No formato mais simples, um agente executa automaticamente uma determinada análise de catálogo com base em uma programação definida e examina os resultados de um determinado problema ou oportunidade.
Se o problema ou a oportunidade em questão for detectado nos resultados, um alerta será gerado e entregue aos destinatários e assinantes especificados do agente, usando as opções de entrega definidas para cada pessoa.
Para obter mais informações, consulte O que São Alertas? Para obter mais informações sobre opções de alerta, consulte Quais São os Dispositivos e Perfis de Entrega?
Para tratar requisitos muito complexos, os agentes podem chamar ações que acionem outros agentes, scripts, programas Java ou aplicativos. Os resultados podem ser transmitidos entre os agentes e a outros aplicativos ou serviços por meio de XML, HTML ou texto simples. Por exemplo, um agente poderá executar uma análise para identificar todos os pedidos de produtos atuais acima de um valor especificado em dólar que não podem ser atendidos por um abastecimento regional. Os resultados podem ser transmitidos a outro agente que executa uma análise para localizar fontes alternativas desses produtos. Um agente final pode ser acionado para enviar informações a um sistema CRM e notificar os representantes de conta apropriados sobre a fonte alternativa.
Você poderá ser automaticamente um destinatário de alertas gerados por alguns agentes, e agentes criados por terceiros podem estar disponíveis a você para inscrição. É possível também criar seus próprios agentes, se você tiver as permissões e responsabilidades apropriadas. Dependendo do nível de autoridade que você tiver, poderá compartilhar agentes seletivamente com terceiros e disponibilizar agentes a todos os usuários.