Saiba Mais sobre Recuperação de Desastres para o Oracle Compute Cloud@Customer

Uma arquitetura de recuperação de desastres requer uma implantação distribuída. Uma topologia em que aplicativos, bancos de dados e armazenamento de objetos são implantados no OCI (Oracle Cloud Infrastructure) e no Oracle Compute Cloud@Customer ou entre dois data centers locais (mesmos ou remotos).

Em uma OCI para arquitetura local, a parte da nuvem de uma implantação distribuída serve como ambiente de produção ou site ativo e a implantação local como failover ou site secundário ou local passivo ou stand-by para continuidade da produção. Em uma solução local para local, você deve configurar um OCI local como o site ativo e o segundo OCI local como um site passivo ou stand-by.

Essa solução permite que arquitetos e administradores de sistema implementem a recuperação de desastres do OCI para o Oracle Compute Cloud@Customer ou entre racks do Oracle Compute Cloud@Customer usando ferramentas e Rackware da Oracle.

Sobre o Oracle Compute Cloud@Customer

O Oracle Compute Cloud@Customer é um recurso de infraestrutura totalmente gerenciado em escala de rack que permite que as organizações consumam serviços comuns da OCI em qualquer lugar. Gerenciado remotamente pela Oracle, permite que os clientes obtenham benefícios econômicos e de automação na nuvem, atendendo aos requisitos de residência de dados controlando a localização de seus dados. Com o Compute Cloud@Customer, você só se inscreve no Compute, Storage e Networking de que precisa.

Use o Compute Cloud@Customer para implantar os serviços do Oracle Cloud Infrastructure no local para atender aos requisitos regulatórios e de soberania de dados, enquanto usa os serviços de identidade e governança da OCI para gerenciar o acesso a eles. Mantenha controle absoluto sobre seus dados, utilizando os recursos do Oracle Cloud Infrastructure (OCI) gerenciado pela Oracle.

APIs e ferramentas de gerenciamento idênticas como a OCI permitem que você crie uma experiência de desenvolvimento consistente em todos os ambientes, mantendo o controle completo sobre os dados para atender aos requisitos de residência e latência de dados em evolução. O Compute Cloud@Customer permite a consolidação e a operação da carga de trabalho simplificadas a um baixo custo com um modelo de consumo flexível, como a nuvem pública.

Antes de Começar

Esta solução de recuperação de desastres pressupõe que você já tenha a propriedade básica de ambientes locais e do OCI instalada, incluindo bancos de dados Oracle, máquinas virtuais, VPN site a site ou infraestrutura FastConnect, VCNs, sub-redes, compartimentos e tenancies entre sites ativos e passivos.

Revise a solução Configurar um banco de dados stand-by para recuperação de desastre para configurar o Oracle Data Guard para qualquer um dos três métodos de recuperação de desastre e use-a para automatizar a maioria dessas ações. Você aprenderá a configurar o Data Guard configurando um banco de dados stand-by para um banco de dados principal existente e fará uso da restauração do recurso RMAN (Oracle Recovery Manager) de serviço e do Broker do Data Guard.

Em seguida, faça download do aplicativo Oracle Cloud Marketplace Rackware Migration Manager.

Além disso, revise estes recursos:

Dependendo do seu plano de suporte da Oracle, você pode fazer download do Oracle Database nos seguintes locais:

Arquitetura

As três estratégias de recuperação de desastres mais populares são Backup e Restauração, Luz Piloto e Standby Quente.

Veja a seguir a arquitetura para uma recuperação de desastres do OCI para o Compute Cloud@Customer que pode ser usada para as três estratégias: Backup e Restauração, Luz do Piloto e Standby Morno:



dr-oracle-compute-cloud-customer-oci-oracle.zip

Veja a seguir a arquitetura para uma recuperação de desastres entre racks do Compute Cloud@Customer.



Essas arquiteturas suportam os seguintes componentes:

  • VPN entre Sites

    A VPN Site a Site fornece conectividade IPSec VPN entre sua rede local e VCNs no Oracle Cloud Infrastructure. A suíte de protocolos IPSec criptografará o tráfego IP antes que os pacotes sejam transferidos da origem para o destino e decriptografará o tráfego quando ele chegar.

  • Object Storage

    O armazenamento de objetos fornece acesso rápido a grandes quantidades de dados estruturados e não estruturados de qualquer tipo de conteúdo, incluindo backups de bancos de dados, dados de análise e conteúdo avançado, como imagens e vídeos. Você pode armazenar de forma segura e depois recuperar dados diretamente da internet ou de dentro da plataforma da nuvem. Você pode dimensionar o armazenamento sem prejudicar o desempenho ou a confiabilidade do serviço. Use o armazenamento padrão para armazenamento de acesso frequente que você precisa para acessar de forma rápida, imediata e com frequência. Use o armazenamento de arquivos compactados para armazenamento "frio" que você mantém por longos períodos de tempo e raramente acessa.

  • Data Guard

    O Oracle Data Guard fornece um conjunto abrangente de serviços que criam, mantêm, gerenciam e monitoram um ou mais bancos de dados standby para permitir que os bancos de dados Oracle de produção permaneçam disponíveis sem interrupção. O Oracle Data Guard mantém esses bancos de dados standby como cópias do banco de dados de produção. Em seguida, se o banco de dados de produção ficar indisponível por causa de uma interrupção planejada ou não planejada, o Oracle Data Guard poderá alternar qualquer banco de dados stand-by para a atribuição de produção, minimizando o tempo de indisponibilidade associado à interrupção.

  • Gateway de roteamento dinâmico (DRG)

    O DRG é um roteador virtual que fornece um caminho para o tráfego de rede privada entre VCNs na mesma região, entre uma VCN e uma rede fora da região, como uma VCN em outra região do Oracle Cloud Infrastructure, uma rede local ou uma rede em outro provedor de nuvem.

Considerações

Ao configurar a recuperação de desastres do Compute Cloud@Customer para o OCI, considere estas estratégias:

  • Backup e Restauração

    O Compute Cloud@Customer pode ser implantado como uma solução de backup e restauração para sua carga de trabalho em execução no OCI. Essa estratégia é recomendada para cargas de trabalho de baixa prioridade, ambientes de desenvolvimento e teste nos quais o Recovery Time Objective (RTO) e o Recovery Point Objective (RPO) podem suportar horas. Como todos os recursos, como instâncias e volumes em blocos, podem ser provisionados após a recuperação de desastres, nesta arquitetura, uma solução de backup e restauração é considerada uma solução de custo mais baixo para recuperação de desastres.

  • Luz do Piloto

    Se uma interrupção em grande escala afetar seus aplicativos de produção, você precisará da capacidade de restaurar as cargas de trabalho rapidamente. Seu plano de continuidade de negócios deve incluir uma estratégia de recuperação de desastres que atenda ao seu ponto de recuperação, tempo de recuperação e objetivos orçamentários. Uma topologia de luz piloto oferece um equilíbrio entre os requisitos de custo e recuperação.

    O termo luz piloto refere-se a uma pequena chama que está sempre acesa em dispositivos como aquecedores a gás e pode ser usado para iniciar os dispositivos rapidamente quando necessário. No contexto de recuperação de desastres, um ambiente de luz piloto contém os componentes principais de uma determinada carga de trabalho, com a configuração e os dados críticos mais recentes, em execução em escala mínima em um local remoto do local principal. No caso de um desastre no local principal, você pode usar os componentes de luz piloto no local remoto para restaurar rapidamente um ambiente em escala de produção.

  • Quente Standby

    Configure a mesma configuração, versão e quantidade de máquinas virtuais em execução no ambiente de produção que o site de recuperação de desastre. As máquinas virtuais são constantemente replicadas por um Oracle Database Rackware em contínuo da OCI para o Compute Cloud@Customer e o Oracle Database Sync configurado com replicação contínua.

Sobre Serviços e Atribuições Obrigatórios

Esta solução requer os seguintes serviços e atribuições:

  • Oracle Cloud Infrastructure

  • Oracle Compute Cloud@Customer

  • Oracle Data Guard

  • Oracle Cloud Infrastructure Object Storage

  • Oracle Linux 7.x e 8.x
  • Oracle Database 19C
  • Módulo de Gerenciamento de Rackware (RMM)

Estas são as atribuições necessárias para cada serviço.

Nome dos Serviços: Atribuição Obrigatório para...
Oracle Cloud Infrastructure : sysdba Feche, faça shutdown e desmonte o banco de dados standby na nuvem.
Oracle Data Guard: SYS, SYSDG ou SYSDBA Execute a interface da linha de comando do Oracle Data Guard (DGMGRL) para converter o standby em um stand-by de snapshot e alternar as atribuições de banco de dados principal e stand-by.
OCI: Administrador Acesso completo a recursos como serviços de computação, rede, observabilidade e gerenciamento, incluindo a configuração do Oracle Cloud Infrastructure Object Storage utilizado por esta solução.
OCI: Administrador de segurança Inspecione o acesso a recursos como computação, rede e acesso completo a serviços de observabilidade e gerenciamento.
Oracle Database: root Configure o banco de dados principal e independente, instancie e configure o banco de dados standby.
Oracle Compute Cloud@Customer: Administrador Usuário no Oracle Compute Cloud@Customer com permissões de Administrador para configurar e implantar Instâncias do Oracle Linux, acesso completo a recursos como serviços de computação, rede, observabilidade e gerenciamento.

Consulte Produtos, Soluções e Serviços Oracle para obter o que você precisa.