Saiba como Proteger Aplicativos Web com Base em Microsserviços de Ciberataques

Aplicativos Web são componentes críticos de ambientes digitais de hoje.As atividades mal-sucedidas por atores inválidos podem roubar dados confidenciais, propagar malware e, por fim, resultam em mágicas empresas e seus clientes. Usar o WAF (Web Application Firewall) no Oracle Cloud Infrastructure fornece a segurança e a garantia necessárias de cargas de trabalho protegidas na nuvem.

Quando os aplicativos são implantados na nuvem pública, é necessário protegê-los e protegê-los em cada nível. O serviço WAF no Oracle Cloud Infrastructure fornece uma abordagem em camadas para proteger aplicativos contra cyberataques. Alguns dos recursos incluem, mas não se limitam a:

  • Mais de 250 regras predefinidas de Open Web Access Security Project (OWASP), aplicativo e regras de proteção específicas de conformidade
  • Inteligência de thread agregada de várias origens, incluindo Webroot BrightCloud®
  • Gerenciamento Avançado de Bots com verificação de JavaScript, desafio de CAPTCHA, lista branca, impressão digital do dispositivo e algoritmos de interação humana
  • Controle de acesso baseado em regras, incluindo cabeçalhos HTTP, padrões de URL, geolocalização e características de endereço IP
  • Proteção de ataque de negação de serviço distribuída da camada 7 (DDoS)

A imagem a seguir lista os recursos de segurança do WAF no Oracle Cloud Infrastructure.



Antes de Começar

Essa solução pressupõe que um aplicativo RESTful Java já esteja implantado no Oracle Container Engine for Kubernetes no Oracle Cloud Infrastructure. Consulte Disponibilizar um aplicativo RESTful Java baseado em microsserviços no Oracle Cloud.

Arquitetura

Este diagrama de arquitetura mostra o aplicativo completo de microsserviços do RESTful Java que é protegido por meio do WAF.

Cada microsserviço consiste no aplicativo executado em vários contêineres do Docker em um cluster do Kubernetes. O tráfego de aplicativo é roteado por meio do serviço de interface de rede, WAF, geralmente por meio de um DNS (Domain Name System). O WAF está configurado para encaminhar o tráfego de solicitação para o aplicativo por meio de um balanceador de carga. O balanceador de carga seleciona qual instância da aplicação é usada para processar uma solicitação. O número de instâncias da aplicação é controlado pelo cluster do Kubernetes e pode ser ampliado ou reduzido automaticamente. Use esta arquitetura para implantar aplicativos de microsserviços semelhantes.

  1. A aplicação cliente de Web service RESTFul, gravada em HTML/CSS/JavaScript, é usada para acessar a aplicação.
  2. O cliente se conecta com o aplicativo por meio do serviço WAF, voltado para a Internet, geralmente por meio de um DNS.
  3. O WAF está configurado para encaminhar o tráfego de solicitações para o aplicativo por meio de um balanceador de carga usando o endereço IP do balanceador de carga, nesse caso.
  4. A aplicação de back-end é um conjunto de contêineres do Docker em um cluster do Kubernetes. Normalmente, mais de uma cópia da aplicação é implantada e o balanceador de carga é usado para selecionar com qual instância da aplicação o cliente se comunica.
  5. A aplicação usa Oracle Cloud Infrastructure Database para persistência. Os dados armazenados são enviados para o banco de dados. Nenhum estado foi salvo no cluster do Kubernetes.

Sobre Serviços e Funções Necessários

Essa solução requer os seguintes serviços:

  • Oracle Cloud Infrastructure Database
  • Oracle Cloud Infrastructure Container Engine for Kubernetes
  • Oracle Cloud Infrastructure Registry

Para usar o Oracle Cloud Infrastructure WAF, você deve ter privilégios suficientes definidos em waas-policy. Se você tentar executar uma ação e receber uma mensagem de que não tem permissão ou que não é autorizado, confirme com o administrador o tipo de acesso que você recebeu e qual compartimento deve trabalhar.

Para permitir que um grupo de usuários específico gerencie políticas no WAF:

Allow group <GroupName> to manage waas-policy in compartment <CompartmentName>
Allow group <GroupName> to read waas-work-request in compartment <CompartmentName>

Consulte Saiba como obter serviços do Oracle Cloud para Oracle Solutions para obter os serviços de nuvem de que você precisa.