A criação de um scorecard balanceado fornece uma visão clara dos vários aspectos de uma organização.
Geralmente, as empresas concentram-se intensamente em estratégias orientadas financeiramente sem considerar suficientemente outras perspectivas de contribuição. Como, em geral, as metas financeiras são retroativas, tendendo a ser definidas em termos de crescimento sobre números históricos, elas não são consideradas para condições de mercado futuras ou melhoria de objetivos. Um Balanced Scorecard é uma sistema de gerenciamento estratégico que mapeia a estratégia da organização em objetivos, medidas, alvos e iniciativas claras, organizadas em quatro perspectivas: Financeiro, Cliente, Processos de Negócios internos e Aprendizado e Crescimento. Essas perspectivas geralmente são estruturadas por perguntas, como "Para atingir sua visão, como devemos nos apresentar para nossos clientes?" ou "Para obter sucesso financeiro, como devemos nos apresentar para nossos acionistas?" Como metodologia, o Balanced Scorecard fornece aos negócios uma linguagem para definir estratégias que satisfaçam a inúmeras perspectivas relevantes. Da mesma maneira como demonstrações financeiras (declaração de rendimentos, demonstração dos fluxos de caixa e folha de balanço) descrevem a integridade financeira de uma organização, o Balanced Scorecard fornece uma estrutura para comunicar a estratégia de modo consistente e intuitivo. A ilustração traz uma representação dessas quatro perspectivas.
"As quatro perspectivas do scorecard permitem um equilíbrio entre objetivos de curto e longo prazo, entre os resultados desejados e os indicadores de desempenho desses resultados e entre medidas de objetivo rígidas e medidas mais brandas e subjetivas.” (Robert S. Kaplan, David P. Norton, “Vinculando o Balanced Scorecard à Estratégia”, California Management Review Reprint Series, 1996 da autoria dos Regentes da Universidade da Califórnia CMR, Vol. 39, Número 1, Outono de 1996).
O Oracle Scorecard and Strategy Management fornece quatro perspectivas padrão que você pode usar para definir estratégias que incluem todas as perspectivas relevantes, de forma holística, e para definir estruturas de estratégia que asseguram estabilidade e sucesso em todas as perspectivas.
Estas quatro perspectivas padrão, que fundamentam a metodologia Balanced Scorecard descrita por Dr. Robert Kaplan e Dr. David Norton, são:
Financeira — Usada para identificar medidas financeiras que ajudam a responder à pergunta: "Qual imagem passamos para nossos acionistas?"
Cliente — Usado para identificar medidas que ajudam a responder a essa pergunta: "Como os clientes nos Veem?"
Processo Interno — Usado para identificar medidas que ajudam a responder à pergunta: "Em que processos devemos nos distinguir?"
Aprendizado e Crescimento — Usado para identificar medidas que ajudam responder à pergunta: "Como poderemos continuar a melhorar e criar valor?"
Você pode personalizar as perspectivas fornecidas ou criar suas próprias perspectivas para alinhar melhor objetivos, iniciativas-chave e KPIs às suas competências de negócios.
Nota:
As quatros perspectivas de Kaplan e Norton refletem uma estratégia organizacional específica. Essas perspectivas e estratégias não necessariamente se adequam ao governo, setor público ou organizações sem fins lucrativos; no entanto, os objetivos e perguntas principais devem ser alteradas e suplementadas para capturar as estratégias desejadas.Consulte "O que É o Oracle Scorecard and Strategy Management?" para obter mais informações sobre o Oracle Scorecard and Strategy Management.
Nota:
Trate o balanced scorecard como um documento ativo. O processo de avaliação de objetivos, iniciativas e etc, é reiterativo. O processo deve fornecer não apenas perspectivas quantitativas, mas qualitativas sobre a integridade da sua organização e deve guiá-la de modo apropriado para atingir os resultados desejados.