Guia do Desenvolvedor de Empacotamento de Aplicativos

Estrutura do diretório do pacote de arquivo

A entrada do pacote mostrada na ilustração abaixo representa o diretório que contém os arquivos de pacote. Este diretório deve ser o mesmo do pacote.

Figura 6–1 Estrutura do diretório do pacote

O diagrama mostra cinco subdiretórios abaixo do diretório do pacote: pkginfo, pkgmap, reloc, root e install. Também mostra seus subdiretórios.

O quadro abaixo lista as funções dos arquivos e diretórios contidos no diretório do pacote.

Item 

Descrição 

pkginfo

Arquivo que descreve o pacote como um todo incluindo as variáveis de ambiente especiais e as diretivas de instalação 

pkgmap

Arquivo que descreve cada objeto que será instalado , como um arquivo, diretório ou pipe 

reloc

Diretório opcional que contém os arquivos a serem instalados em relação ao diretório base (os objetos relocáveis) 

root

Diretório opcional que contém os arquivos a serem instalados em relação ao diretório root (os objetos-raiz)

install

Diretório opcional que contém os scripts e outros arquivos auxiliares (exceto para pkginfo e pkgmap, todos os arquivos ftype i até aqui)

O formato de arquivo de classe permite que o construtor do pacote combine arquivos dos diretórios reloc e root em arquivos de dados que podem ser compactados, criptografados ou, senão, processados de outra maneira a fim de aumentar a velocidade da instalação, diminuir o tamanho do pacote ou aumentar a segurança deste.

A ABI permite que os arquivos dentro de um pacote sejam atribuídos a uma classe. Todos os arquivos de uma classe específica podem ser instalados no disco usando um método personalizado definido por um script de ação de classe. Este método personalizado pode usar programas disponíveis no sistema de destino ou programas entregues com o pacote. A formato resultante se parece muito ao formato padrão da ABI. Como mostrado na ilustração seguinte, outro diretório é adicionado. Qualquer tipo de arquivos destinado ao arquivo de dados é simplesmente combinado em um arquivo único e colocado no diretório archive. Todos os arquivos arquivados são removidos dos diretórios reloc e root e um script de ação de classe de instalação é colocado no diretório install.

Figura 6–2 Estrutura do diretório do pacote de arquivo

O diagrama mostra a mesma estrutura do diretório do pacote da Figura 6-1 com a adição do subdiretório archive.