL em seus painéis de conexão.

Para configurar o acesso de URL centralizado,

  1. Na atual máquina do Essbase Server, navegue até o local dos scripts de clonagem.

    • Linux

      <Home do Produto Essbase>/modules/oracle.essbase.sysman/scripts/copyclusterkey
    • Windows

      <Home do Produto Essbase>\modules\oracle.essbase.sysman\scripts\copyclusterkey

    Se você não souber onde está a <Home do Produto Essbase> em seu ambiente, consulte Locais de Ambiente na Plataforma do Essbase para obter uma explicação.

  2. Copie o script cloneTokenManagerKeys (.sh ou .cmd) e o arquivo updatedClusterId.py no diretório bin da <Home do Domínio> da atual máquina do Essbase Server. Se não souber onde <Domain Home> está em seu ambiente, consulte Locais de Ambiente na Plataforma do Essbase para obter uma explicação.

    Para Linux,

    1. Copie cloneTokenManagerKeys.sh e updatedClusterId.py para $DOMAIN_HOME/bin. Por exemplo:

      /scratch/<home dir>/Oracle/Middleware/Oracle_Home/user_projects/domains/essbase_domain/bin
    2. Abra um prompt de comando no diretório $DOMAIN_HOME/bin e conceda a permissão de execução para cloneTokenManagerKeys.sh. Por exemplo:

      chmod +x cloneTokenManagerKeys.sh
    3. Execute o script, fornecendo um URL de servidor administrativo secundário para sincronizá-lo (para sign-on único usando Serviços de Provedor) com o servidor atual.

      A sintaxe é:

      ./cloneTokenManagerKeys.sh t3://<ADMIN-SERVER-NAME>:<ADMIN-PORT>

      Por exemplo:

      ./cloneTokenManagerKeys.sh t3://AdminServer2:7001

      Se houver vários ambientes para sincronizar, insira os URLs do Servidor de Administração para cada ambiente, delimitados por espaços. Por exemplo:

      ./cloneTokenManagerKeys.sh t3://AdminServer2:7001 t3://AdminServer3:7001

      Se TLS (SSL) for ativado, use o protocolo t3s para especificar o URL. Por exemplo:

      ./cloneTokenManagerKeys.sh t3s://AdminServer2:7002

    Para Windows,

    1. Copie cloneTokenManagerKeys.cmd e updatedClusterId.py para %DOMAIN_HOME%\bin. Por exemplo:

      C:\Oracle\Middleware\Oracle_Home\user_projects\domains\essbase_domain\bin
    2. Abra um prompt de comando no diretório %DOMAIN_HOME%\bin.

    3. Execute o script, fornecendo um URL de servidor administrativo secundário para sincronizá-lo (para sign-on único) com o servidor atual usando Serviços de Provedor.

      A sintaxe é:

      .\cloneTokenManagerKeys.cmd t3://<ADMIN-SERVER-NAME>:<ADMIN-PORT>

      Por exemplo:

      .\cloneTokenManagerKeys.cmd t3://AdminServer2:7001

      Se houver vários ambientes para sincronizar, insira os URLs do Servidor de Administração para cada ambiente, delimitados por espaços. Por exemplo:

      .\cloneTokenManagerKeys.cmd t3://AdminServer2:7001 t3://AdminServer3:7001

      Se TLS (SSL) for ativado, use o protocolo t3s para especificar o URL. Por exemplo:

      .\cloneTokenManagerKeys.cmd t3s://AdminServer2:7002
  3. Depois de finalizar o processo de sincronização, reinicie todos os Essbase Servers que você sincronizou com o Essbase Server atual. Consulte Iniciar, Interromper e Verificar Servidores.

  4. Configure os Essbase Servers adicionando-os ao gerenciamento de Serviços de Provedor com o uso da interface web do Essbase.

    1. Na interface web do Essbase, navegue até a Console e clique em Configuração.

    2. Vá para a guia URL Centralizado e clique em Adicionar.

    3. Na caixa de diálogo Adicionar Host, digite informações sobre um dos Essbase Servers. Forneça um Alias e um URL do Agente.


      Caixa de diálogo Adicionar Host. O alias digitado é PHX250. O URL digitado do Essbase é https://phx250.example.com:9001/essbase/agent.

    4. Clique em Submeter e clique novamente em Adicionar para adicionar mais Essbase Servers que você deseja tornar acessíveis por meio de um único URL do Smart View.


      Dois URLs centralizados configurados na Console da interface web do Essbase. O URL de descoberta do Essbase https://iad150.example.com:9001/essbase/agent está associado ao alias LocalMachine. Outro URL de descoberta do Essbase, https://phx250.example.com:9001/essbase/agent, está associado ao alias PHX250.

    5. No Smart View, faça log-in no Essbase Server que você acabou de configurar. Você deverá estar apto a estabelecer conexão com todas as instâncias que configurou para URL centralizado.


      Conexão privada do Smart View com dois nós de instância do servidor, PHX250 e LocalMachine, em um único URL, que é o da máquina local.

    6. Se, além disso, você quiser configurar acesso de alta disponibilidade (failover) a um aplicativo hospedado em um ou mais Essbase Servers que você configurou usando um URL centralizado, prossiga para Configurar e Gerenciar Clusters do Essbase Ativo-Ativo (Somente Leitura).