Definições de Permissão

Para controlar o acesso a objetos (como uma pasta no catálogo ou uma seção em um painel de controle), você designa permissões a atribuições do Aplicativo e usuários.

As permissões que você pode designar dependem do tipo de objeto com o qual você está trabalhando.

As permissões disponíveis na caixa de diálogo Permissão geralmente são permissões mães, o que significa que cada permissão mãe contém muitas permissões filhas (por exemplo, se a permissão Abrir for aplicada a uma pasta, os usuários dessa pasta poderão ler, cruzar e executar relatórios do Oracle BI Publisher localizados nessa pasta). A aplicação de permissões-pai, em vez da criação de permissões personalizadas para cada objeto, é uma maneira fácil de designar e manter permissões de forma consistente. As permissões-pai disponíveis diferem de acordo com o tipo de objeto com o qual você está trabalhando: pastas, objetos do BI Publisher ou objetos do business intelligence. Os objetos do BI Publisher incluem relatórios, modelos de dados, submodelos e modelos de estilo. Os objetos do Business intelligence incluem análises, painéis, KPIs, scorecards, filtros e prompts.

Se na caixa de diálogo Permissão você selecionar a permissão Personalizada, a caixa de diálogo Permissões Personalizadas será exibida, permitindo que você selecione as permissões a serem aplicadas ao objeto. Por exemplo, se estiver trabalhando com um objeto da pasta, você poderá selecionar as permissões atravessar, ler e excluir.

A tabela aqui inclui o nome de cada permissão e a respectiva definição. Para obter mais informações sobre as permissões mães que você pode designar a um objeto e sobre o que ela inclui, com base no tipo de objeto com o qual você está trabalhando, consulte Permissões Disponíveis por Tipo de Objeto


Permissão Descrição

Ler

Use essa opção para conceder autoridade de acesso, mas não de modificação, do objeto.

Gravar

Use essa opção para dar autoridade para editar o objeto.

Excluir

Use essa opção para conceder autorização de exclusão do objeto.

Percorrer

Use essa opção para conceder autoridade de acesso a objetos dentro da pasta selecionada quando o usuário não possuir permissão para a pasta selecionada. O acesso a esses objetos é necessário quando os objetos da pasta, como análises, são incorporados em um painel ou página do Aplicativo WebCenter Portal que o usuário tem permissão para acessar.

Por exemplo, se você conceder aos usuários a permissão Percorrer para a pasta /Pastas Compartilhadas/Teste, então eles podem acessar os objetos, por meio do Catálogo ou incorporados em painéis ou páginas do aplicativo WebCenter Portal, armazenados na pasta /Pastas Compartilhadas/Teste e armazenada em subpastas, como a pasta /Pastas Compartilhadas/Teste/Convidado. Porém, os usuários não podem acessar (ou seja, exibir, expandir ou procurar) a pasta e as subpastas do Catálogo.

Executar Relatório do Publisher

Use essa opção para dar autoridade para ler, atravessar a pasta que contém o objeto e gerar novamente o relatório para que ele inclua os dados mais recentes.

Programar Relatório do Publisher

Use esta opção para conceder autoridade para ler, percorrer a pasta que contém o objeto e programar o relatório.

Exibir Relatório do Publisher

Use esta opção para conceder autoridade para ler, percorrer a pasta que contém o objeto e exibir, mas não gerar novamente, o relatório.

Executar

Use esta opção para conceder autoridade para executar um objeto, como uma ação, um agente ou um livro de resumos.

Alterar Permissões

Utilize essa opção para dar autoridade para alterar as permissões do objeto.

Definir Responsabilidade

Use esta opção para conceder autoridade para designar novamente a propriedade do objeto.

Controle Total

Use essa opção para conceder autoridade de execução de todas as tarefas (por exemplo, modificar e excluir) no objeto.

Sem Acesso

Use essa opção para negar acesso ao objeto. A negação de acesso explicitamente passa a ter preferência sobre qualquer outra permissão.

Modificar

Use esta opção para conceder autoridade para ler, gravar e excluir o objeto.

Abrir

Use essa opção para conceder autoridade de acesso, mas não de modificação, do objeto. Se você estiver trabalhando com um objeto do Oracle BI Publisher, esta opção permitirá que você percorra a pasta que contém o objeto.

Personalizado

Use esta opção para exibir a caixa de diálogo Permissões Personalizadas, na qual é possível conceder permissões de leitura, gravação, execução e exclusão.

Concedido

Use essa opção para conceder autoridade de acesso a uma seção em um painel. Essa permissão só pode ser definida no painel. Ela substitui quaisquer permissões de catálogo definidas em objetos da seção que impediriam as atribuições e usuários correspondentes de acessá-las (por exemplo, Sem Acesso). Para obter mais informações, consulte Alterando as Propriedades de um Painel e de suas Páginas

Negado

Use essa opção para negar o acesso a uma seção em um painel. Essa permissão só pode ser definida no painel. Ela substitui quaisquer permissões de catálogo definidas em objetos da seção que permitiriam que as atribuições e usuários correspondentes tivessem acesso a elas (por exemplo, Exibir). Para obter mais informações, consulte Alterando as Propriedades de um Painel e de suas Páginas