Quem Usa o Catálogo?

Vários usuários podem acessar o catálogo.

No Oracle BI EE, existem três usuários principais: clientes de conteúdo, designers de conteúdo e administradores do catálogo. Cada usuário executa tarefas distintas no catálogo e, consequentemente, cada um usa uma versão diferente da interface do catálogo. A funcionalidade que está disponível para um usuário pode não estar para outro. Além disso, os objetos e a funcionalidade do catálogo que estão disponíveis para um usuário dependem dos privilégios que são especificados pelo Administrador do Presentation Services e pelas permissões individuais do objeto, que, em geral, são definidas pelo designer de conteúdo.

Os consumidores de conteúdo podem usar a página Catálogo para exibir os objetos do business intelligence que são necessários para executar tarefas do dia a dia. Por exemplo, um gerente de vendas precisa acessar uma análise que monitore as vendas semanais de uma marca específica de bebidas das regiões Central e Leste. As permissões que são definidas pelo designer de conteúdo e pelo administrador do catálogo determinam quais tarefas os consumidores de conteúdo podem executar tanto em uma parte do conteúdo quanto dentro do catálogo. Por exemplo, os consumidores de conteúdo da Empresa A podem só procurar, exibir e interagir com objetos que foram designados a eles, mas os consumidores de conteúdo da Empresa B podem procurar e interagir com conteúdo, bem como criar conteúdo e armazená-lo em suas pastas pessoais.

Os designers de conteúdo são indivíduos que criam o conteúdo para os consumidores de conteúdo. Esses designers precisam de um acesso mais amplo ao catálogo para criarem, editarem e solucionarem problemas em objetos de maneira eficiente. O acesso deles à funcionalidade do catálogo é mais abrangente que a dos consumidores de conteúdo. No entanto, assim como acontece com o consumidor de conteúdo, as permissões do designer de conteúdo são definidas pelo administrador. Por exemplo, um designer de conteúdo deve armazenar e recuperar conteúdo de pastas públicas da área funcional de Vendas, mas não da área funcional de Operações. Ou um designer de conteúdo precisa ser designado a vários grupos de modo que possa fazer sign-in no Presentation Services como diferentes usuários para testar o conteúdo novo ou revisado.

Os administradores precisam do acesso mais abrangente ao catálogo; no entanto, seu acesso ainda é determinado pelos privilégios que são designados a suas atribuições pelo administrador do Presentation Services. Em geral, as tarefas do catálogo que o administrador executa incluem permissões de definição nos objetos e pastas do catálogo, arquivamento do catálogo, criação e gerenciamento de estruturas do diretório e gerenciamento de dados do usuário e do sistema.

Nota:

Com o tempo, podem surgir inconsistências no catálogo à medida que links são interrompidos, usuários são excluídos ou problemas no sistema de arquivos NFS são encontrados. Você pode validar periodicamente o catálogo para ser informado sobre inconsistências e tomar a ação corretiva adequada. Para obter informações sobre validação, consulte Validando o Catálogo no Guia do Administrador do Sistema do Oracle Business Intelligence Enterprise Edition.