Saiba Mais Sobre a Implantação e a Configuração do Oracle Essbase para Usar um Oracle Autonomous Database

Se você estiver considerando mover instâncias do Oracle Essbase do local ou do Oracle Analytics Cloud - Essbase para o Essbase no Oracle Cloud Infrastructure, implante o Essbase usando a listagem do Oracle Cloud Marketplace e migre seus dados. O Essbase oferece valor instantâneo e maior produtividade para seus usuários empresariais, analistas, modeladores e tomadores de decisão, em todas as linhas de negócios da sua organização.

Você implanta o Essbase como parte da pilha, que inclui recursos do Oracle Cloud Infrastructure, como computação, armazenamento, componentes de rede e uma opção para selecionar uma instância existente do Oracle Autonomous Database. Você pode gerenciar esses componentes usando a Console do Oracle Cloud Infrastructure, o SDK, a CLI ou as APIs REST. Você pode configurar e personalizar suas implantações na nuvem, conforme necessário.

Arquitetura

Use essa arquitetura de implantação do Essbase como exemplo e para determinar os requisitos de segurança e acesso apropriados para sua organização.

A arquitetura consiste em uma rede virtual na nuvem, um balanceador de carga, um aplicativo e um Oracle Autonomous Database necessários para executar o Essbase no Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Esses hosts são colocados em máquinas virtuais separadas. Você pode implantar algumas instâncias em uma sub-rede pública e algumas instâncias em uma sub-rede privada. Esse tipo de implantação é útil quando a implantação inclui pontos finais voltados para a internet e não voltados para a internet. Por exemplo, se você colocar o bastion host em uma sub-rede pública, o bastion host receberá um endereço IP público e você poderá acessá-lo pela internet.

Você pode configurar um balanceador de carga público nas instâncias de aplicativo voltadas para a internet, em vez de colocar os servidores de aplicativos que atendem ao tráfego externo em uma sub-rede pública. As instâncias do balanceador de carga que estão na sub-rede pública recebem solicitações e as encaminham para o servidor do Essbase. Você pode acessar as instâncias em sub-redes privadas pela porta 22 por meio do bastion host. Para fazer isso, ative o encaminhamento de ssh-agent, que permite que você se conecte ao bastion host e, em seguida, acesse o próximo servidor encaminhando as credenciais do seu computador. Você também pode acessar as instâncias na sub-rede privada usando o tunelamento SSH dinâmico.

As instâncias na sub-rede privada podem, opcionalmente, exigir conexão de saída com a Internet para fazer download de patches de aplicativos e integrações externas. Para essa finalidade, use um gateway NAT (Network Address Translation) na sua VCN. Com um gateway NAT, os hosts na sub-rede privada podem iniciar conexões com a Internet e receber respostas, mas não receberão conexões de entrada iniciadas na Internet.

Você pode integrar o Essbase ao OCI Identity and Access Management para configurar a segurança e o acesso. O Administrador do Serviço pode fazer log-in na interface Web do Essbase para provisionar outros usuários.

Os backups automáticos e sob demanda do banco de dados no Oracle Cloud Infrastructure Object Storage podem ser configurados usando a Console do OCI. O backup do aplicativo pode ser configurado usando o recurso de backup baseado em política do Oracle Cloud Infrastructure Block Volumes.

Veja a seguir a descrição da essbase-deployment-cloud.png
Descrição da ilustração essbase-deployment-cloud.png

essbase-deployment-cloud-oracle.zip

A arquitetura é dividida nestes níveis:
  • Host do Bastion: Você pode usar esse host como um servidor jump para acessar as instâncias na sub-rede privada.
  • Balanceador de Carga: A instância do Oracle Cloud Infrastructure Load Balancing redireciona o tráfego HTTP(S) para a VM do Essbase.
  • VM de Computação do Essbase: Contém instâncias do servidor de aplicativos do Essbase.
  • Autonomous Database: Contém uma instância do Oracle Autonomous Database, que é usada pela instância do Essbase para seus esquemas de repositório.
Veja uma topologia de VCN de amostra; você define os tamanhos das sub-redes.
Componente Nome de Exemplo CIDR Detalhes
VCN vcn-std-1 10.0.0.0/16 VCN na qual todos os componentes da pilha do Essbase são implantados.
Sub-rede (Pública) Sub-rede Pública-vcn-std-1 10.0.0.0/24 Os hosts do balanceador de carga e do bastion são implantados nesta sub-rede que tem um endereço IP público.
Sub-rede (Privada) Sub-rede Privada-vcn-std-1 10.0.1.0/24 Sub-rede para o banco de dados do Oracle Autonomous Database e a VM do Essbase.

Sobre Serviços e Atribuições Necessários

Esta solução requer os seguintes produtos e serviços:

  • Oracle Cloud Infrastructure (OCI)
  • Oracle Essbase
  • OCI Identity and Access Management
  • Oracle Cloud Infrastructure Resource Manager
  • Oracle Cloud Infrastructure Load Balancing
  • Oracle Autonomous Database

Estas são as atribuições necessárias para cada serviço.

Atribuição Obrigatório para...
Administrador do Oracle Cloud Infrastructure Crie o seguinte:
  • Compartimento, políticas e Identity Access Management
  • Um usuário e um grupo do OCI Identity and Access Management
Administrador do Essbase Configure o seguinte:
  • Provisionamento e implantação da pilha
  • Valores de rede, banco de dados e criptografia usando o Vault
  • Testar a conectividade com o Essbase