Saiba Mais Sobre Fazendo Upgrade e Migrando um Banco de Dados com o Tempo Mínimo de Inatividade

Você tem um banco de dados grande e crítico para migrar para a nuvem e precisa fazer upgrade do banco de dados para uma versão suportada - e fazer isso com período de indisponibilidade quase zero. O upgrade de um banco de dados para uma versão compatível com a nuvem e a migração do local para a nuvem não precisa ser complexo ou demorado. Você pode mover o banco de dados para a nuvem junto com o upgrade para uma versão compatível com a nuvem e converter para uma arquitetura de banco de dados plugável (PDB) com uma opção de fallback.

Antes de Começar

Antes de atualizar e migrar um banco de dados, revise a solução de design relacionada.

Consulte Saiba mais sobre a redução de tempo de inatividade durante migrações de banco de dados (Design)

Arquitetura

Essa arquitetura mostra como fazer upgrade e migrar bancos de dados muito grandes de um sistema local para um sistema de alto desempenho, como o Oracle Database Exadata Cloud Service, na nuvem com período de indisponibilidade mínimo.

A migração de bancos de dados para a nuvem pode exigir que você atualize seu Oracle Database para uma versão mais recente. A partir do Oracle Database 18c, os bancos de dados na nuvem usam uma arquitetura de banco de dados plugável (PDB) Oracle Multitenant, portanto, a conversão de um banco de dados não plugável local em um banco de dados plugável na nuvem pode ser outra exigência durante a migração de seu banco de dados para a nuvem.

Para consolidação e atender aos requisitos de desempenho mais elevado, a migração para a nuvem também pode envolver a migração para um sistema Oracle Exadata no Oracle Cloud Infrastructure.

A seguir, descrição de upgrade-migrate-db.png
Descrição da ilustração upgrade-migrate-db.png

Neste cenário, estamos usando o Oracle GoldenGate e o Oracle Recovery Manager (RMAN) para executar as seguintes tarefas:

  1. Faça upgrade e migre um Oracle Database grande para uma versão de banco de dados suportada na nuvem. Nesse caso, estamos fazendo upgrade e migrando a versão 11.2.0.3 do Oracle Database da versão 18c local no Oracle Cloud Infrastructure.
  2. Mova o banco de dados do hardware tradicional local para o Oracle Database Exadata Cloud Service.
  3. Converta o banco de dados de um banco de dados não contêiner (não CDB ) em uma arquitetura de PDB multitenant durante a migração para a nuvem.
  4. Migrar com período de indisponibilidade quase zero junto com uma opção de fallback para obter uma cobertura gradual com o uso do Oracle GoldenGate.
  5. Mova terabytes de dados do local para a nuvem de forma rápida e segura.

Sobre a Migração e o Upgrade de um Banco de Dados para a Nuvem

Começando com o Oracle Database 12c, o Oracle Database Cloud Service suporta a arquitetura de banco de dados plugável (PDB) multitenant, o que significa que você deve converter um banco de dados que não seja de contêiner para migração na nuvem.

Ao migrar um Oracle Database 11.2.0.3 de versão mais antiga do on-premise para o Oracle Database 18c no Oracle Database Exadata Cloud Service, há 2 etapas de alto nível:

  1. Faça upgrade do banco de dados que não é contêiner para um banco de dados que não seja de versão superior.
  2. Converter o banco de dados não-container submetido a upgrade em um banco de dados de container.

A primeira etapa é importante e você deve decidir se deseja fazer upgrade da arquitetura no local ou na nuvem. Talvez você queira executar o upgrade local para separar problemas de upgrade de problemas de migração para a nuvem. No entanto, ao fazer isso nesse local pode demanda por ciclos de teste adicionais e hardware. Isso pode fazer mais sentido fazer o upgrade durante a migração e executar apenas uma rodada de testes na versão final atualizada do banco de dados na nuvem. O upgrade durante a migração será vantajoso se você não tiver o hardware disponível local para testar o upgrade ou se não tiver largura de banda para executar vários ciclos de teste locais e na nuvem.

Para a segunda etapa, você pode converter para uma arquitetura multitenant diretamente na nuvem.

Sobre Serviços, Produtos e Funções Necessários

Essa solução requer os seguintes serviços, produtos e funções:

Essa arquitetura suporta os seguintes componentes:

  • Região do Oracle Cloud Infrastructure: local de destino na nuvem ao migrar o banco de dados do local.
  • Oracle Database: Banco de dados de origem no local.
  • Oracle Database Cloud Service: Oracle Database na nuvem.
  • Oracle GoldenGate: Mecanismo para capturar uma réplica do Oracle Database local e entregá-la à nuvem.
  • Oracle Cloud Infrastructure Compute: Mecanismo para aceitar a entrega do banco de dados de réplica na nuvem.
  • Oracle Database Exadata Cloud Service: plataforma de alto desempenho na nuvem. Você tem acesso total aos recursos e operações disponíveis com o Oracle Database, mas com o Oracle proprietário e gerenciamento da infraestrutura do Oracle Exadata Database Machine. Cada instância contém um número predefinido de nós de computação (servidores de banco de dados) e servidores de armazenamento, todos vinculados por uma rede InfiniBand de alta velocidade e baixa latência e Software do Sistema Oracle Exadata inteligente.

Essas são as atribuições necessárias para cada serviço.

Nome do Serviço: Atribuição Necessário para...
Oracle Database: privilégios do sistema raiz ou sudo com a capacidade de executar comandos como raiz. Faça upgrade do banco de dados.
Oracle GoldenGate: usuário Crie uma réplica do Oracle Database local e entrege-a à nuvem. Um usuário do Oracle GoldenGate deve estar no banco de dados de origem para capturar transações.
Oracle Cloud Infrastructure Identity and Access Management: OCI_Administrator Controlar políticas e quem tem acesso aos recursos de nuvem da sua região. Você pode controlar o tipo de acesso que um grupo de usuários tem e a quais recursos específicos.

Consulte Saiba como obter serviços do Oracle Cloud para Oracle Solutions para obter os serviços de nuvem de que você precisa.