Oracle Guia de instalação do Solaris 10 9/10: Solaris Live Upgrade e planejamento da atualização

Requisitos e limitações do sistema ao utilizar o Solaris Live Upgrade

Assegure-se de ter lido e entendido os requisitos e as limitações a seguir antes de efetuar uma migração de um sistema de arquivos UFS para um sistema de arquivos ZFS ou antes de criar um novo ambiente de inicialização ZFS a partir de um conjunto raiz ZFS existente. Esses requisitos são adicionais aos listados em Capítulo 6, Instalação do sistema de arquivos raiz ZFS (planejamento), no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: planejamento para instalação e atualização.

Tabela 12–1 Requisitos e limitações

Requisitos ou limitações 

Descrição 

Informações 

É necessário possuir pelo menos a versão 10 10/08 do Solaris instalada. 

Migrar a partir de um sistema de arquivos UFS para um conjunto raiz ZFS com o Solaris Live Upgrade ou criar um novo ambiente de inicialização em um conjunto raiz é novidade na versão 10 10/08 do Solaris. Essa versão contém o software necessário para utilizar o Solaris Live Upgrade com ZFS. É necessário possuir ao menos essa versão instalada para utilizar o ZFS.

 

Espaço em disco 

A quantidade mínima de espaço disponível do conjunto em um sistema de arquivos raiz ZFS inicializável depende da quantidade de memória física, do espaço em disco disponível e do número de ambientes de inicialização que serão criados.  

Para uma explicação, consulte Requisitos para espaço em disco para uma instalação ZFS no Guia de instalação do Oracle Solaris 10 9/10: planejamento para instalação e atualização.

Ao migrar a partir de um sistema de arquivos (/) raiz UFS para um conjunto raiz ZFS, considere estes requisitos.

  • A migração somente é possível a partir de um sistema de arquivos UFS para um sistema de arquivos ZFS.

    • Sistemas de arquivos diferentes do sistema de arquivos UFS não podem ser migrados para um conjunto raiz ZFS.

    • Um sistema de arquivos UFS não pode ser criado a partir de um conjunto raiz ZFS.

  • Antes de migrar, um conjunto de armazenamento ZFS deve existir.

  • O pool de armazenamento do ZFS deve ser criado com faixas em vez de com um disco inteiro para que possa ser atualizável e inicializável.

    • O conjunto criado com segmentos pode ser espelhado, mas não um RAID-Z ou configuração não redundante de vários discos. As informações de dispositivo SVM já devem estar disponíveis no diretório /dev/md/[r]dsk.

    • O pool deve ter um rótulo SMI. O disco rotulado como EFI não pode ser inicializado.

    • Apenas x86: o conjunto ZFS deve ser um segmento com uma partição fdisk.

Quando você migra sistemas de arquivos compartilhados, não é possível copiá-los para um segmento separado no novo conjunto raiz ZFS. 

Por exemplo, ao utilizar o Solaris Live Upgrade com um sistema de arquivos (/), raiz UFS, é possível utilizar a opção -m para copiar o sistema de arquivos /export para outro dispositivo. Você não possui a opção -m para copiar o sistema de arquivos raiz para um conjunto ZFS.

 

Ao migrar um sistema de arquivos raiz UFS que contém regiões não globais, sistemas de arquivos compartilhados não são migrados. 

Em um sistema com um sistema de arquivos () raiz UFS e regiões não globais instaladas, as regiões não globais são migradas se a região estiver em um sistema de arquivos como parte da migração de UFS para ZFS. Ou a região é clonada quando você estiver atualizando dentro do mesmo conjunto ZFS. Se há uma região não global em um sistema de arquivos (/) UFS compartilhado, a fim de migrar para um conjunto raiz ZFS, é necessário primeiro atualizar a região, como nas versões anteriores do Solaris.

Não utilize o comando rename ZFS.

O recurso Solaris Live Upgrade não é avisado sobre a alteração de nome e, assim, comandos subsequentes, como ludelete, irão falhar. De fato, não renomeie os conjuntos ou sistemas de arquivos ZFS se você possuir ambientes de inicialização que deseja continuar utilizando.

 

Configure as propriedades do conjunto de dados antes do comando lucreate ser utilizado.

O Solaris Live Upgrade cria os conjuntos de dados para o ambiente de inicialização e os volumes ZFS da área de permuta e do dispositivo de despejo, mas não considera quaisquer modificações das propriedades do conjunto de dados existente. Isso significa, que se você desejar uma propriedade do conjunto de dados ativa no novo ambiente de inicialização, é necessário definir a propriedade antes da operação lucreate. Por exemplo:


# zfs set compression=on rpool/ROOT

Consulte Introduzindo as propriedades do ZFS no Guia de administração do ZFS Oracle Solaris.

Ao criar um ambiente de inicialização ZFS dentro do mesmo conjunto raiz ZFS, não é possível utilizar o comando lucreate para incluir e excluir opções para personalizar o conteúdo.

Não é possível utilizar as opções -f, -o, -y, - Y e -z para incluir ou excluir arquivos do primeiro ambiente de inicialização ao criar um ambiente de inicialização no mesmo conjunto raiz ZFS. Entretanto, é possível utilizar essas opções nos casos a seguir:

  • Criando um ambiente de inicialização a partir de um sistema de arquivos UFS para um sistema de arquivos UFS

  • Criando um ambiente de inicialização a partir de um sistema de arquivos UFS para um conjunto raiz ZFS

  • Criando um ambiente de inicialização a partir de um conjunto raiz ZFS para um conjunto raiz ZFS diferente

Para obter informações sobre como utilizar as opções de inclusão e exclusão, consulte Para criar um ambiente de inicialização e personalizar o conteúdo.

Não é possível utilizar o Solaris Live Upgrade para atualizar sistemas de arquivos ZFS não raiz.