Sobre a recuperação de desastres

Um desastre pode ser qualquer evento que coloque seus aplicativos em risco, desde quedas de rede até falhas de equipamento até desastres naturais. Um plano de recuperação de desastres (DR) bem arquitetado permite que você se recupere rapidamente de desastres e continue a fornecer serviços aos seus usuários.

O Oracle Cloud Infrastructure oferece infraestrutura e serviços altamente disponíveis, seguros e escaláveis que permitem recuperar suas cargas de trabalho na nuvem de forma rápida, confiável e segura.

Conceitos de DR

O primeiro passo no planejamento de DR envolve a determinação do objetivo de tempo de recuperação (RTO) e do objetivo de ponto de recuperação (RPO).

O RTO é o horário de destino no qual um determinado aplicativo deve ser restaurado após um desastre. Normalmente, quanto mais críticos forem os aplicativos, menor o RTO.

O RPO é o período após um desastre para o qual o aplicativo pode tolerar dados perdidos antes que o desastre comece a afetar os negócios.

Para criar um plano que garanta a recuperação de seus aplicativos após um desastre e seja econômico, você deve considerar o tempo alvo para recuperação e a tolerância à perda de dados.

Cenários de desastres

O planejamento para DR requer uma compreensão completa de todos os cenários possíveis que podem causar desastres.

  • Falha no Aplicativo

    Um aplicativo pode falhar na Falha de Rede de falhas na infraestrutura subjacente ou problemas relacionados a alterações na configuração de software ou hardware. É importante incluir a capacidade de monitoramento no design da solução de DR para que as falhas de aplicativos sejam detectadas e os alertas sejam enviados. Dependendo de seus requisitos, sua solução de DR pode variar de simplesmente fazer backup de dados e configurações de aplicativos para uma configuração de failover totalmente ativa para ativa que mitiga perfeitamente muitos tipos de falhas.

  • Falha de Rede

    Para DR, considere possíveis interrupções de rede em seu ambiente de nuvem. Por exemplo, se você usar uma conexão IPSec VPN para conectar seus data centers locais ao Oracle Cloud, a conexão IPSec VPN poderá apresentar problemas de desempenho ou interrupção de rede. Recomendamos configurar várias conexões IPSec VPN ou usar conexões FastConnect e IPSec VPN para que você tenha redundância suficiente nas suas conexões de rede.

  • Falha do Centro de Dados

    Um evento inesperado pode afetar todo um data center (domínio de disponibilidade). Em seu design de solução de DR, planeje esse tipo de falha. Se sua região tiver vários domínios de disponibilidade, recomendamos implantar seus aplicativos nos domínios de disponibilidade para acomodar possíveis problemas para um data center específico. Se sua região tiver apenas um domínio de disponibilidade, considere uma combinação de vários domínios de falha e configurações de várias regiões, conforme definido nas recomendações para uma falha na região.

  • Falha na Região

    Um desastre natural pode fazer com que toda uma região do Oracle Cloud Infrastructure fique fora de serviço. Este cenário pode ser um dos casos mais graves em seu design de DR. Para proteger contra esse cenário, implante suas cargas de trabalho em várias regiões do Oracle Cloud Infrastructure. Dependendo das suas metas de DR (RTO e RPO), você pode fazer backup ou replicar seus dados para outra região ou configurar um standby totalmente ativo para ativo em outra região.

Log de Alteração

Esse log lista alterações significativas: