B Solucionar Problemas de Visualização

Este tópico descreve os problemas comuns que você poderá encontrar ao trabalhar com visualizações e explica como solucioná-los.

Quando eu importo uma pasta de trabalho, recebo uma mensagem de erro dizendo que a pasta de trabalho, a origem de dados ou a conexão já existe

Quando você estiver tentando importar uma pasta de trabalho, poderá receber a seguinte mensagem de erro:

“Já existe uma pasta de trabalho, uma origem de dados ou uma conexão com o mesmo nome de algo que você está tentando importar. Deseja continuar a importar e substituir o conteúdo existente?”

Essa mensagem de erro é exibida porque um ou mais dos componentes exportados com a pasta de trabalho já estão no seu sistema. Quando uma pasta de trabalho é exportada, o arquivo .DVA de saída inclui as origens de dados e a string de conexão associados à pasta de trabalho. Para resolver esse erro, você pode clicar em OK para substituir os componentes no seu sistema ou então em Cancelar, para entrar no seu sistema e excluir manualmente os componentes.

Essa mensagem de erro também é exibida quando a pasta de trabalho que você está tentando importar não contém dados. Quando você exporta uma pasta de trabalho sem dados, os metadados da pasta de trabalho e da origem de dados são incluídos no arquivo .DVA. Para resolver esse problema, você pode clicar em OK para substituir os componentes no seu sistema, ou em Cancelar, para entrar no seu sistema e excluir manualmente a origem de dados ou a conexão que está causando o erro.

Quando tento criar uma conexão com o Teradata, acontece um erro e a conexão não é salva

Quando você estiver tentando criar uma conexão com o Teradata, poderá receber a seguinte mensagem de erro:

"Falha ao salvar a conexão. Não é possível criar uma conexão, pois há alguns erros. Corrija-os e tente novamente.”

Essa mensagem de erro é exibida porque a versão do Teradata que você está usando é diferente da versão suportada pelo Oracle Analytics Desktop. Para resolver esse problema, atualize o arquivo de configuração extdriver.paths. Esse arquivo de configuração se localiza aqui: C:\<seu diretório>\AppData\Local\OracleAnalyticsDesktop\extdrvier.paths. Por exemplo, C:\Users\jsmith\AppData\Local\OracleAnalyticsDesktop\extdriver.paths.

Para atualizar o arquivo de configuração extdriver.paths, remova o número da versão padrão do Teradata e substitua-a pelo número da versão do Teradata que estiver usando. Certifique-se de incluir \bin no caminho. Por exemplo, se estiver usando o Teradata 14.10, então altere C:\Program Files\Teradata\Client\15.10\bin para C:\Program Files\Teradata\Client\14.10\bin. Consulte O que acontece se eu estiver usando uma versão do Teradata diferente da suportada pelo Oracle Analytics Desktop?

Eu tenho problemas quando tento atualizar dados de origens de dados baseadas em arquivo

Tenha em mente os seguintes requisitos ao atualizar dados das origens de dados Microsoft Excel, CSV ou TXT:

  • Para atualizar um arquivo do Excel, certifique-se de que o arquivo de planilha mais novo contenha uma planilha com o mesmo nome que o original que foi transferido por upload. Se estiver faltando uma planilha, será necessário corrigir o arquivo para correlacionar as planilhas com o arquivo original transferido por upload.
  • Se no arquivo Excel, CSV ou TXT que você recarregar estiverem faltando algumas colunas, você receberá uma mensagem de erro informando que houve falha na recarga dos seus dados. Se isso acontecer, corrija o arquivo de forma que corresponda às colunas do arquivo original transferido por upload.
  • Se o arquivo Excel, CSV ou TXT que você usou para criar a origem de dados tiver sido transferido ou excluído, o caminho da conexão será excluído na caixa de diálogo Origem de Dados. Você pode reconectar a origem de dados ao seu arquivo de origem ou conectá-la a um arquivo substituto, clicando com o botão direito do mouse na origem de dados no painel Exibir e, no menu Opções, selecionar Recarregar Dados. Você poderá então navegar até o arquivo e selecioná-lo, para carregá-lo.
  • Caso tenha recarregado um arquivo Excel, CSV ou TXT com novas colunas, elas serão marcadas como ocultas e não aparecerão no Painel de Dados para pastas de trabalho existentes que usam o conjunto de dados. Para mostrar essas colunas, clique na opção Oculto.

Suas planilhas do Excel devem ter uma estrutura específica. Consulte Sobre Arquivos para Conjuntos de Dados.

Não consigo atualizar dados de uma origem de dados MongoDB

Na primeira vez em que você estabelece conexão com o MongoDB, o driver do MongoDB cria um arquivo de cache. Se o esquema do MongoDB tiver sido renomeado e você tentar recarregar uma origem de dados do MongoDB ou usar a origem de dados em uma pasta de trabalho, talvez você receba uma mensagem de erro ou o Oracle Analytics não responda.

Para corrigir esse erro, você precisa limpar o cache do MongoDB. Para limpar o cache, exclua o conteúdo do seguinte diretório: C:\<seu diretório>\AppData\Local\Progress\DataDirect\MongoDB_Schema. Por exemplo, C:\Users\jsmith\AppData\Local\Progress\DataDirect\MongoDB_Schema

Onde posso encontrar arquivos para me ajudar a diagnosticar um problema técnico?

Você pode gerar um arquivo de dump de diagnóstico para ajudar a resolver um problema específico. Este arquivo contém as seguintes informações:
  • Informações de atualização

  • Logs do instalador

  • Logs do componente do aplicativo contendo informações de status do Oracle Business Intelligence Presentation Server, Oracle Business Intelligence Server e outros componentes críticos

  • Logs do Jetty

  • Logs do DSS (Data Security Standard)

  • Logs do plug-in de metadados Webcat

  • Logs do Derby

  • Logs do Servidor do SAW (Server Administration Workbench)

  • Logs do Oracle Business Intelligence Presentation Server

  • Logs do Oracle Business Intelligence Server

  1. Abra o prompt de comando e passe para o diretório de instalação do Oracle Analytics Desktop (por exemplo, C:\Program Files\Oracle Analytics Desktop).
  2. Digite diagnostic_dump.cmd e, em seguida, digite um nome para o arquivo de saída .zip (por exemplo, output.zip).
  3. Pressione Enter para executar o comando.

    Você encontra o arquivo .zip de saída de diagnóstico no diretório de instalação.

Eu preciso descobrir mais informações sobre um problema específico.

O fórum da comunidade é outro ótimo recurso que você pode usar para descobrir mais informações sobre o problema que está tendo.

Você pode encontrar o fórum aqui: Fórum da Comunidade Oracle.