Replicar Dados do Oracle Fusion SaaS para um Data Warehouse de Terceiros

Muitos clientes Oracle adotam uma arquitetura multinuvem para suas necessidades de negócios. Por exemplo, eles podem querer copiar uma réplica exata de dados no Oracle Fusion ERP para data warehouse de terceiros, como Snowflake ou Databricks, para executar análise de dados nos dados do Fusion e ajudá-los a tomar decisões baseadas em dados. Essa arquitetura permite esse modelo.

A capacidade de arquitetar uma solução multicloud entre esses data warehouses de terceiros e os aplicativos Oracle Fusion SaaS é desejável porque o pacote completo de aplicativos SaaS na nuvem da Oracle com inteligência artificial incorporada traz processos consistentes e uma única fonte de verdade nas funções de negócios mais importantes - desde planejamento de recursos empresariais, gerenciamento da cadeia de suprimentos e gerenciamento de capital humano até publicidade e experiência do cliente. Os aplicativos ajudam a melhorar o engajamento do cliente, aumentar a agilidade do seu negócio e reagir às mudanças mais rápido do que nunca.

Observe que essa arquitetura também pode se aplicar a data warehouses como Microsoft Azure ADSL e Amazon Web Services Redshift.

Arquitetura

Essa arquitetura mostra como replicar dados de aplicativos Oracle Fusion SaaS para data warehouses de terceiros como Snowflake Data Cloud, Azure ADLS ou AWS Redshift.

O diagrama a seguir ilustra essa arquitetura de referência.


Descrição de fusion-saas-snowflake-arch.png a seguir
Descrição da ilustração fusion-saas-snowflake-arch.png

fusion-saas-snowflake-arch-oracle.zip

A arquitetura tem os seguintes componentes:

  • Região

    Região do Oracle Cloud Infrastructure é uma área geográfica localizada que contém um ou mais data centers, denominada domínios de disponibilidade. As regioes sao independentes de outras regioes, e grandes distancias podem separá-las (entre paises ou ate continentes).

  • Rede virtual na nuvem (VCN) e sub-redes

    Uma VCN é uma rede personalizável definida por software que você configura em uma região do OCI. Como as redes tradicionais de data center, as VCNs oferecem total controle sobre seu ambiente de rede. Uma VCN pode ter vários blocos CIDR não sobrepostos que você pode alterar após a criação da VCN. Você pode segmentar uma VCN em sub-redes, com escopo definido para uma região ou para um domínio de disponibilidade. Cada sub-rede consiste em um intervalo contíguo de endereços que não se sobrepõem a outras sub-redes da VCN. Você pode alterar o tamanho de uma sub-rede após a criação. Uma sub-rede pode ser pública ou private.In essa arquitetura, o banco de dados autônomo e uma função para configurar o banco de dados são anexados a uma sub-rede privada. A instância de computação que hospeda o servidor Web e as funções que processam os fluxos são implantadas em uma sub-rede pública.

  • Gateway de roteamento dinâmico (DRG)

    O DRG é um roteador virtual que fornece um caminho para o tráfego de rede privada entre VCNs na mesma região, entre uma VCN e uma rede fora da região, como uma VCN em outra região do OCI, uma rede local ou uma rede em outro provedor de nuvem.

  • Banco de dados autônomo

    O Oracle Autonomous Data Warehouse é um serviço de banco de dados autônomo, de segurança e autorreparo otimizado para cargas de trabalho de data warehousing. Você não precisa configurar nem gerenciar nenhum hardware nem instalar nenhum software. O OCI trata a criação do banco de dados, bem como o backup, a aplicação de patches, o upgrade e o ajuste do banco de dados.

    O Oracle Autonomous Transaction Processing é um serviço de banco de dados independente, com autoproteção e autorreparo otimizado para cargas de trabalho de processamento de transações. Você não precisa configurar nem gerenciar nenhum hardware nem instalar nenhum software. O OCI trata a criação do banco de dados, bem como o backup, a aplicação de patches, o upgrade e o ajuste do banco de dados.

  • Oracle GoldenGate

    O Oracle GoldenGate é um serviço totalmente gerenciado que permite a ingestão de dados de fontes que residem no local ou em qualquer nuvem, aproveitando a tecnologia CDC GoldenGate para uma captura não intrusiva e eficiente de dados e entrega ao Autonomous Data Warehouse em tempo real e em escala, a fim de disponibilizar informações relevantes aos consumidores o mais rápido possível.

  • Integração de Dados do OCI

    O Data Integration é um serviço totalmente gerenciado e multilocatário que ajuda engenheiros e desenvolvedores de dados com tarefas de movimentação e carregamento de dados. Com tecnologia de processos Spark ETL ou ELT, um grande volume de dados pode ser ingerido de uma variedade de ativos de dados; limpos, transformados e reformulados e carregados com eficiência nos ativos de dados de destino da OCI.

  • Oracle Business Intelligence Cloud Connector (BICC)

    O Oracle Business Intelligence Cloud Connector (BICC) é usado para extrair business intelligence e outros dados do Fusion em massa e carregá-los em áreas de armazenamento externo designadas.

Recomendações

Use a recomendação a seguir como ponto de partida para replicar dados do Oracle Fusion SaaS em um data warehouse de terceiros. Essas recomendações são úteis ao dimensionar sua VCN; saiba que seus requisitos podem ser diferentes da arquitetura descrita aqui.
  • Ao criar uma VCN, determine o número de blocos CIDR necessários e o tamanho de cada bloco com base no número de recursos que você planeja anexar às sub-redes na VCN. Use blocos CIDR que estejam dentro do espaço de endereço IP privado padrão.
  • Selecione blocos CIDR que não se sobreponham a nenhuma outra rede (por exemplo, no Oracle Cloud Infrastructure, no seu data center local ou em outro provedor de nuvem) para a qual você pretende configurar conexões privadas. Depois de criar uma VCN, você poderá alterar, adicionar e remover seus blocos CIDR.

Considerações

Ao implementar essa arquitetura, considere seus requisitos para os seguintes parâmetros:

  • Limites de serviço

    Ao projetar sua arquitetura, considere os limites de serviço para a instância de computação, armazenamento em blocos, armazenamento de arquivos e banco de dados autônomo. Consulte a documentação de Limites de Serviço listada em "Explorar Mais", abaixo.

  • Escalabilidade do banco de dados

    Você pode aumentar ou diminuir manualmente o número de núcleos de CPU do banco de dados e do Oracle GoldenGate a qualquer momento. A funcionalidade de dimensionamento automático de bancos de dados autônomos e do Oracle GoldenGate permite que o seu banco de dados use até três vezes o número base atual de núcleos de CPU a qualquer momento. Com o aumento da demanda, o dimensionamento automático aumenta automaticamente o número de núcleos em uso. Os bancos de dados autônomos permitem dimensionar a capacidade de armazenamento a qualquer momento sem afetar a disponibilidade ou o desempenho.

  • Disponibilidade do aplicativo

    Os domínios de falha fornecem a melhor resiliência dentro de um domínio de disponibilidade. Se você precisar de maior disponibilidade, considere o uso de vários domínios de disponibilidade ou várias regiões sempre que possível.

  • Backups
    • Banco de Dados

      A OCI faz backup automático de bancos de dados autônomos e retém os backups por 60 dias. Você pode restaurar e recuperar o banco de dados a qualquer momento durante o período de retenção. Você também pode criar backups manuais para complementar os backups automáticos. Os backups manuais são armazenados em um bucket que você cria do OCI Object Storage e são retidos por 60 dias.

    • Aplicação

      O serviço OCI Block Volumes permite criar backups pontuais de dados em um volume em blocos. Você pode restaurar esses backups para novos volumes a qualquer momento. Você também pode usar o serviço para fazer um backup pontual e consistente com falhas de um volume de inicialização sem interrupção ou tempo de inatividade do aplicativo. Os volumes de inicialização e em blocos têm os mesmos recursos de backup.

  • Segurança: Controle de acesso

    Use políticas para restringir quem pode acessar seus recursos na nuvem e as ações que eles podem executar.

Reconhecimentos

Autor: Sunil Vernekar