Esse procedimento corresponde a uma etapa avançada do processo de construção de uma análise.
Para obter informações, consulte Qual é o Processo para a Construção de Análises?.
Use o Editor de Análise: guia Avançado para examinar o código XML e a instrução SQL lógica gerada para uma análise e opcionalmente criar uma análise com base nessa instrução SQL. Geralmente você precisa utilizar os recursos dessa guia, porque a maioria das funcionalidades para trabalhar com funcionalidades com análises é fornecida através da interface do usuário. A lista a seguir fornece exemplos de situações em que você pode querer examinar instruções SQL:
Você pode utilizar a seção Prefixo para substituir qualquer variável de usuário ou variável de sessão que tenha sido marcada como disponível para atualização. Você pode especificar diversas variáveis para atualização com uma linha de código.
Para substituir variáveis, use a seguinte sintaxe:
SET VARIABLE
var-name=value
Por exemplo, você pode definir as variáveis que serão mostradas na linha de código a seguir:
SET VARIABLE "My Variable"=4, DISABLE_CACTHE_HIT = 1, LOGLEVEL = 2;
Para obter informações sobre variáveis, consulte Onde Posso Fazer Referência a Variáveis?
Você pode alterar temporariamente o nível de registro de uma análise para solução de problemas, mesmo quando o registro estiver desativado para análises. Na seção Prefixo da guia Avançado, você pode especificar o seguinte:
SET VARIABLE LOGLEVEL=4;
Essa especificação executa a análise no nível 4, o que facilita a solução de problemas avançados. O nível padrão é 0, que indica não haver log. Você pode exibir os logs usando o link Exibir Log na página Administração: Gerenciar Sessões.
Consulte Guia do Criador de Repositório de Metadados para o Oracle Business Intelligence Enterprise Edition para obter informações sobre níveis de log.
Você pode inserir suas próprias instruções lógicas SQL. Esse procedimento elimina muitas funcionalidades do Oracle BI EE (como colunas hierárquicas, etapas de seleção, grupos e formatação), mas permite a você utilizar funções como DEFINIR operações.
Você pode criar uma análise utilizando as instruções SQL de uma análise existente como ponto de partida.
Antes de trabalhar com a guia Avançado, tenha em mente os seguintes pontos importantes:
Este procedimento aplica-se somente a usuários avançados e desenvolvedores com as responsabilidades apropriadas para acessar a guia Avançado. Presume-se que você entenda instruções SQL avançadas, tenha experiência em trabalhar com metadados do Oracle BI Server, esteja familiarizado com as informações de SQL da Referência de SQL Lógica e entenda o conteúdo e a estrutura das origens de dados subjacentes.
Esta guia fornece a área Cláusulas Avançadas de SQL, que permite a você adicionar cláusulas às instruções SQL e outros recursos avançados. Esses recursos, exceto pela capacidade de especificar um prefixo, são desativados para análises que contêm colunas hierárquicas, seleções de membros ou grupos.
Nota:
Você pode ver a instrução SQL lógica que uma análise está utilizando inserindo uma view de SQL lógica. Você também pode informar instruções SQL utilizando a página Administração: Emitir SQL.Para editar o código XML ou examinar a instrução SQL gerada para uma análise: