Sobre Comparações de Serviço

Para tomar decisões mais informadas sobre quais serviços de nuvem adotar, os arquitetos de soluções e administradores do CloudOps que consideram ofertas de nuvem populares precisam comparar os serviços de nossos concorrentes com os serviços semelhantes da Oracle Cloud Infrastructure (OCI).

Este guia apresenta aos profissionais do Google Cloud os principais recursos da OCI. Ele foi projetado para arquitetos de soluções e administradores do SysOps familiarizados com os recursos e a configuração do Google Cloud e desejam obter experiência configurando produtos da OCI imediatamente. Como o Google Cloud, a OCI é construída em torno de um conjunto básico de serviços de computação, armazenamento, banco de dados e rede e, acima de tudo, oferece um conjunto amplo e profundo de recursos com cobertura global. Este artigo fornece comparações destes conceitos gerais:
  • Regiões e Domínios de Disponibilidade
  • Contas, Marcação e Organização
  • Mapeamento de Serviço

Regiões e Domínios de Disponibilidade

Os produtos Google Cloud e OCI são implementados em variações semelhantes de regiões e domínios de disponibilidade.

Quase todos os produtos do Google Cloud são implantados em regiões localizadas em todo o mundo. Cada região compreende um grupo de data centers que estão relativamente próximos uns dos outros. O Google divide cada região em duas ou mais zonas de disponibilidade. Por definição, cada zona de disponibilidade do Google Cloud é isolada e independente de outras zonas do Google Cloud. Esse design ajuda a garantir que a disponibilidade de uma zona não afete a disponibilidade de outras zonas e que os serviços dentro das zonas permaneçam independentes uns dos outros.

Da mesma forma, o OCI é hospedado em regiões e domínios de disponibilidade. Uma região é uma área geográfica localizada e um domínio de disponibilidade abrange um ou mais data centers localizados em uma região. Uma região é composta de um ou mais domínios de disponibilidade. Os domínios de disponibilidade do OCI são isolados uns dos outros, tolerantes a falhas e raramente falham simultaneamente ou são afetados pela falha de outro domínio de disponibilidade. Quando configurar seus serviços na nuvem, use vários domínios de disponibilidade para garantir alta disponibilidade e proteger-se contra falha de recursos.

Para obter um mapeamento completo das regiões globais e domínios de disponibilidade da OCI, consulte Regiões de Nuvem - Infrastructure and Platform Services da OCI.

Cada domínio de disponibilidade contém três domínios de falha. Um domínio de falha é um agrupamento de hardware e infraestrutura dentro de um domínio de disponibilidade. Isso permite distribuir suas instâncias para que elas não fiquem no mesmo hardware físico em um único domínio de disponibilidade. Uma falha de hardware ou um evento de manutenção de hardware de computação que afeta um domínio de falha não afeta instâncias em outros domínios de falha.

O hardware físico em um domínio de falha tem fontes de alimentação independentes e redundantes, o que impede que uma falha no hardware da fonte de alimentação dentro de um domínio de falha de afete outros domínios de falha.

Os termos e conceitos de localização do Google Cloud são mapeados para os da OCI da seguinte forma:

Observação:

O Google Cloud não tem um conceito equivalente exato ao domínio de falha da OCI. Os recursos de tolerância a falhas e alta disponibilidade no Google Cloud são obtidos principalmente usando várias zonas em uma região. Cada zona no Google Cloud foi projetada para ser independente e isolada de falhas em outras zonas, fornecendo resiliência no nível da zona, ao contrário da OCI, que permite ter uma definição mais granular da posição final de um recurso de computação.

Contas, Marcação e Organização

Aqui, comparamos o que acontece quando você se inscreve em uma conta do Google Cloud e em uma conta do OCI e como esses serviços organizam essas contas.

Para usar um serviço do Google Cloud, você deve se inscrever em uma conta do Google Cloud. Depois de concluir esse processo, você pode iniciar qualquer serviço em sua conta dentro dos limites estabelecidos pelo Google, e esses serviços são cobrados em sua conta específica. Agora, para gerenciar esses recursos do Google Cloud, você pode, opcionalmente, designar seus próprios metadados a cada recurso na forma de tags.

Uma tag é um rótulo que você atribui a um recurso do Google Cloud. Cada tag consiste em uma chave e um valor opcional. As tags permitem categorizar seus recursos do Google Cloud de maneiras diferentes, por exemplo, por finalidade, proprietário ou ambiente. Você pode agrupar ainda mais e organizar seus recursos do Google Cloud com a ajuda de Assinaturas do Google Cloud e Grupos de Recursos do Google Cloud. Se uma organização tiver muitas assinaturas, elas poderão ser agrupadas em Grupos de Gerenciamento.

Da mesma forma, o OCI exige que você se inscreva no serviço. Quando sua solicitação for processada, você receberá uma tenancy no OCI. Por padrão, qualquer tenancy do OCI tem um compartimento raiz padrão, nomeado após a própria tenancy. O administrador da tenancy (administrador do compartimento raiz padrão) é qualquer usuário que seja membro do grupo Administradores padrão.

Os compartimentos ajudam a organizar e isolar recursos de nuvem de forma que eles só possam ser acessados por determinados grupos que receberam permissão de um administrador da sua organização. Depois que os compartimentos são criados, eles podem receber seus próprios administradores que podem criar subcompartimentos e designar administradores delegados a cada um deles. O OCI suporta até uma hierarquia de compartimentos profunda de 6 níveis e o administrador de um compartimento pai tem plenos poderes sobre seus compartimentos filhos. Os compartimentos são globais e se estendem a todas as regiões da OCI em uma determinada tenancy.

O OCI Tagging permite que você anexe metadados arbitrários de formato livre a recursos de nuvem, como instâncias de computação. Os rótulos que as tags fornecem podem ajudar a organizar e controlar recursos. Por exemplo, você pode adicionar tags para descrever as organizações de negócios responsáveis por um recurso ou metadados operacionais necessários para gerenciar seus recursos de forma eficaz. Embora outras implementações de tags de nuvem pública suportem tags de formato livre, essa abordagem não fornece estrutura. A OCI oferece suporte a tags gratuitas, mas nossa solução vai além. Recomendamos o uso de nossas Tags Definidas, que eliminam muitas das desvantagens das abordagens de forma livre. Tags definidas suportam um esquema para ajudá-lo a controlar tags, garantir consistência e evitar spam de tags. Você pode até usar tags para criar scripts de ações em massa em seus recursos, para automatizar e simplificar tarefas.

O Google Cloud e a OCI têm limites flexíveis padrão em seus serviços para novas contas. O limite de serviço é a permissão definida em um recurso. Por exemplo, é permitido à sua tenancy um número máximo de instâncias de computação por domínio de disponibilidade. Esses limites flexíveis não estão vinculados a limitações técnicas para um determinado serviço - em vez disso, eles estão em vigor para ajudar a evitar que contas fraudulentas usem recursos excessivos e limitar o risco para novos usuários, impedindo-os de gastar mais do que o pretendido enquanto exploram a plataforma. Se você achar que seu aplicativo ultrapassou esses limites, também poderá solicitar um aumento no limite de serviço. Às vezes, esses limites podem ser aumentados automaticamente com base no uso de recursos e na posição da conta do OCI.

Mapeamento de Serviço

As tabelas a seguir fornecem uma comparação lado a lado dos vários serviços disponíveis no Google Cloud e na OCI.

Mapeamento do Serviço Compute

Esta tabela mapeia os serviços de computação do Google Cloud para serviços de computação do OCI comparáveis.

Mapeamento de Serviço de Armazenamento

Esta tabela mapeia os serviços de armazenamento do Google Cloud para serviços de armazenamento da OCI comparáveis.

Mapeamento de Rede e Serviço de Borda

Esta tabela mapeia a rede e os serviços de borda do Google Cloud para redes e serviços de borda da OCI comparáveis.

Mapeamento do Serviço de Banco de Dados

Esta tabela mapeia os serviços de banco de dados do Google Cloud para serviços de banco de dados do OCI comparáveis.

Mapeamento de Big Data, Análise Avançada e Serviço de IA/ML

Esta tabela mapeia big data, análises e serviços de IA/ML do Google Cloud para serviços da OCI comparáveis.

Mapeamento do Serviço de Mensagens e Notificações

Esta tabela mapeia os serviços de mensagens e notificações do Google Cloud para serviços OCI comparáveis.

Mapeamento de Serviço de Monitoramento

Esta tabela mapeia os serviços de monitoramento do Google Cloud para serviços OCI comparáveis.

Mapeamento do Serviço de Segurança e Identidade

Esta tabela mapeia os serviços de monitoramento do Google Cloud para serviços OCI comparáveis.

Observação:

Embora todos os serviços listados acima ofereçam funcionalidade semelhante no Google Cloud e na OCI, algumas diferenças podem existir em termos de recursos, recursos e integrações específicos. Ambas as plataformas de nuvem podem oferecer serviços adicionais e outras limitações, que não são documentadas aqui e além das mencionadas. A Oracle recomenda que você consulte a documentação e os recursos oficiais do Google Cloud e nossa página oficial do Oracle Cloud Infrastructure para obter informações mais detalhadas sobre como usar esses serviços de forma eficaz.