Saiba Mais sobre o Uso do OCI Full Stack Disaster Recovery Service com Domínios do Oracle WebLogic Server

Você pode usar as melhores práticas e scripts do Oracle Maximum Availability Architecture (Oracle MAA) descritos nesta solução com o Oracle Cloud Infrastructure (OCI) Full Stack Disaster Recovery Service para gerenciar switchover e failover em seus ambientes de recuperação de desastres existentes do Oracle WebLogic Server for OCI e do Oracle SOA Suite on Marketplace.

O serviço é um serviço de orquestração e gerenciamento de recuperação de desastre do OCI que fornece recursos abrangentes de recuperação de desastre para todas as camadas de uma pilha de aplicativos, incluindo infraestrutura, middleware, banco de dados e aplicativo.

Antes de Começar

Antes de começar, familiarize-se com as melhores práticas de recuperação de desastres (DR) nos serviços do Oracle Cloud Infrastructure (OCI).

As etapas deste manual de solução descrevem como você pode usar o OCI Full Stack Disaster Recovery Service para orquestrar o switchover e o failover de um Domínio do Oracle WebLogic Server em um sistema de recuperação de desastres do OCI. A configuração da topologia e outras operações de ciclo de vida do sistema (como aplicação de patches, teste, expansão etc.) não são gerenciadas pelo OCI Full Stack Disaster Recovery Service e são descritas em resumos técnicos específicos do Oracle WebLogic Server for OCI e do SOA Marketplace.

Observação:

O OCI Full Stack Disaster Recovery Service orquestra as etapas de switchover e failover, mas não executa nenhuma ação para configurar a proteção do Disaster Recovery no seu sistema. Configure a recuperação de desastre em seu sistema seguindo o documento de configuração de DR específico antes de usar o OCI Full Stack Disaster Recovery Service.

Este manual se aplica aos seguintes ambientes:

Revise o Oracle Cloud Infrastructure Full Stack Disaster Recovery Service para garantir que você tenha conhecimento básico sobre o serviço.

Arquitetura

Essa arquitetura mostra uma implementação de recuperação de desastre em várias regiões usando o OCI Full Stack Disaster Recovery Service.

Descrição de full-stack-disaster-recovery-paas.png a seguir
Descrição da ilustração full-stack-disaster-recovery-paas.png

full-stack-disaster-recovery-paas-oracle.zip

Essa arquitetura suporta os seguintes componentes do Oracle Cloud Infrastructure (OCI):

  • Região

    Região do Oracle Cloud Infrastructure é uma área geográfica localizada que contém um ou mais data centers, denominada domínios de disponibilidade. As regiões são independentes de outras regiões, e grandes distâncias podem separá-las (entre países ou até mesmo continentes).

  • Rede virtual na nuvem (VCN) e sub-rede

    Uma VCN é uma rede personalizável definida por software que você configura em uma região do Oracle Cloud Infrastructure. Como as redes tradicionais de data center, as VCNs oferecem controle sobre seu ambiente de rede. Uma VCN pode ter vários blocos CIDR não sobrepostos que você pode alterar após a criação da VCN. Você pode segmentar uma VCN em sub-redes, com escopo definido para uma região ou para um domínio de disponibilidade. Cada sub-rede consiste em um intervalo contíguo de endereços que não se sobrepõem a outras sub-redes da VCN. Você pode alterar o tamanho de uma sub-rede após a criação. Uma sub-rede pode ser pública ou privada.

  • Balanceador de carga

    O serviço Oracle Cloud Infrastructure Load Balancing fornece distribuição automatizada de tráfego de um único ponto de entrada para vários servidores no back-end.

  • Full Stack Disaster Recovery

    O Oracle Cloud Infrastructure Full Stack Disaster Recovery Service é um serviço de orquestração e gerenciamento de recuperação de desastre do OCI que fornece recursos abrangentes de recuperação de desastre para todas as camadas de uma pilha de aplicativos, incluindo infraestrutura, middleware, banco de dados e aplicativo.

  • Grupo de Proteção de DR

    Um Grupo de Proteção de DR (Recuperação de Desastre) organiza os componentes de um aplicativo de pilha completa para que você possa recuperar todos os componentes juntos para restaurar o aplicativo de pilha completa.

  • Planos de DR

    Um plano de recuperação de desastre (DR) é um workflow de DR automatizado (um manual de DR) criado pelo OCI Full Stack Disaster Recovery Service para executar a recuperação de desastre para todos os recursos do Grupo de Proteção principal de DR. Dois tipos de planos estão disponíveis: Switchover e Failover.

  • Oracle WebLogic Server for OCI

    O Oracle WebLogic Server for OCI permite criar rapidamente seu ambiente de aplicativo Java Enterprise Edition (Java EE) na Oracle Cloud Infrastructure, incluindo um domínio do Oracle WebLogic Server. Você pode configurar e provisionar seus domínios com qualquer recurso de nuvem compatível, como instâncias de computação, redes e balanceadores de carga.

  • Oracle SOA Suite on Marketplace

    O Oracle SOA Suite on Marketplace fornece uma solução de plataforma de computação Platform as a Service (PaaS) para executar aplicativos na nuvem. Ele inclui um conjunto completo de componentes de infraestrutura de serviço para criação, implantação e gerenciamento de aplicativos compostos.

  • Banco de Dados

    Nessa arquitetura, o banco de dados pode ser um Oracle Base Database Service, um Oracle Exadata Database Service ou um Oracle Autonomous Database Serverless.

  • Gateway de roteamento dinâmico (DRG)

    O DRG é um roteador virtual que fornece um caminho para o tráfego de rede privada entre VCNs na mesma região, entre uma VCN e uma rede fora da região, como uma VCN em outra região do Oracle Cloud Infrastructure, uma rede local ou uma rede em outro provedor de nuvem.

  • Data Guard

    O Oracle Data Guard fornece um conjunto abrangente de serviços que criar, manter, gerenciar e monitorar um ou mais bancos de dados stand-by para permitir que os bancos de dados Oracle de produção permaneçam disponíveis sem interrupção. O Oracle Data Guard mantém esses bancos de dados standby como cópias do banco de dados de produção. Em seguida, se o banco de dados de produção ficar indisponível por causa de uma interrupção planejada ou não planejada, o Oracle Data Guard poderá alternar qualquer banco de dados stand-by para a atribuição de produção, minimizando o tempo de inatividade associado à interrupção.

  • Volume em blocos

    Com os volumes de armazenamento em blocos, você pode criar, anexar, conectar e mover volumes de armazenamento e alterar o desempenho do volume para atender aos requisitos de armazenamento, de desempenho e do aplicativo. Depois de anexar e conectar um volume a uma instância, você pode usar o volume como disco rígido comum. Também é possível desconectar um volume e anexá-lo a outra instância sem perder dados.

  • Grupo de Volumes em Bloco

    O serviço Oracle Cloud Infrastructure Block Volumes permite organizar vários volumes em um grupo. Um grupo de volumes pode incluir volumes em blocos e de inicialização.

    Você pode ativar a replicação de um grupo de volumes, em vez disso, para o volume em blocos individualmente. Todos os volumes do grupo são incluídos na réplica do grupo de volumes na região e domínio de disponibilidade de destino.

Sobre o Oracle Cloud Infrastructure Full Stack Disaster Recovery Service

Veja a seguir alguns dos benefícios do Oracle Cloud Infrastructure Full Stack Disaster Recovery Service:

  • Capacidade de executar um plano de switchover ou failover com apenas um clique usando a Console do Oracle Cloud Infrastructure (OCI).
  • Capacidade de usar APIs do OCI para chamar switchovers e failovers.
  • Fornece logs centralizados de switchover e failover na Console do OCI.
  • Permite repetir e ignorar qualquer etapa com falha no fluxo de trabalho de switchover.
  • Fornece integração incorporada com o Oracle Data Guard para bancos de dados suportados pelo OCI Full Stack Disaster Recovery Service. Não é necessário definir ou configurar etapas para o switchover do banco de dados; o serviço o gerencia automaticamente para você.
  • Fornece integração incorporada com o Oracle Cloud Infrastructure Block Volumes e replicação entre regiões. Você não precisa definir ou configurar etapas para a desanexação ou anexo dos volumes em blocos e para o switchover de réplica entre regiões do volume em blocos, o serviço o gerencia automaticamente para você.
  • Fornece pré-verificações incorporadas para as etapas nos planos de switchover e failover. Você tem a opção de ignorar as pré-verificações.
  • Oferece flexibilidade e é extensível, permitindo adicionar etapas definidas pelo usuário para etapas não incorporadas. Por exemplo, interrompa e inicie o Oracle WebLogic Server, atualize o DNS e verifique o endereço front-end. A execução desses scripts personalizados é integrada ao Oracle Cloud Agent. Você pode definir etapas a serem executadas em paralelo (dentro de um Grupo de Planos Definido pelo Usuário) ou sequencialmente.
  • Permite que você adicione scripts de replicação de configuração do Oracle Maximum Availability Architecture (MAA) a um plano de switchover do OCI Full Stack Disaster Recovery Service. Os scripts MAA podem sincronizar a configuração da camada intermediária do Oracle WebLogic Server durante o switchover (no contexto do Oracle WebLogic Server for OCI e do Oracle SOA Suite on Marketplace). Não é possível usar o OCI Full Stack Disaster Recovery Service para programar replicações de configuração contínuas.
  • Permite que você execute switchovers manuais, se necessário. Você pode alterar manualmente as funções dos Grupos de Proteção de DR para que correspondam à função atual após um switchover manual. A "intervenção" manual é necessária para obter o estado desejado do sistema OCI Full Stack Disaster Recovery Service, mas você pode converter um sistema de DR "gerenciado manualmente" em "gerenciado novamente pelo OCI Full Stack Disaster Recovery Service".

Você pode encontrar mais detalhes em Benefícios do Full Stack Disaster Recovery.

O Oracle Cloud Infrastructure Full Stack Disaster Recovery Service oferece preços competitivos. Consulte a Lista de Preços da OCI.

Considerações

Antes de implementar o OCI Full Stack Disaster Recovery Service, considere as implicações a seguir.

As ações que não têm integração incorporada com o OCI Full Stack Disaster Recovery Service (como interrupção e início de um Oracle WebLogic Server) são definidas pelo usuário. Crie etapas definidas pelo usuário e forneça os scripts associados a essas etapas. Isso fornece uma estrutura flexível porque você pode adicionar ações personalizadas ao plano. No entanto, a confiabilidade dessas etapas está fora do escopo do OCI Full Stack Disaster Recovery Service. Os usuários são responsáveis pelo comportamento do script de switchover. Por exemplo, seu script deve gerenciar situações em que os processos do Oracle WebLogic Server não podem ser iniciados em secundário porque os arquivos de bloqueio foram deixados para trás em uma reinicialização de nó. A diferença com um switchover manual é que comportamentos como esse são mais acionáveis e percebidos diretamente quando o switchover é executado manualmente.

Este documento fornece os scripts recomendados para executar operações de início e interrupção em servidores gerenciados do Oracle WebLogic e para executar um switch de DNS. Scripts personalizados adicionais podem ser necessários ou usados, dependendo de cada ambiente e topologia, como replicação do Oracle Database File Systems (DBFS) e réplica do OCI File Storage.

Observação:

O OCI Full Stack Disaster Recovery Service não programa replicações de configuração em andamento.
Consulte Oracle WebLogic Server for Oracle Cloud Infrastructure, Produção de Recuperação de Desastres e DR no OCI (Oracle Cloud Infrastructure) e SOA Suite no Oracle Cloud Infrastructure Marketplace Disaster Recovery, Production and Disaster Recovery no OCI (Oracle Cloud Infrastructure) para obter detalhes sobre essas operações específicas.

Configurações Compatíveis

Revise o seguinte para obter um resumo do que o OCI Full Stack Disaster Recovery Service suporta no contexto de recuperação de desastres para o Oracle SOA Suite on Marketplace e o Oracle WebLogic Server for OCI.

Replicação de Configuração Suportado no OCI Full Stack Disaster Recovery Service?
Replicação de Configuração com base na réplica do Oracle Database File System (DBFS) Sim
Replicação de Configuração com base no OCI File Storage com réplica RSYNC Sim
Replicação de Configuração com base na réplica entre regiões do OCI Block Volumes Sim
Database Service no OCI Suportado no OCI Full Stack Disaster Recovery Service?
Oracle Base Database Service (Sistemas de Banco de Dados) Sim
Oracle Exadata Database Service Sim
Oracle Autonomous Database sem Servidor Sim
Oracle Autonomous Database na Infraestrutura Dedicada do Exadata
Integrações Integradas do OCI Suportado no OCI Full Stack Disaster Recovery Service?
Integração integrada com o OCI Data Guard Sim
Gerenciamento integrado de instâncias do Oracle Data Guard configuradas manualmente
Banco de dados stand-by local (stand-by na mesma região) além de um DR remoto
Abrir site stand-by para validações Sim, mas não aplicável aos casos de uso descritos neste documento.

Observação:

Como prática recomendada da Oracle Maximum Availability Architecture, a Oracle recomenda o uso da replicação de volume em blocos com o OCI Full Stack Disaster Recovery Service. O OCI Full Stack Disaster Recovery Service e a replicação de volume em blocos fornecem os melhores benefícios combinados para RTO (Recovery Time Objective), RPO (Recovery Point Objective), TCO (Total Cost of Ownership, Custo total de propriedade) e automação de gerenciamento.

Detalhes Adicionais sobre Itens Não Suportados

Embora algumas configurações não sejam fornecidas diretamente pelo OCI Full Stack Disaster Recovery Service, você pode adicionar personalização aos seus planos de recuperação de desastres para serem executados automaticamente em pontos específicos do plano, a fim de fornecer um processo de recuperação integrado e totalmente automatizado. Veja a seguir detalhes adicionais sobre itens que o OCI Full Stack Disaster Recovery Service não suporta como parte da automação integrada:
  • Gerenciamento integrado para bancos de dados stand-by criados com um processo manual, em vez de usar a Console do OCI ou o plano de controle.

    O OCI Full Stack Disaster Recovery Service tem automação integrada para tratar o Oracle Data Guard durante uma recuperação se você tiver configurado o Oracle Data Guard usando o serviço de banco de dados padrão disponível na Console do OCI. No entanto, se você instalou e implementou o Oracle Data Guard em sua própria instância de computação, adicione um grupo de planos personalizados e etapas para chamar um script a fim de acionar o Oracle Data Guard em sua instância de computação.

  • Banco de dados stand-by local adicional para um stand-by remoto (stand-by na mesma região). Você pode usar scripts personalizados para gerenciar um banco de dados stand-by local adicional.
  • O OCI Full Stack Disaster Recovery Service permite criar planos de início e interrupção de drill. Esses planos são projetados para iniciar ou interromper o site em espera sem executar um switchover real. Dessa forma, você pode executar ações em standby, como validações, aplicação de patches ou expansão. No entanto, as etapas incorporadas fornecidas pelo OCI Full Stack Disaster Recovery Service são limitadas apenas a alguns cenários específicos. Por exemplo, não há etapa incorporada para converter o banco de dados stand-by em stand-by snapshot. Esses planos não são aplicáveis aos cenários descritos aqui e fora do escopo deste manual.

Sobre Serviços e Atribuições Obrigatórios

Esta solução requer os seguintes serviços e atribuições do Oracle Cloud Infrastructure (OCI):

  • OCI Full Stack Disaster Recovery Service

  • Oracle Data Guard

  • Oracle WebLogic Server for OCI

Estas são as atribuições necessárias para cada serviço.

Nome do Serviço: Atribuição Obrigatório para...
Oracle Cloud Infrastructure: administrator Crie os recursos necessários na tenancy do OCI: políticas do serviço IAM, Grupos de Proteção de DR e DR, segredos.
Oracle Data Guard: sysdba, admin Crie o segredo de senha que contém a credencial sysdba.
Oracle WebLogic Server para OCI: root, oracle Configure as permissões do Agente do Oracle Cloud e os scripts de usuário necessários.