O que h?? de novo no Solaris Express Developer Edition

Novos recursos no Solaris Express Developer Edition 9/07

Flash Player 9

Este aprimoramento das ferramentas da área de trabalho é novo no Developer 9/07.

A partir desta versão, o Solaris OS inclui o Adobe Flash Player 9. Para obter informações sobre este Flash Player, consulte http://www.adobe.com/products/flashplayer/productinfo/features/.

x86: Instalador dinamizado

Este aprimoramento das ferramentas da área de trabalho é novo no Developer 9/07.

O Developer 9/07 oferece uma experiência de instalação dinamizada para usuários de laptop x86. Uma nova interface gráfica do usuário orienta você durante uma instalação prática da mais recente versão do Solaris Express Developer Edition, incluindo as mais atuais ferramentas do desenvolvedor.

Para obter mais informações sobre este recurso e procedimentos passo a passo, consulte Guia de instalação do Solaris Express Developer Edition: instalações em laptop.

Notificação da área de trabalho

Este aprimoramento das ferramentas da área de trabalho é novo no Developer 9/07.

A partir desta versão, o Solaris oferece suporte à notificação na área de trabalho. Com o suporte à notificação na área de trabalho, os usuários são notificados quando ocorrem eventos assíncronos específicos, por exemplo quando um disco removível é conectado ao sistema.

Para obter mais informações, consulte http://www.galago-project.org/news/index.php.

GNOME Devhelp

Este aprimoramento das ferramentas da área de trabalho é novo no Developer 9/07.

O Devhelp é um miniaplicativo útil para desenvolvedores navegarem e pesquisarem as referências à API do GNOME. O miniaplicativo funciona com gtk-doc e é usado para navegar a documentação do produto.

Para obter mais informações, consulte as páginas do manual do devhelp.

GNOME 2.18

Este aprimoramento das ferramentas da área de trabalho é novo no Developer 9/07.

O aperfeiçoamento do GNOME 2.18 inclui os seguintes recursos:

Detecção e configuração automáticas de impressoras USB locais

Este aprimoramento das ferramentas da área de trabalho é novo no Developer 9/07.

O Developer 9/07 inclui suporte à área de trabalho para a configuração automática de impressão no OpenSolaris Presto Project. O suporte à área de trabalho inclui um miniaplicativo GNOME, e um miniaplicativo de configuração e preferências, capplet. O miniaplicativo permite notificação e processamento de eventos específicos de impressora, como conexão automática ou eventos de erro no painel do GNOME. O capplet permite o controle do comportamento do miniaplicativo. Nesta versão, o suporte à área de trabalho combina-se com o suporte à impressora USB HAL, que permite detectar e configurar automaticamente o suporte à impressora USB local.

Para obter mais informações, consulte Support for Automatic Printer Discovery and Configuration in the GNOME Desktop Environment no System Administration Guide: Solaris Printing.

Pidgin 2.0

Este aprimoramento das ferramentas da área de trabalho é novo no Developer 9/07.

O Pigdin é um conhecido cliente de mensagens instantâneas de código-fonte aberto. O Pigdin 2.0 inclui os seguintes recursos:

GNU Automake

Este aprimoramento das ferramentas do desenvolvedor é novo no Developer 9/07.

A partir desta versão, o GNU Automake 1.9.6 e o GNU Automake 1.10 foram integrados no Solaris OS. O GNU Automake é uma ferramenta usada para gerar makefiles, sendo geralmente usada pelos desenvolvedores que trabalham em projetos de código-fonte aberto.

Para obter mais informações, consulte http://sourceware.org/automake/

Recursos do Sistema de Arquivos do Solaris ZFS

Esta seção descreve os novos recursos do ZFS no Solaris Express Developer Edition versão 9/07.

Para obter mais informações sobre estes aprimoramentos do sistema de arquivos ZFS, consulte o Solaris ZFS Administration Guide.

Alterações dos tipos uid[lowbar]t e gid[lowbar]t

Este aprimoramento das ferramentas do desenvolvedor é novo no Developer 9/07.

A partir desta versão, os tipos uid[lowbar]t e gid[lowbar]t foram alterados dos tipos long (binários de 32 bits) e int (binários de 64 bits) para o tipo uint32[lowbar]t. Este tipo é usado para os binários de 32 bits e 64 bits. Esta alteração propicia compabilidade com outros sistemas operacionais.

Como parte da alteração do tipo de uid[lowbar]t e gid[lowbar]t , a implementação do Solaris também reserva os valores uid[lowbar]t e gid[lowbar]t, que variam de 231 to 232 - 2. O valor 232 - 1 continua reservado para uso como valor sentinela. Valores que são atribuídos neste novo intervalo são atribuições temporárias feitas pelo novo serviço de mapeamento de identidade. Observe que esses valores não persistem após uma reinicialização do sistema. Assim, os aplicativos não devem gravar valores de UID ou GID em arquivos persistentes no sistema de arquivos. Tampouco devem enviar esses valores em uma conexão de rede como forma de fazer referência a uma identidade persistente. Para persistência, use o nome de identidade correspondente. Utilitários do Solaris, como o comando tar, e o protocolo de rede NFSv4 já seguem este procedimento.

Uma vez que os tipos uid[lowbar]t e gid[lowbar]t antigos e novos ocupam a mesma quantidade de espaço, binários existentes não são afetados. Por exemplo, binários que são compilados com definições mais antigas. Nestes casos, não é necessário recompilar o código. Binários, arquivos de objetos, assim como bibliotecas compartilhadas, incluindo bibliotecas vinculadas a bibliotecas compartilhadas do Solaris, também não são afetados.

O impacto dessas alterações é como a seguir:

Locale Creator

Este aprimoramento do suporte a idiomas é novo no Developer 9/07.

O Locale Creator é uma linha de comando e uma ferramenta da interface gráfica do usuário que permite que os usuários criem e personalizem localidades do Solaris. Esta ferramenta permite que os usuários criem pacotes instaláveis do Solaris que contenham dados de localidades personalizados de uma localidade específica. Uma vez instalado o pacote criado, o usuário tem uma localidade totalmente funcional disponível no sistema. Para obter mais informações, consulte:

x86: Loop Ocioso MONITOR e MWAIT CPU

Este aprimoramento das funções do kernel é novo no Developer 9/07.

O Solaris OS usa as instruções SSE3 MONITOR e MWAIT no loop ocioso do processador x86. O uso das instruções SSE3 no loop ocioso do processador elimina a sobrecarga decorrente do envio e do recebimento de uma interrupção para ativar o processador parado. Usa-se MONITOR para especificar um intervalo de memória para "monitorar". MWAIT interrompe o processador até que o endereço previamente especificado com MONITOR seja acessado. Com o novo loop ocioso, o processador precisa apenas gravar na memória para ativar um processador parado.

IPsec e IKE são gerenciados como serviços SMF

Este aprimoramento de rede é novo no Developer 9/07.

A partir desta versão, o recurso de gerenciamento de serviço (SMF) gerencia IPsec e IKE como um conjunto de serviços:

Por padrão, a política e os serviços ipsecalgs são ativados, e a chave manual e os serviços ike são desativados. Para que o tráfego seja protegido por IPsec, configure chaveamento manual ou IKE, e preencha o arquivo /etc/inet/ipsecinit.conf. Isto permite o serviço de gerenciamento de chave apropriado antes de atualizar o serviço de política. Para obter mais informações, consulte o Capítulo 19, IP Security Architecture (Overview), no System Administration Guide: IP Services .

O perfil Gerenciamento IPsec de rede é adicionado para o gerenciamento de IPsec em uma função. Além disso, os comandos ipsecconf e ipseckey podem verificar a sintaxe dos respectivos arquivos de configuração. Para obter mais informações, consulte as páginas do manual ipsecconf(1M) e ipseckey(1M).

Limites de CPU

Este aprimoramento de recursos do sistema é novo no Developer 9/07.

Os limites de CPU fornecem restrições absolutas à quantidade de recursos da CPU que pode ser consumida por um projeto ou uma região. Os limites de CPU são fornecidos como um recurso zonecfg, e como controles de recursos de projeto e de região geral.

Para obter mais informações, consulte o que se segue:

Suporte iSNS no destino Solaris iSCSI

Este aprimoramento de gerenciamento de dispositivos é novo na versão Developer 9/07.

Esta versão do Solaris fornece suporte para o protocolo Internet Storage Name Service (iSNS) no software de destino Solaris iSCSI. O protocolo iSNS permite a descoberta, o gerenciamento e a configuração automatizados dos dispositivos iSCSI em uma rede TCP/IP.

Atualmente, o software Solaris iSCSI não inclui suporte nativo ao servidor iSNS, mas, nesta versão do Solaris, você pode usar o comando iscsitadm para acrescentar acesso a um servidor iSNS existente e descobrir automaticamente os dispositivos iSCSI na sua rede. O servidor iSNS pode ser especificado pelo nome de host ou pelo endereço IP. Depois de acrescentar as informações do servidor iSNS, será necessário habilitar o acesso ao servidor.

Para obter mais informações, consulte o iscsitadm(1M) e o Capítulo 14, Configuring Solaris iSCSI Targets and Initiators (Tasks), no System Administration Guide: Devices and File Systems.

SPARC: Suporte a contextos compartilhados

Este aprimoramento de desempenho de sistema é novo no Developer 9/07.

O mecanismo de contexto, que é usado pelo hardware da unidade de gerenciamento de memória Unit (MMU) para distinguir o uso do mesmo endereço virtual em diferentes espaços de endereço de processo, introduz algumas ineficiências quando se usa memória compartilhada. As ineficiências se devem ao fato de que os dados em uma determinada memória compartilhada do endereço em diferentes processos podem realmente ser idênticos, mas o número do contexto associado a cada processo é diferente. Assim, o hardware de MMU não poderá reconhecer uma correspondência. Isto resulta na expulsão desnecessária de mapeamentos do cache de conversão de MMU, Translation Lookaside Buffer (TLB), para serem substituídos por mapeamentos idênticos com um número de contexto diferente.

O sistema UltraSPARC T2 (Niagara 2) tem um contexto “compartilhado” adicional, que é um recurso de hardware que pode ser usado para impedir a ineficiência na manipulação da memória compartilhada. Quando o TLB é pesquisado para mapear, uma correspondência no contexto privado ou compartilhado resulta em um acerto de TLB. O suporte atual de software para contexto compartilhado ativa o recurso para processos que usam Dynamic Intimate Shared Memory (DISM). Neste caso, o segmento de texto do processo e os segmentos de DISM mapeados no mesmo endereço virtual e com as mesmas permissões para cada processo usarão o contexto compartilhado.

x86: Conscientização da hierarquia de cache baseada em CPUID

Este aprimoramento de desempenho de sistema é novo no Developer 9/07.

Os modernos processadores Intel fornecem uma interface para descobrir as informações sobre a hierarquia de cache do processador através da instrução CPUID.

Ferramenta de atualização Flash

Este aprimoramento de administração de sistema é novo na versão Developer 9/07.

fwflash(1M) é um novo comando do Solaris para manipulação do firmware para PCI-X, e cartões PCI-Express HBA e HCA. Atualmente, o comando permite listar, ler e gravar o firmware nos cartões HCA InfiniBand.

Para obter mais informações sobre este comando, consulte a página do manual fwflash(1M).

O banco de dados audit[lowbar]user(4) não tem acesso restrito

Esse aprimoramento de segurança é novo na versão Developer 9/07.

O banco de dados audit[lowbar]user(4) não é mais de acesso restrito. Os servidores de nome Network Information Service Plus (NIS+) existentes podem ser atualizados com o comando:


# nischmod nw+r audit_user

Garanta as seguintes condições:

Criar um novo servidor de nome NIS usando o ypmake(1M) instalado cria um banco de dados audit[lowbar]user irrestrito. Semelhantemente, criar um novo servidor de nome NIS+ usando nissetup(1M) também cria um banco de dados audit[lowbar]user irrestrito.

Para obter mais informações, consulte o que se segue:

x86: Suporte a gráficos para placas i945 e i965

Este aprimoramento de driver é novo no Developer 9/07.

A partir desta versão, gráficos 2D e 3D acelerados são suportados para placas gráficas das séries i945 e i965 integradas por Intel. Este suporte inclui o kernel agpgart e os drivers Direct Rendering Manager (DRM), drivers Xorg DDX do nível de usuários e drivers Mesa 3–D correspondentes.

O recurso de suporte a gráfico permite alta resolução e renderização 3D acelerada nas placas gráficas i945 e i965.

Driver rge

Este aprimoramento de driver é novo no Developer 9/07.

A partir desta versão, é oferecido suporte para o conjunto de chips RTL8110SC/RTL8169SC no driver Realtek Gigabit Ethernet rge.

x86: Driver bnx II Ethernet

Este aprimoramento de driver é novo no Developer 9/07.

A partir desta versão, é oferecido suporte para o conjunto de chips Broadcom NetXtreme (bnx) II Ethernet, que inclui BRCM5706C, BRCM5706S, BRCM5708C e BRCM5708S.

Para obter mais informações, consulte a página do manual bnx(7D).

x86: Driver sem fio Ralink RT2500 802.11b/g

Este aprimoramento de driver é novo no Developer 9/07.

A partir desta versão, um novo driver sem fio ral está integrado ao Solaris OS. O novo driver oferece suporte para o conjunto de chips Ralink RT2500 802.11b/g. O driver aumenta a cobertura do suporte WiFi no Solaris e aprimora a experiência do usuário no WiFi do Solaris.

Para obter mais informações, consulte http://opensolaris.org/os/community/laptop/.

x86: Driver sem fio RealTek 8180L 802.11b

Este aprimoramento de driver é novo no Developer 9/07.

A partir desta versão, rtw(7D) é o driver para o adaptador sem fio RealTek 8180L 802.11b PCMCIA. O driver aumenta a cobertura do suporte WiFi no Solaris e aprimora a experiência do usuário no WiFi do Solaris.

Para obter mais informações, consulte o que se segue:

x86: Driver WiFi 3945

Este aprimoramento de driver é novo no Developer 9/07.

O novo driver 3945 WiFi suporta o chip Intel Centrino 3945 WiFi. O novo driver é útil para usuários de laptop com chip 3945.

libchewing 0.3.0

Este aprimoramento do suporte a idiomas é novo no Developer 9/07.

O método de entrada (IM) Chewing é baseado em libchewing, que é uma biblioteca de código-fonte aberto para entrada em chinês tradicional. libchewing foi atualizada para a versão libchewing 0.3.0. Entre os recursos da nova versão se incluem:

Para obter mais informações, consulte o International Language Environments Guide.

Biblioteca de ajustadores C-URL

Este aprimoramento de freeware é novo no Developer 9/07.

C-URL é uma biblioteca de utilitários que fornece acesso programático aos mais comuns protocolos da Internet, como HTTP, FTP, TFTP, SFTP e TELNET. C-URL é também amplamente usado em vários aplicativos.

Para obter mais informações, consulte http://curl.haxx.se/.

Libidn - Biblioteca de domínios internacionalizados

Este aprimoramento de freeware é novo no Developer 9/07.

Libidn fornece implementações das especificações Stringprep (RFC 3454), Nameprep (RFC 3491), Punycode (RFC 3492) e IDNA (RFC 3490). Esta biblioteca fornece nova funcionalidade e facilidades ao Solaris OS.

Para obter mais informações, consulte o que se segue:

LibGD - A biblioteca de desenhos de gráficos

Este aprimoramento de freeware é novo no Developer 9/07.

LibGD é uma biblioteca de utilitários de conversão e manipulação de gráficos. Esta biblioteca é usada amplamente em estruturas de aplicativos baseadas na Web. Os utilitários de linha de comando de LibGD fornecem recursos de conversão de gráficos fáceis de usar.

Para obter mais informações, consulte http://www.libgd.org/.

Expressões regulares compatíveis com Perl

Este aprimoramento de freeware é novo no Developer 9/07.

PCREs permitem acesso programático a expressões regulares compatíveis com Perl. Antes de PCRE, as expressões regulares de Perl estavam disponíveis somente através de Perl.

Para obter mais informações, consulte http://www.pcre.org/.

Biblioteca HTML TIDY

Este aprimoramento de freeware é novo no Developer 9/07.

TIDY é um analisador de HTML. É o equivalente HTML de lint(1). TIDY é útil para validar a precisão de páginas HTML estáticas e dinâmicas.

Para obter mais informações, consulte http://tidy.sourceforge.net/.