Exportar e Modificar Metadados e Dados

Em Transformar Dados Tabulares em um Cubo, você criou um aplicativo e um cubo com base em dados tabulares.

Nesta tarefa, você exportará o aplicativo e o cubo recém-criados para uma pasta de trabalho do aplicativo.

  1. Na interface web do Essbase, na página Aplicativos, expanda o aplicativo Sample_Table e selecione o cubo Vendas.
  2. No menu Ações, selecione Exportar para Excel.
  3. Na caixa de diálogo Exportar para Excel, selecione o Método de Criação para Exportação Pai-Filho.
  4. Selecione Exportar Dados e clique em OK.
    • Se o tamanho dos dados for inferior a 400 MB, os metadados e dados serão exportados para um arquivo do Excel chamado de pasta de trabalho do aplicativo. Salve a pasta de trabalho do aplicativo, Sales.xlsx, em sua área de Downloads. A pasta de trabalho do aplicativo define o cubo que você exportou.
    • Se os dados ultrapassarem 400 MB, eles serão salvos em um arquivo compactado e não serão incluídos no arquivo exportado em formato Excel. O arquivo ZIP que contém os dados e a pasta de trabalho do aplicativo pode ser baixado na página Arquivos .
  5. Abra Sales.xlsx.
  6. Role até a planilha Data.Sales para exibi-la. Essa é a planilha de dados do cubo.
    Examine as planilhas de cada dimensão. As planilhas de dimensão começam com Dim, inclusive a planilha para a dimensão Medidas.
  7. Usando a pasta de trabalho do aplicativo exportado, você pode fazer mais atualizações incrementais. Por exemplo, pode adicionar ou remover hierarquias, anexar uma fórmula a uma medida, alterar aliases e desenvolver cálculos, entre muitas outras tarefas.
As tarefas sequenciadas neste capítulo foram planejadas para mostrar a você como projetar e implantar cubos usando pastas de trabalho do aplicativo ou dados tabulares. Você pode aprimorar de forma incremental o design de seus cubos exportando-os para pastas de trabalho do aplicativo, fazendo modificações e reconstruindo.